Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/11/2020 às 09h36min - Atualizada em 18/11/2020 às 09h34min

Resenha: The Post - A Guerra Secreta

Diuína Santos - Revisado por Jéssica Natacha
Foto:(Reprodução: Pôster Filme The Post/ Saraiva)
O filme "The Post - A Guerra Secreta" foi lançado em 2018 no Brasil, escrito por Josh Singer e Elizabeth Hannah, com trilha sonora de John Williams e direção de Steven Spielberg. A trama é baseada em fatos reais e conta a história e a luta que os jornais The Washington Post e The New York Times tiveram que enfrentar ao expor documentos secretos que faziam ligamentos entre o governo americano e a Guerra do Vietnã.
 
Tudo começou em meados de 1964 quando um jornalista faz um dossiê (Pentagon Paers) documentos secretos sobre o envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã, relatando o que presenciou na guerra de Hau Nghia no Vietnã, depois que viu os governantes darem uma entrevista dizendo que tudo estava indo bem na guerra, ele resolveu fazer cópias de seus documentos.

Após uns anos, a senhora Katherine Graham (Meryl Streep) viúva de Phil Graham presidente do Jornal The Post, se vê diante de um drama financeiro, fora que o jornal foi proibido de cobrir o casamento da filha do presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, que posteriormente renunciou o cargo. 

No desenrolar do filme, Robert McNamara (Bruce Greenwood), amigo de longa data da Senhora Graham revela que a Casa Branca vem mentindo sobre a guerra do Vietnã há 30 anos, o jornalista do The Post, Ben Bradlee (Tom Hanksfica sabendo da conversa e a procura logo em seguida.

O Dossiê vai parar no Jornal The Post e a indecisão toma conta dos personagens Katherine Graham e Bem Bradlee que arriscam suas carreiras em nome da verdade e pela liberdade de expressão.

A primeira Emenda da Constituição Norte – Americana diz: A Imprensa deve servir aos governados não os governantes. Frase que aparece no filme após o desenrolar da trama. 
Um ótimo filme para estudantes de jornalismo, pois mostra a importância de revelar fatos baseados na verdade e buscando sempre a liberdade de expressão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »