24/11/2020 às 16h10min - Atualizada em 24/11/2020 às 15h44min

A certeira contratação de Diogo Jota pelo Liverpool

O português acabou de chegar na cidade dos Beatles e com apenas poucos jogos ele vem se destacando e virando um dos principais nomes do time

Caio Henrique Panini de Oliveira - editado por Wesley Bião
Diogo no dia da sua apresentação pelo novo clube. (Foto: Reprodução/Twitter @LFC)
O português Diogo Jota chegou ao Liverpool em setembro de 2020 por 45 milhões de libras junto ao Wolverhampton, também da Inglaterra. O atacante de 23 anos já colecionava passagens por Paços de Ferreira, de Portugal, pela equipe do Porto e pelo Atlético de Madrid. Esperava-se que o jogador iniciasse a sua primeira época pelos Reds como um reserva, mas em apenas 12 jogos ele se tornou um titular absoluto da equipe.

Diogo pouso na Terra da Rainha em 2017, contratado por empréstimo pelo Wolverhampton junto ao Atlético de Madrid. Logo em sua primeira temporada pela equipe, o atacante se destacou e ajudou a equipe a subir para a Premier League, atuando em 46 jogos, marcando 18 gols e dando seis assistências. Logo após a sua primeira temporada, o time contratou ele em definitivo por 14 milhões de euros. O técnico já era Nuno Espírito Santo, que mostrava um time com ótimo poder ofensivo, com 82 gols marcados naquele ano na EFL Championship. Claro, um dos destaques daquela campanha foi justamente Diogo Jota, que atuava em todas as posições do ataque. Podia jogar como um ponta aberto pelo lado esquerdo, aberto pelo lado direito, como um centroavante ou fazendo a função de falso nove.


Diogo com a camisa dos Wolves (Foto: Reuters)

Já no Campeonato Inglês, o atacante não sentiu a pressão em atuar na liga mais competitiva do mundo. Em sua primeira temporada na elite, ele atuou em 37 partidas, anotou dez gols e deu sete assistências. Um dos seus grandes destaques foi contra a equipe do Manchester United, no jogo valido pela 33° rodada, onde ele marcou um gol que empatou o confronto. No fim do jogo a equipe de Nuno Espírito Santo virou a partida, assim decretando a vitória pra cima do Red Devils. Naquela temporada a equipe ficou na sétima colocação. Com a camisa dos Wolves, Jota atuou em 131 partidas, fazendo 44 gols e dando 19 assistências.

O Liverpool já tinha contratado Minamino na temporada passada e Shaqiri no ano de 2018. Essas duas contratações tinham como foco fazer uma sombra ao trio de ataque consolidado dos Reds, Roberto Firmino, Mohamed Salah e Sadio Mané, mas os dois jogadores não conseguiram fazer essa sombra ou até mesmo fazer bons jogos. Com a chegada do novo camisa 20, o Liverpool esperava que o português pudesse ameaçar a titularidade de alguns dos três atacantes titulares, e ele conseguiu.


Diogo Jota sendo apresentado pelos Reds (Foto: Reprodução/Facebook Liverpool FC)

Diogo estreou no dia 24 de setembro, contra a equipe do Lincoln City, da terceira divisão inglesa, confronto valido pela terceira eliminatória da Copa da Liga Inglesa. Logo após isso, foram sete jogos como titular até assumir a vaga de Roberto Firmino. O brasileiro não vivia uma boa fase há algum tempo e, com isso, o camisa 20 fez o novo trio de ataque dos Reds, junto com Salah e Mané. O interessante desse novo trio é que os três trocam de posição o jogo inteiro. Contra a equipe da Atalanta, por exemplo, pela terceira rodada da Champions League, o português fez um hat- trick, e durante o jogo os três jogadores ofensivos ficavam se movimentando entre as posições, confundindo a defesa do time italiano.


Jota após marcar o seu primeiro hat trick com a camisa do Liverpool (Foto: Reprodução/liverpoolfc.com)

E isso ocorre em quase todos os jogos,  já que essa nova tática imposta por Jürgen Klopp fez com que o Liverpool tivesse uma nova cara do meio pra frente. O técnico alemão já colocou os quatro em campo, com o brasileiro fazendo a função de meia armador e também trocando de posição com os outros jogadores. Por enquanto, Diogo Jota atuou em 12 jogos, marcou oito gols e mostra, até aqui, um começo muito promissor para um atacante que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da bola.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »