Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2020 às 09h50min - Atualizada em 27/11/2020 às 09h42min

História em quadrinhos mostra como é viver no país dos introvertidos

Juliana Amorim - labdicasjornalismo.com
A Letônia é um pequeno país localizado no nordeste da Europa e faz parte da República Báltica. O que talvez seja mais interessante sobre o país é o jeito introvertido da população que se une a sua criatividade. E foi dessa mistura que surgiu o livro em quadrinhos “The Life of I*” (A Vida de I*) criado pela escritora Anete Konste e o ilustrador Reinis Pētersons.


 
As tirinhas iniciais foram postadas nas redes sociais da Latvian Literature e, posteriormente, foram transformadas em um livro que foi exibido na Feira do Livro de Londres com o objetivo de mostrar ao mundo a literatura da Letônia e a vida introvertida dos seus cidadãos. A obra é composta por uma série de tirinhas que mostram diversas situações em que o personagem I* tem de lidar com a sua introversão como, por exemplo, quando ele adota um cachorro para usá-lo como desculpa para sair mais cedo das festas.


Tradução: “Precisamos de um cachorro” “... mas a festa acabou de começar. Gostaria que ficassem um pouco mais!” “Oh, amaríamos! Infelizmente temos que ir para casa – Nosso cachorro precisa ser levado para passear.”

Junto ao lançamento do livro, foi iniciada a campanha #IAMINTROVERT (“Sou introvertido”) que celebra de forma bem humorada a vida reservada dos Letões. Segundo a diretora de criação da campanha, Una Rozenbauma, “O personagem I* personifica todas as peculiaridades e características que antes eram consideradas vergonhosas e melhor de esconder. Por meio da auto ironia e da honestidade, eles se tornaram identificáveis ​​e dão aos introvertidos um motivo para se orgulharem de si mesmos. Na minha opinião, é espetacularmente maravilhoso. E o mundo também aprecia isso.”
 

Tradução:  "Oh, gostaria de saber a melhor maneira de dizer a ele como me sinto! Talvez eu pudesse abordá-lo em uma festa ou convidá-lo para sair por algum outro motivo." "Ou... Eu poderia escrever um romance repleto de personagens e metáforas de várias camadas que, interpretadas corretamente, abririam seus olhos."

Como é dito no prefácio do livro, o mundo é perfeito para os extrovertidos, mas pode ser um pouco difícil para que não é. E a arte atua como um escape para as pessoas mais reservadas, que preferem se expressar através da poesia, da pintura ou até mesmo da música. Alguns estudos até sugerem a ligação entre a introversão e a criatividade, afinal, é necessária muita criatividade para tornar o mundo, que está em constante barulho, em um lugar perfeito até para os mais silenciosos.



REFERÊNCIA 
RO, Christine. Como é viver no país dos introvertidos. BBC, 2018. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/verttra45301566#:~:text=Um%20livro%20de%20hist%C3%B3rias%20em,de%20encontrar%20ningu%C3%A9m%20na%20rua>. Acesso em: 24/11/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »