25/11/2020 às 21h34min - Atualizada em 25/11/2020 às 20h55min

Conheça as mulheres que falam sobre futebol no Youtube

Representatividade feminina no esporte abre espaço para mulheres que se interessam pela modalidade

Cláudia Carvalho - editado por Thamyres Pontes
Torcedores assistem ao jogo da Seleção Brasileira feminina no Mundial. / Foto Reprodução Museu do Futebol
Não é de hoje que as mulheres têm que driblar diversos preconceitos para serem aceitas em alguns lugares. No futebol, por exemplo, ainda existe o grande estigma de que elas não conhecem as regras da modalidade ou não se interessam pelo assunto.

Mas a realidade é bem diferente disso, basta uma olhada rápida para os recordes de visibilidade que foram quebrados ano passado durante a Copa do Mundo do ano passado. Onde a final entre Estados Unidos e Holanda registou a marca de 19 milhões de pessoas assistindo, 
apenas no Brasil, mesmo a seleção brasileira não figurando entre os finalistas.

Engana-se quem pensa que a simpatia das mulheres pela modalidade é apenas de agora. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), entre os anos de 2014 e 2018, houve um aumento de cerca de 30% do tempo médio de consumo do futebol pelo sexo feminino, entre a faixa etária de 25 a 34 anos.
 

Muitas mulheres tem ultilizado a Youtube como aliado na conquista de espaço para falar sobre futebol, apesar do número de canais femininos sobre esporte ainda ser pequena, qunado comparado aos masculinos. Elas já ocupavam alguns cargos por trás das câmeras, mas outras resolveram ir além e se lançarem como apresentadoras de seus próprios canais para falar abertamente sobre a modalidade para homens e mulheres. Por isso, vale a pena listar alguns desses canais.  



Dibradoras

Criado em 2015, pelas jornalistas Renata Mendonça, Roberta Nina e pela publicitária Angélica Souza, o canal foi fundado com o objetivo de abrir espaço para que elas mesmas e outras mulheres tivessem um ambiente seguro e confortável para falarem abertamente sobre futebol. Hoje, as meninas falam sobre diversas modalidades esportivas para homens e mulheres, contando curiosidades sobre esportes, entrevistas e afins.




1X0 Feminino


Em 2016, a jovem Luana Maluf começou a produzir conteúdos sobre futebol para o seu canal no Youtube. Formada em Relações Públicas, Luana herdou a paixão pelo futebol do seu pai, que sempre a levava para os jogos do Palmeiras, seu time de coração. Seu canal, hoje em dia, conta com entrevistas e conhecimentos gerais.



Tá Bela


Comandado por Isa Valiero e Paulinha Vilhena, o canal surgiu em 2017, com o intuito de trazer para os seus inscritos entrevistas, curiosidades sobre o esporte, e apostas sobre os mais importantes campeonatos. Além das duas amigas, alguns vídeos também contam com a participação de Raquel Freestyle e Luana Maluf.



Bora Jogar


Mais recentemente, a jogadora Marta, e a ex-treinadora da seleção brasileira Emily Lima, fecharam uma parceria muito importante com a marca de shampoos Clear. A união de tantos talentos resultou no lançamento da plataforma Clear Bora Jogar. O projeto conta com várias vídeo aulas sobre condução com bola, passe, chute, cabeceio, drible e organização tática. Tudo 100% gratuito para jogadoras e para quem mais quiser aprender a jogar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »