Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2020 às 18h21min - Atualizada em 09/12/2020 às 18h14min

Netflix confirma a disponibilização dos 4 livros de A Lenda de Korra: Conheça detalhes da história

Ana Terra - Editado por Bárbara Miranda
As quatro temporadas de Avatar: A Lenda de Korra estarão disponíveis no catálogo da Netflix, a partir do dia 15 de dezembro. A animação é uma sequência direta de Avatar: A Lenda de Aang, onde protagoniza a nova Avatar, Korra. As temporadas foram denominadas Livros, sendo eles: Livro Um: Ar, Livro Dois: Espíritos, Livro Três: Mudança e Livro Quatro: Equilíbrio. A história se passa setenta anos após a Lenda de Aang.
 
Korra é a encarnação do espírito Avatar e sucessora direta de Aang. Ela foi criada na Tribo da Água do Sul, onde aprendeu as Dobras de Água, Terra e Fogo, mas foi Tenzin, filho de Aang, que a ensinou a Dobra do Ar. Korra é bem diferente do antigo Avatar, ela é feroz, impulsiva e sarcástica, também abraçou melhor o status de Avatar. Ela inicia sua jornada ao se mudar para a Cidade República. Ela vai amadurecendo e se tornando uma forte guerreira ao longo dos livros, mas acumula muitos traumas referentes a seu espírito Avatar.
 
A franquia Avatar não é apenas um desenho infantil, ela traz inúmeras questões políticas e sociais. A Lenda de Korra narra que o mundo pós-guerra não se tornou tão pacífico quanto Aang queria. A Cidade República é apresentada por Korra, um lugar em que todos são bem-vindos e a democracia é o principal pilar. A trama mostra o quanto essa democracia pode ser frágil diante de ideais autoritários. Como a organização dos Igualistas, que acreditam que o mundo seria melhor se não houvesse dobradores e por meio da força e de discursos populistas, eles tentavam infiltrar a ideia na Cidade. O segundo livro aborda o extremismo e a intolerância religiosa, com o vilão Unalaq.
 
Os dois últimos livros de A Lenda de Korra aprofundam ainda mais no viés político. Como a Ordem do Lótus Vermelho, organização com ideais anarquistas, que busca o fim dos líderes políticos, incluindo Korra, vista como a maior defensora da ordem e equilíbrio. Por último, o fascismo é apresentado pela Kuvira, líder militar do Reino da Terra. Ela é a vilã com melhor construção na série.
 
As questões sociais e representatividades também fazem parte da narrativa de Avatar. Korra é uma protagonista mulher, forte, independente e que luta pelos seus ideais e por seus amigos. Katara, em A Lenda de Aang, não podia treinar Dobra de Água abertamente na Tribo da Água do Norte, pois era uma mulher. Ela se depara com o sistema patriarcal e precisa se opor ao machismo. Korra, embora possa ter liberdade de Dobrar, ainda presencia situações de misoginia. Ao lado da personagem Asami Sato, Korra empodera muito bem o protagonismo feminino da franquia. A história ainda surpreende positivamente ao mostrar a evolução da relação de Asami e Korra, até um romance.
 
Avatar: A Lenda de Korra é uma animação perfeita par crianças e adultos. Além de relembrar personagens da trama original, como Katara, Sokka, Rei Zuko e Toph, podemos ver como os Dobradores de Ar se reestruturaram e o mundo reagindo após a jornada de Aang. Os novos personagens compõem a trama, principalmente os irmãos Bolin e Marco, fiéis companheiros de Korra. A Lenda de Korra chegou ao fim em 2014 e possui no total 52 episódios, que foram divididos em quatro temporadas. Era transmitida pelo canal Nickelodeon e a partir do 15 de dezembro, poderá ser assistida na Netflix.


REFERÊNCIAS:
FIAUX, Gus. 10 Vezes que avatar abordou políticas do mundo real. Legião dos Hérois, 2020. Disponível em: <Https://www.legiaodosherois.com.br/lista/avatar-politicas-mundo-real.html>. Acesso em: 8/12/2020.

IKEDA, Augusto. Tudo que você precisa saber sobre a animação Avatar: A Lenda de Korra. EiNerd, 2020. Disponível em: <https://www.einerd.com.br/avatar-a-lenda-de-korra-tudo-sobre/>. Acesso em: 8/12/2020.

JANGARELLI, Márcio. Avatar: A Lenda de Korra – Criadores explicam como a nova história surgiu. Legião dos Heróis, 2020. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2020/avatar-lenda-korra-criadores-explicam-nova-historia.html>. Acesso em: 8/12/2020.

MACHADO, Guilherme. 4 livros de A Lenda de Korra chegam à Netflix em dezembro. Omelete, 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/lenda-de-korra-netflix>. Acesso em: 8/12/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »