Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/01/2021 às 18h13min - Atualizada em 21/01/2021 às 18h05min

Obras que abordam o tema da redação ENEM 2020

Após várias especulações, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio surpreendeu positivamente alunos e professores por se tratar de um assunto atual e presente na vida de muitos.

Viviane Ramos - labdicasjornalismo.com
Fonte: Netflix | Warner Bros/ Reprodução: Montagem Google

Dentre vários eventos que acontecem durante o ano, o ENEM é um dos mais importantes e esperados pelos jovens que sonham em fazer um curso de graduação. Além das matérias convencionais aprendidas durante o ensino médio, o exame conta com uma redação que gera medo em diversos vestibulandos, pois ninguém sabe qual tema irá cair.

 

Com temáticas diferentes e até mesmo aleatórias durante diversos anos, o ENEM 2020 surpreendeu diversos jovens e professores por abordar uma pauta presente e vista na sociedade contemporânea: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira."

 

E hoje, vamos falar sobre alguns filmes e séries que abordam essa temática.

 

Joker (Coringa)

 

Foi um dos filmes mais aclamados de 2019, tanto que o protagonista Joaquin Phoenix levou o Oscar como melhor ator. O filme retrata nitidamente os desafios que Arthur enfrenta por sofrer com a esquizofrenia, os olhares maldosos, a rejeição por ele não agir como a maioria e o preconceito da sociedade por conviver com alguém que sofre com algum tipo de doença mental. Em certo momento o filme mostra que a clínica em que Arthur se tratava precisou ser fechada por falta de verba do governo para com os cuidados mentais dos pacientes, o que nos lembra a atitude do presidente da república no último ano, quando planejou fechar programas gratuitos e públicos realizados através do SUS e voltados para cuidados e tratamentos mentais.

 

O dilema das redes

 

The social dilemma foi um documentário de imenso sucesso em 2020, e em um dos textos de apoio no ENEM é retratado a péssima influência da "vida perfeita” que as redes sociais apresentam e o perigo que elas podem causar a saúde mental dos usuários. As mídias acabam induzindo os internautas a uma comparação injusta entre suas realidades, corpos e condições, o que são coisas totalmente diferentes de pessoa para pessoa. Essa comparação acaba gerando problemas como ansiedade, baixa auto estima, insegurança e depressão. 

 

13 reasons why

 

A série de grande sucesso da Netflix narra a vida e morte de Hannah Baker, uma jovem que sofreu bullying na escola e foi diagnosticada com depressão, sem forças e apoio para continuar vivendo ela acaba tirando a própria vida. A série ainda aborda outras doenças causadas nos jovens que tiveram contato com Hannah, a morte da estudante gera um choque de realidade na família e nos amigos que se perguntam como não perceberam o estado da jovem antes da tragédia. A série mostra a importância do diálogo e do respeito, e faz o telespectador entender até que ponto uma pessoa pode chegar quando não se tem o apoio e cuidado apropriado.  

 

Por lugares incríveis 

 

O filme que emocionou milhares de usuários na maior plataforma de streaming do mundo, conta a história de Finch e Violet, dois adolescentes que passam por momentos diferentes mas difíceis e acabam achando um no outro conforto e apoio. Violet sofre com a morte inesperada e precoce de sua irmã, enquanto Finch lida com seu temperamento explosivo e rebelde, juntos eles tentam se ajudar mas nem sempre um bom amigo pode resolver todos os conflitos internos de alguém. Apesar do final triste e chocante, o filme aborda a importância da família reconhecer determinados comportamentos nos jovens, dialogar e sugerir um tratamento específico, se necessário. 

 

Essas são apenas algumas obras que nos lembram um pouco a temática muito bem avaliada da redação ENEM 2020. Com diversos projetos voltados para este assunto, a conclusão quase sempre é a mesma: Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.

 

Por isso, se você sofre com alguma doença mental ou perceber algum comportamento atípico em um amigo ou familiar, não hesite em procurar ou recomendar um profissional qualificado. Ansiedade, depressão e qualquer outra doença mental possui cura e pessoas capacitadas para te ajudar a sair dessa situação.


REFERÊNCIA


Redação do Enem 2020 é 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira', professores comentam.Folha, 2021.Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/educacao/2021/01/tema-da-redacao-do-enem-2020-e-o-estigma-associado-as-doencas-mentais-na-sociedade-brasileira.shtml>.Acesso em 18 de janeiro de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »