Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/11/2020 às 18h28min - Atualizada em 17/11/2020 às 18h22min

Mês da Consciência Negra: filmes fundamentais para entender a importância do tema

Ana Terra - Editado por Bárbara Miranda
Novembro é conhecido como o mês da Consciência Negra, devido ao feriado ser celebrado no dia 20. É um período fundamental para entender e reafirmar a luta pela igualdade de direitos e a importância do combate ao racismo. O cinema assume um grande papel ao produzir obras que ensinam e estimulam a reflexão sobre temas sociais, como a discriminação racial.

A abordagem sobre o racismo é muito necessária, pois infelizmente, na atualidade ainda presenciamos inúmeros casos de segregações raciais. A seguir alguns filmes populares que discutem esse tema muito bem.
 
Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

Selma adapta a história de Martin Luther King e toda sua luta pelos direitos de igualdade civis dos negros. O filme mostra a construção da famosa marcha que reuniu milhares de pessoas, de Selma a Montgomery, no estado do Alabama. O movimentou causou uma retaliação violenta do Estado e da sociedade sulista. Em contrapartida, ela foi fundamental para a conquista do direito ao voto e o discurso de Martin marcou gerações e movimentos sociais.
 
Pantera Negra (2018)

Pantera Negra trouxe pela primeira vez o protagonismo de um super-herói negro para os cinemas. Além de que, a maior parte dos envolvidos na produção e atuação do filme, são negros. O filme exalta a cultura africana e trouxe inúmeras cenas que geram reflexões. T’Challa não é apenas o herói Pantera Negra, é um rei de uma grande nação que se orgulha de sua ancestralidade.
 
Infiltrado na Klan (2018)

Spike Lee ganhou seu primeiro Oscar ao dirigir Infiltrado na Klan. O longa narra a história de Ron Stallworth, um policial negro que se passa por branco para conseguir informações da Ku Klux Klan. Grupo terrorista, que surgiu nos Estados Unidos e que ficou conhecido por atos macabros contra negros e judeus. O filme escancara o racismo sofrido por Ron, principalmente entre os policiais. É interessante ver o início de seu envolvimento com os movimentos sociais da época e como ele consegue sabotar a Ku Klux Klan local. É baseado em fatos.
 
Corra! (2017)

O longa é um terror psicológico que aborda o racismo velado presente na sociedade. Chris, um jovem negro, viaja durante um final de semana para conhecer a família tradicional de sua namorada branca. O personagem acaba descobrindo os péssimos segredos da família. O suspense criado no filme faz com que o espectador visualize e questione as situações absurdas que os personagens negros são submetidos.
 
Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus narra a história de Buscapé, jovem negro e pobre, que cresce em uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro. Ele usa sua maior paixão, a fotografia, para analisar o dia-a-dia do lugar onde vive. É um filme que aborda as questões sociais presentes na sociedade carioca, como “favelados” são marginalizados e crescem em um ambiente de violência e precariedade. O contraponto de Buscapé, que consegue fugir do destino de ser um bandido, para outros jovens que não possuem a mesma sorte. Cidade de Deus é um grandioso filme brasileiro, que reflete sobre as desigualdades sociais e como elas influenciam em toda uma comunidade.
 
O cinema tem a possibilidade de deixar assuntos relevantes mais claros e dinâmicos para entendimento. Ao assistir esses longas, o espectador vivencia as cenas e possivelmente compreende melhor as questões sociais presentes no roteiro. Outras opções de filmes são o musical Uma Invenção de Natal, que traz referências ao Pantera Negra e celebram identidades negras. E Rainha de Katwe, trazendo uma grande jogadora de xadrez. O filme tem a maior parte do elenco composta por atores negros.
 

REFERÊNCIAS

AMENDOLA, Beatriz. 10 filmes e séries para aprender e entender os protestos contra o racismo. UOL, 2020. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/03/filmes-e-series-contra-o-racismo.htm >. Acesso em: 16/11/2020.

BEZERRA, Juliana. Consciência Negra. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/>. Acesso em: 16/11/2020.

CÂNDIDA, Aurilene. Enem: 10 filmes da Netflix que abordam o racismo. Leia Já, 2020. Disponível em: <https://www.leiaja.com/carreiras/2020/06/11/enem-10-filmes-da-netflix-que-abordam-o-racismo/ >. Acesso em: 16/11/2020.

MURÇA, Giovana. 15 filmes para entender o porquê do Dia da Consciência Negra. Quero Bolsa, 2019. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/revista/15-filmes-para-entender-o-porque-do-dia-da-consciencia-negra >. Acesso em: 16/11/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »