Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2021 às 08h55min - Atualizada em 26/01/2021 às 08h46min

As influências do Universo Geek na moda

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio

O Universo Geek trabalha com referências e inspirações. E por ser tão adorado por seus fãs, atingiu mais um nível de sucesso. A moda geek passou a se espalhar entre os fãs e não fãs do universo, chegando até às passarelas.

A tendência conhecida pelo nome Nerd Chique envolve todos as partes da cultura geek e pop, utilizando elementos de bandas, filmes, livros, sagas e o Kpop, que chegou arrebentando o mundo da moda e o mundo pop.

Grandes marcas se apropriaram desse sucesso eminente do geek chique e incluíram o estilo em sua marca.

Gucci, fundada em Florença, sempre foi conhecida pelo alto padrão de suas peças e suas bolsas clássicas. A marca fez tanto sucesso que Audrey Hepburn e Grace Kelly foram grandes celebridades a usar a marca, que futuramente conquistaria ainda mais espaço no mundo da moda se consolidando entre as grandes marcas de luxo. Em sua coleção de outono-inverno de 2017, a empresa inovou ao utilizar de referência sci-fi sos anos 50 e 60 transformando os modelos em alienígenas dignos de Star Trek.




Rodarte, fundada em 2005, na California por Kate e Laura Mulleavy, tem em suas características o romance a utilização dos storytelling em suas peças e referências de obras de arte, filmes, cultura e música. Em 2014, a marca apresentou sua coleção inspirada no universo criado por George Lucas, Star Wars, através da utilização de personagens dos filmes e cores predominantes da saga. O sucesso da coleção foi tão grande que a atriz Kristen Durst utilizou uma peça durante o red carpet do Met Gala de 2014.



Já com as marcas mais acessíveis à população, o universo geek também faz sucesso.

A empresa Riachuelo, uma das responsáveis pelo conceito “see now, buy now” ter se instalado no Brasil também tem sua coleção inspirado em várias séries, filmes e games do universo geek como Stranger Things, Harry Potter, Mulher maravilha, Mortal Kombat, Star Wars e vários outros grandes nomes da cultura pop.  



Já a empresa Piticas é o maior destaque e referência do Universo Geek, criada após os irmãos Vinicius e Felipe Rosseti morarem por 10 anos nos Estados Unidos retornarem com a ideia de virarem empreendedores. E em seu longo catálogo de peças, nomes como DC Comics, Marvel, Harry Potter, Star Wars, Dragon Ball são frequentes.



O Universo Geek, além de criar seu próprio estilo, também resgatou tendencias passadas ao apresentar em seus personagens características clássicas de cada época e suas referentes obras de maior sucesso.


REFERÊNCIAS:
ESTEVÃO, Ilca Maria. Nerd chique: Conheça mais sobre esse estilo. Metrópoles. 25/05/2018. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/nerd-chique-no-dia-do-orgulho-geek-conheca-mais-sobre-esse-estilo. Acesso em: 23 de jan. 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »