Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/05/2019 às 12h33min - Atualizada em 10/05/2019 às 12h33min

Moda handmade: motivos para aderir a essa tendência

Jéssica Horr - Editado por Larissa Barros
Gorro de tricô. Foto reprodução Jéssica Horr

As técnicas manuais do crochê e do tricô estão conquistando cada vez mais o mundo da moda, recebendo destaque até na São Paulo Fashion Week 2019. Os estereótipos clássicos da "capa de botijão" já foram deixados para trás e substituídos por peças cheias de estilo.

 

O crochê é feito com uma agulha e fios que podem ter vários tamanhos, texturas e cores, tudo depende do que você quer produzir, o mesmo aplica-se ao tricô.  O que os diferencia é a própria técnica, a maneira de entrelaçar as linhas e formar a peça final. E as possibilidades também são inúmeras, vai desde um gorro simples até vestidos de festa.

 

A criatividade é essencial no momento da produção, confira algumas das variedades e motivos para aderir o crochê e tricô em seu armário.

 

Inverno

 

Gola de crochê. Foto: reprodução Jéssica Horr
 

Com o inverno mais perto, as peças handmade (feita com as mãos) tomam conta das ruas. Você muito provavelmente já deve ter visto alguém usando um gorro, cachecol ou lenço feito de crochê ou tricô. Mas não para por aí. Os fios utilizados são quentinhos e resistentes, o que significa que podem ser usados para confeccionar casacos, kimonos, ponchos, blusas para se proteger do frio.

 

Verão


Colete de crochê. foto: reprodução Jéssica Horr

 

E quem disse que só dá para fazer tricô e crochê no inverno? As técnicas são versáteis, servem para todas as estações. Os biquínis de crochê já foram uma grande tendência e conquistam o coração das mulheres praianas até hoje, e a produção dessas peças ajuda até na renda local, principalmente no Nordeste do país. Além disso, croppeds e saias também podem ser feitos.


Acessórios

 

Bolsa de tricô. foto: reprodução Jéssica Horr


Nem só de roupas vive a moda. Para quem não se identificou com nenhuma peça de crochê nem de tricô, mas quer dar uma chance mesmo assim, opte pelas bolsas e acessórios. São úteis, simples, resistentes, econômicas e charmosas. A escolha perfeita para dar aquele toque final no look.


 

Econômico


Não bastassem ser lindas, as peças feitas à mão também são econômicas. Os rolos de fios variam entre R$5 e R$35 reais, dependendo do material e do tamanho. Você pode encontrá-los em lojas de aviamento ou em sites na internet.

 

Sustentável

 

Além de uma alternativa econômica para quem quer mudar de estilo, o crochê e o tricô também podem ser sustentáveis. Existem linhas de produtos especializados nas técnicas que são ecológicos. Sendo uma ótima opção para quem quer andar estilosa e, respeitando o meio ambiente.

 

 

Para quem tem vontade de aprender as técnicas, existem diversos tutoriais e cursos (gratuitos e pagos) na internet. A partir daí, é só colocar a mão na massa!

 


 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »