Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2020 às 08h38min - Atualizada em 26/11/2020 às 08h24min

Filmes brasileiros que você precisa conhecer

Lucas Lima - Editado por Bárbara Miranda

Somos inundados com tantos filmes hollywoodianos que poucas vezes conseguimos consumir outras produções além delas. Acostumados com o formato de filmes estadunidense, poucas vezes conseguimos engajar com uma produção nacional ou de outro país. Nosso radar fica tão antenado nesses filmes que, na maioria das vezes, não prestamos atenção em filmes de alta qualidade que estão sendo feitos aqui no Brasil.

 

Nesse sentido, trago uma lista com 5 filmes brasileiros que você precisa conhecer para notar que bons filmes são produzidos por aqui e que isso não é um feito exclusivo de Hollywood.

 
Bacurau
 

Fonte: Saïd Ben Saïd / Reprodução: Carta Capital

Fonte: Saïd Ben Saïd / Reprodução: Carta Capital


Esse provavelmente você já ouviu falar, porém não tem como não começar essa lista sem citar um dos filmes mais recente e aclamados do cinema brasileiro. Bacurau é uma produção dirigido por Kleber Mendonça Filho, lançado em 2019 e bem avaliado pela crítica. Indicado a vários prêmios internacionais, o filme conta a história de uma pequena cidade interiorana do estado de Pernambuco, onde seus moradores veem seu cotidiano mudar drasticamente quando percebem que estão sob ataque de invasores estrangeiros. 

 

O mais interessante sobre Bacurau é seu simbolismo. A longa metragem trabalha com diversas referências e uma representação do sertão brasileiro catártico, mas sem romantismo. O filme é uma produção que faz o telespectador refletir sobre temas como resistência e problemas sociais.


Praia do Futuro
 

Fonte: California Filmes / Reprodução: Posfácio

Fonte: California Filmes / Reprodução: Posfácio


Filme protagonizado por Wagner Moura, conta a história de um salva-vidas que após resgatar um homem alemão de um afogamento, acaba se apaixonando por ele e desenvolvendo um romance.

 

O destaque da produção vai para Wagner Moura que entrega uma bela atuação no papel. O filme traz uma história aprofundada de um casal LGBTQ+, algo pouco visto no cinema brasileiro. Com uma parte ambientada no Brasil e a outra na Alemanha, Praia do Futuro apresenta um romance adulto, com dois indivíduos lidando com as incertezas da vida e como elas afetam o relacionamento. 

Benzinho

 

Fonte: Vitrine Filmes / Reprodução: Veja

Fonte: Vitrine Filmes / Reprodução: Veja


Dirigido por Gustavo Pezzi, Benzinho traz a história de uma família humilde, que a mãe, Irene, entra em uma espiral de sentimentos ao descobrir que o filho ganhou uma bolsa para jogar Handebol na Alemanha. Enquanto ela lida com o emocional, também precisa encarar a situação financeira da sua família e lidar com as instabilidades familiares.

 

O longa é uma produção para se emocionar. Protagonizado pela Irene (Karine Teles), o filme traz os dilemas familiares que uma família humilde enfrenta e ainda apresentar ao telespectador uma montanha-russa de sentimentos. 

Que horas ela volta?

 

Fonte: Globo Filmes / Reprodução: UOL

Fonte: Globo Filmes / Reprodução: UOL


O filme conta a história de Val (Regina Casé) que deixa o interior do nordeste para tentar ganhar a vida em São Paulo. Ela começa a trabalhar como uma diarista na casa de uma família de classe média, e a partir disso, ela se estabelece de forma íntima na casa ao ponto de cuidar do filho da família como se fosse seu.

 

Aqui somos apresentados aos contraste sociais, à forma como empregadas domésticas estão inseridas no cotidiano dessas famílias e como é defasado o tratamento dos patrões em relação a essas funcionárias. É um filme sutil, mas feroz nas críticas que apresenta. 

O Nome Da Morte

 

Fonte: Globo Filmes / Reprodução: Folha De S. Paulo

Fonte: Globo Filmes / Reprodução: Folha De S. Paulo


Protagonizado por Marco Pigossi, o filme traz a história de Júlio, um pistoleiro, que já matou mais de 492 pessoas. Ele vê-se pressionado pelo seu tio, um policial corrupto, a entrar na teia do crime, em que mata pessoas e recebe um bom retorno financeiro.

 

Baseado em fatos reais, a produção traz a história de um jovem simples, morador de um interior comum no Brasil, mas que carrega nas costas essas vida sombria de assassino. É uma produção que envolve ação e drama e faz-nos envolver nos desdobramentos da vida de Júlio no mundo do crime.

 

REFERÊNCIA

 

FILOMENO, Leonardo. 28 Melhores Filmes Brasileiros para assistir e valorizar o Cinema Nacional. Manual Homem Moderno, 2020. Disponível em:<https://manualdohomemmoderno.com.br/filmes-e-series/melhores-filmes-brasileiros-para-assistir-e-valorizar-o-cinema-nacional>. Acesso em: 25/11/2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »