Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2019 às 10h59min - Atualizada em 14/05/2019 às 10h59min

Atualize agora! WhatsApp tem falha de segurança grave

Em comunicado, empresa pede que usuários atualizem o aplicativo

Manoel Paulo
Tecnoblog, O Estado de São Paulo e Ars Techinca
Freepik
Foi encontrado uma falha de segurança no WhatsApp, aplicativo de mensagens com mais de 1 bilhão de usuários no mundo. A empresa pede que os usuários atualizem agora o aplicativo para a versão mais atual que conta com a correção. A notícia foi divulgada pelo jornal Financial Times.

A brecha permitia que hackers instalassem spyware em alguns aparelhos e com isso acessar informações contidas no smartphone, e infectando tanto telefones com Android (Google) ou iOS (Apple).

A falha estava no sistema de ligações do mensageiro. Ao receber uma ligação já seria possível a instalação do programa de espionagem, não seria necessário nem atender a chamada.

Na notícia divulgada pelo Financial Times, é citada a empresa NSO Group, que tem sede em Israel.
NSO desenvolve aplicações para espionar e que é vendido para agências de inteligência de governos na Europa e América Latina, como o México.

A vulnerabilidade foi descoberta no início de maio e desde então a empresa tem trabalhado na correção.
Um representante do WhatsApp disse ao site Ars Thecnica que “um número selecionado de usuários foram alvo dessa vulnerabilidade. O ataque tem todas as características de uma empresa privada que supostamente trabalha com governos para entregar spyware que assume as funções dos sistemas operacionais de smartphones”.

O WhatsApp está realizando investigação para descobrir quantos celulares foram afetados e já avisou o departamento de justiça dos EUA sobre o problema.

A vulnerabilidade foi reparada na última versão que está disponível para atualização nas respectivas lojas de aplicativos. Corre e atualiza agora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »