Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2020 às 17h07min - Atualizada em 27/11/2020 às 16h42min

A trajetória e futuro de Pep Guardiola no Manchester City

Guardiola está no Manchester City desde 2016 e conquistou nove títulos

Caio Henrique Panini de Oliveira - editado por Stefany Cardoso
Guardiola renovando o seu contrato com o Manchester City (Reprodução: Twitter Oficial do Manchester City)
O time do Manchester City anunciou no mês de novembro (no último dia 19), a renovação de contrato do técnico Pep Guardiola. O clube inglês anunciou a extensão do vínculo com o treinador que iria até junho de 2021. O novo contrato vai até 2023. Pep Guardiola chegou ao Noroeste da Inglaterra no ano de 2016, após uma boa passagem pelo Bayern de Munique. Com altas expectativas, o ex- volante espanhol chegou para substituir Manuel Pellegrini que sofria uma enorme pressão dos torcedores. O futebol encantado que ele mostrou com o Barcelona de 2008 a 2012 com o famoso tiki-taka que foi adotado primeiramente por Johan Cruyff e que Pep adaptou ao seu estilo, deixavam os torcedores dos Sky Blues muito animados com o futuro que equipe iria tomar.

Na sua primeira temporada com o clube inglês, podemos dizer que foi decepcionante, a equipe ficou na terceira colocação da Premier League, levou uma virada histórica para Mônaco, da França, pela Champions League, foi eliminado na semifinal da FA Cup para o Arsenal e na Copa da Liga Inglesa o time de Guardiola perdeu para o seu rival Manchester United nas oitavas de final. Assim terminando a sua primeira temporada sem título pelo clube inglês. 

A imprensa inglesa o criticava por não ter conseguido títulos e também pelas contratações que não deram certo. Naquela ocasião, chegaram 12 jogadores, alguns foram pedidos do Técnico espanhol, como John Stones, Claudio Bravo, Nolito, Leroy Sané e Ilkay Gündoğan. Alguns desses jogadores não estavam rendendo o seu melhor futebol, um exemplo era o goleiro chileno Claudio Bravo que em poucos jogos foi para a reserva, perdendo a vaga para Willy Caballero. A saída de Joe Hart que é considerado um ídolo aos torcedores, também provocou algum nervosismo e criticas de todos os lados.




No seu segundo ano na Inglaterra as coisas começaram a melhorar, com contratações pontuais e conquistando o seu primeiro titulo pelo clube inglês, o clube levantou a caneca da Copa da Liga Inglesa contra a equipe do Arsenal, onde venceu aquele confronto por 3x0, também naquela temporada, o clube levantou a Premier League chegando à marca de 100 pontos conquistados. O Manchester City não vencia a competição nacional desde a época 13/14. Pela Champions as coisas não melhoraram, foi eliminado pelo Liverpool ainda nas quartas de finais. Dali pra frente, o espanhol levantou mais sete títulos com os Citizens. Mais uma Premier League no ano de 18/19, uma Taça da Inglaterra também na temporada 18/19, mais duas Copa da Liga 18/19 e 19/20 e duas Super Taça da Inglaterra na época 18/19 e 19/20.



A sua renovação era algo certo para muitos, mas as especulações de uma possível saída para o Barcelona o perseguiam. Pep anunciou a sua renovação com o clube neste ano de 2020 e pretende cumprir o contrato que vai até 2023. A única pulga atrás da orelha que os torcedores têm com o técnico são as campanhas na Champions League. A campanha mais longa que o City conseguiu chegar foi na temporada 15/16, indo até semifinal com o técnico Pellegrini, sendo eliminado pelo Real Madrid.

Nessa nova era, o técnico espanhol fez contratações pontuais, como Rúben Dias, que vem trazendo uma boa segurança ao sistema defensivo dos Citizens; Ferran Torres, um bom atacante que vem surpreendendo logo na sua primeira temporada; Nathan Aké, mais um reforço para a defesa que está se destacando neste início com a camisa do City. A permanência de dele ao Manchester pode fazer crescer a expectativa pela chegada de Lionel Messi, que pode acontecer já em janeiro de 2021 ou em junho de 2021, sem custos. A grande relação de Guardiola com Messi não é segredo pra ninguém, segundo tabloides espanhóis e ingleses, o argentino só iria para o clube inglês caso o catalão estivesse no comando do time.



O futuro de Pep Guardiola no Sky Blues parece ser muito interessante, com uma possível chegada de Messi, contratações que estão dando muito certo ao clube, o carinho dos torcedores e é claro pelos títulos que já foram conquistados, fazem com que essa história entre ele e o time dure por um bom tempo. O que resta para deixar essa história ainda mais linda? É claro que é levatando a taça da  Champions. Uma boa campanha na UEFA Champions League deixaria o Técnico espanhol na pratileira de idolos do clube.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »