Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2019 às 16h24min - Atualizada em 14/05/2019 às 16h24min

O menino que descobriu o vento, a história de William Kamkwamba

Tailson souza - Editado por: Leonardo Benedito
Dilvugação: Netflix
Baseado em fatos reais, O Menino que Descobriu o Vento é uma produção original da Netflix que conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um garoto que 14 anos que para salvar o seu vilarejo construiu uma torre de energia eólica. Atenção, o texto a seguir contém spoilers!
William mora com sua família em um pequeno vilarejo localizado no Malawi, um país na África Oriental, que sobrevive do plantio. Em um determinado período da trama, os moradores recebem uma proposta de vender suas árvores, mas o problema é que as árvores são necessárias para manter o solo estabilizado e harmonizado.

Assim que as árvores foram vendidas, veio uma enchente e destruiu toda a plantação, assim levando caos a comunidade. Em seguida, chegou o período da seca e a situação do vilarejo foi se complicando cada vez mais.

Para William, a única alternativa de progredir no seu âmbito social seria estudando. Após um período cursando o ensino regular, o personagem principal teve que retirar-se da escola, pois seu pai não teve mais condições para sustentar os custos da escola. Mas graças ao namorado de sua irmã, o menino deu continuidade aos seus estudos escondidos.

A crise piorava cada vez mais, a fome estava instalada e aparentemente não existia formas para que aquilo chegasse a um fim.

Como William estava estudando, ele procurou uma forma de ajudar seu vilarejo sobreviver. Mesmo o conflito entre pai e filho causados pelas alternativas para dar uma nova vida para o vilarejo, o garoto persiste e persegue seu objetivo.
O filme recebeu as melhores críticas dos últimos anos, por trazer à tona grandes temas importantes na nossa sociedade, como a importância do estudo, a reutilização de matérias-primas recicláveis, o sofrimento de povos africanos, e a reflexão sobre ajudar ao próximo.
O filme traz uma ótima dinâmica, uma história com início meio e fim. Há relevância nos mínimos detalhes, riqueza na dramatização e mostra mais uma vez a capacidade de vitória independente da classe social. A mensagem que fica é a importância da persistência e da força de vontade em progredir na vida.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »