Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/01/2021 às 13h16min - Atualizada em 16/01/2021 às 12h57min

Perfis com fotos de animes estão sendo banidos do Twitter

Nova lei japonesa entrou em rigor dia 1 de janeiro e está dando o que falar

Lucas Moreira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Otaquest
As redes sociais estão cada vez mais rígidas e menos tolerantes a certas atitudes. Além de termos mais cautela em dizer coisas dentro delas também teremos de ser mais cautelosos ao postar certas fotos.
Não estou dizendo qualquer foto, algo que era simples de se ter na rede social Twitter atualmente está sendo proibido e usuários estão sendo banidos. Fotos de animes agora estão sendo vedadas. Diversos usuários do aplicativo tiveram suas contas bloqueadas pelo simples fato de estarem usando fotos de seus animes preferidos em seus perfis. Entendam.

Shueisha é a maior editora do Japão, responsável pelos animes mais famosos como: One Piece, Dragon Ball, Digimon, Naruto e outras diversas obras. De acordo com o jornal Animes News Network, o parlamento japonês aprovou uma lei de banimento para os perfis que estiverem usando fotos dos animes One Piece e Dragon Ball. Entretanto, outros usuários com fotos de outros desenhos da empresa também estão sendo reprimidos.



O mais intrigante dessa história é a Shueisha não se pronunciar sobre o fato, ao menos uma nota ou um aviso. Contudo, não sabemos se há ligação com essa lei e os banimentos de algumas contas. Um grande número de pessoas banidas sugere que a empresa contratou uma entidade terceirizada para dar fim nessas contas e tweets, pois tudo ocorreu muito rápido.



Segundo o site, a intenção desses bans é disseminar a pirataria que rola solta entre os consumidores dessas artes como músicas, vídeos, e outros uploads ilegais. Também será proibido colar hiperlinks para sites ilegais em painéis de mensagens anônimos ou criar "aplicativos de sanguessugas". Essa lei não é recente, uma reunião no gabinete japonês já vinha aprovando desde março do ano passado e entrou em vigor somente no primeiro dia de 2021. Um subcomitê da agencia de assuntos culturais do país concordou em fevereiro de 2019 um plano para a criação dessas leis.

REFERÊNCIAS: 

Site Animes News Network. ANIMES NEWS NETWORK. 08 de mai, 2020. Disponível em:  https://bit.ly/3oMP21b. Acesso em: 13 de jan, 2021
Central. Quem usar foto de anime vai ser banido. CENTRAL. 10 de jan, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3qhS6CC. Acesso em: 12 de jan 2021.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »