Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/01/2021 às 22h30min - Atualizada em 20/01/2021 às 15h00min

Explosão de novelas coreanas influenciam estilo de brasileiros

A nova onda sul-coreana se popularizou e conquistou diversos fãs

Franciele Oliveira - Editado por Larissa Barros
Reprodução / tvN
A onda cultural sul-coreana, conhecida como Hallyu, se transformou em uma prática internacional dos fãs, sejam eles consumidores de K-dramas ou de k-pop.  A tendência alavancou a economia e a diplomacia do país. Um exemplo é o filme Parasita, do diretor Bong Joon-ho, que rendeu milhões em bilheteria mundial, além de levar quatro prêmios no Oscar de 2020, como Melhor Filme Estrangeiro.

Esse neologismo referente a popularização cultural da coreia do sul, a partir de 1990, e a visibilidade manifestada pela explosão das novelas coreanas e principalmente pelo gênero musical da Coreia do Sul, se tornou mais presente após a explosão do clipe “Gangnan Style” do cantor Psy.

O poder de influência da Asia na estética e cultura no Brasil cresceu, principalmente, por causa do investimento de doramas em plataformas de streamings, como a Netflix. Assim como qualquer produto audiovisual, quanto mais presente ele se torna na vida do consumidor, mais ele molda o gosto das pessoas em determinadas decisões, com a escolha de uma peça de roupa.

Para Halyne Czmola, youtuber do canal Desabafo Oficial Korea, a influencia da cultura asiática se tornou bastante presente, principalmente em detalhes como o estilo da maquiagem e acessórios. A youtuber faz review de novelas coreanas, conhecidas como doramas.

“Quando comecei a assistir estava no ensino médio ainda, naquela época lembro que adotei a moda do arquinho com lacinho, florezinhas etc. Tinha uma infinidade de arquinhos, porque estava inspirada pelas personagens colegiais dos doramas que utilizavam esse acessório”, afirma Halyne.


A mudança no visual vai desde um detalhe sutil a algo mais marcante. Lourena Santana, outra fã de doramas, afirma que começou assistindo produções Tailandesas, no YouTube. Ela destaca que uma das características que adotou das atrizes coreanas é utilizar batons mais claros. "Normalmente utilizo o batom de maneira diferente e mais leve, sem muita produção e roupas em tons mais claros”.

No entanto, nem todas as fãs acabam sendo influenciadas pelo estilo coreano, pois, existem peças que apesar de agradarem a audiência, não torna possível o uso em alguns locais do Brasil. Sendo o clima um dos fatores que impossibilita esse novo estilo.

“Não percebi muita mudança no modo como me visto, porque acho difícil de encontrar roupas semelhantes e as de inverno, que eu admiro muito, não dá para usar por aqui (nordeste)”, afirma Daniela Silveira, consumidora da cultura coreana há cerca de quatro anos.


Para Daniela, assistir doramas proporciona aprendizado, além de ser uma oportunidade de aprender um pouco mais da cultura de outro país. "Sair da minha bolha de cultura ocidental e perceber que existem novas possibilidades de ser e o mais bacana é poder interagir com outras pessoas que também assistem”, completou.

E se pudesse ganhar os figurinos de uma protagonista de k-drama?

Cada figurino é feito para transmitir a personalidade do personagem em questão. Cada novela asiática chama atenção de uma maneira diferente, então, foi questionado às entrevistas: caso você pudesse roubar os figurinos de uma protagonista de dorama, qual seria e por quê? Ao destacar que essa é uma pergunta difícil, Daniela Silveira afirmou que não conseguiria escolher apenas uma peça e sim que optaria por uma de cada personagem. “Acabo me identificado com pelo menos uma peça de cada uma delas”, comentou.

“Acho que se eu realmente pudesse ter as roupas de algum personagem seria da Hee-Joo (atriz Park Shin Hye), em Memories Of The Alhambra”, disse Halyne Czmola, que comenta também gostar de casacos cumpridos e vestidos. Já Lourena escolhe os figurinos do dorama O Rei Eterno. "As roupas que ela usou combinavam demais com o estilo dela, foi perfeito”, afirma.

Já com relação a qualidade dos figurinos, Lourena Santana afirmou ter sido marcada pelo do The King: Eternal Monarch (O rei eterno), enquanto Halyne e Daniela destacam a escolha das roupas de Its Okay Not To Be Okay (Tudo Bem Não Ser Normal), ambos lançados ano passado, na Netflix.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »