Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2021 às 19h41min - Atualizada em 26/01/2021 às 19h38min

Após sequência ruim, Frank Lampard não é mais técnico do Chelsea

Thomas Tuchel assume o comando do clube inglês

Felipe Sousa - editado por Anna Voloch
Lampard não resistiu à má fase do Chelsea (Foto: Reprodução/Getty Images)
Depois de 84 jogos, chegou ao fim a saga de Frank Lampard como técnico do Chelsea. A demissão do inglês de 42 anos foi anunciada pelo clube na manhã da última segunda-feira (25) – o treino matutino chegou a ser cancelado. "Esta foi uma decisão muito difícil, e não foi tomada levianamente. Somos gratos a Frank pelo que conquistou em seu período como técnico. No entanto, os resultados e desempenhos recentes não corresponderam às expectativas, deixando o clube a meio da tabela sem qualquer caminho claro para uma melhora", afirmou o Chelsea em nota oficial.

O dono do clube, Roman Abramovich, explicou a decisão: "Nunca pode haver um bom momento para se separar de uma lenda do clube como Frank, mas após longa deliberação e consideração, foi decidido que uma mudança é necessária agora para dar ao clube tempo de melhorar o desempenho e os resultados nesta temporada", disse, pouco antes de agradecer Lampard pelos serviços prestados e afirmar que ele será "sempre bem-vindo de volta a Stamford Bridge".

Lampard, ídolo da equipe inglesa como jogador, não resistiu à sequência de maus resultados na Premier League, onde o clube é apenas o 10° colocado. A derrota diante do Leicester por 2x0 na última terça-feira (19) selou o destino do treinador, ainda que ele tenha comandado a equipe na classificação sobre o Luton Town, pela Copa da Inglaterra, no domingo (24).
 
Depois de iniciar a carreira como técnico no Derby County, Lampard chegou ao Chelsea em julho de 2019. À época, os blues viram seu principal atleta, Eden Hazard, deixar a equipe rumo ao Real Madrid, além de lidarem com uma punição de duas janelas sem poder contratar novos jogadores, devido a irregularidades na compra de menores de idade.
 
Frank saiu melhor que o esperado: com o auxílio de jovens das categorias de base como AbrahamReece James e Mason Mount, o Chelsea se classificou para a Liga dos Campeões e chegou à final da Copa da Inglaterra, onde foi derrotado pelo Arsenal de Mikel Arteta. Com o fim da punição, o Chelsea trouxe reforços de peso como os alemães Timo Werner e Kai Havertz, o ponta Ziyech, o goleiro Mendy, o lateral-esquerdo Chilwell e o zagueiro Thiago Silva.

 
Com a pressão trazida pelos investimentos, o Chelsea apresentou problemas: Os reforços não deram liga – em especial a dupla Werner e Havertz –, Lampard demonstrou inexperiência em lidar com o elenco e com a diretoria e a equipe emplacou uma sequência de resultados ruins. A direção dos Blues, conhecida pelo seu pavio curto com treinadores, não hesitou em entregar a cabeça de um dos seus ídolos.

THOMAS TUCHEL É ANUNCIADO COMO SUBSTITUTO 

Menos de 48 horas depois de demitir Lampard, o Chelsea anunciou Thomas Tuchel como novo técnico dos Blues nesta terça-feira (26). O alemão de 47 anos, que assinou até 2022 com possibilidade de extensão, já treinou a equipe e estará no banco de reservas no jogo contra o Wolverhampton, na próxima quarta-feira (27) pela Premier League.

Pesou na escolha por Tuchel a oportunidade do técnico poder auxiliar na adaptação dos alemães Timo Werner e Kai Havertz, que custaram 120 milhões de euros aos cofres do clube. Seu último trabalho foi no Paris Saint-Germain, onde conquistou seis títulos, entre eles dois Campeonatos Franceses e um vice-campeonato da Liga dos Campeões.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »