Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/01/2021 às 23h18min - Atualizada em 30/01/2021 às 22h50min

A América é verde: Palmeiras supera o Santos e conquista o bi da Libertadores

Breno Lopes marca nos acréscimos e vira protagonista no Maracanã

Vinícius Garone - editado por Anna Voloch
Felipe Melo levantando a taça pelo Palmeiras (Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores)
Em uma final tensa, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, neste sábado (30), no Maracanã, e consagrou-se bicampeão da Conmebol Libertadores. Após 21 anos da primeira conquista, o gol da vitória do segundo título veio de um herói improvável: Breno Lopes, que entrou na reta final. Aos 54 minutos do segundo tempo, o atacante dentro da área, recebeu cruzamento e cabeceou no ângulo para a festa Alviverde.

Com o triunfo, o Porco faturou R$ 82 milhões e volta suas atenções para o Mundial de Clubes da Fifa. A estreia do campeão, será no próximo domingo (7), às 15h (horário de Brasília). O adversário do Verdão sai da partida entre Tigres do México e Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, que duelam na quinta-feira (4).

O ILUMINADO

Diferente de muitos companheiros de equipe, Breno Lopes não tem um nome badalado no futebol brasileiro. Mineiro de Belo Horizonte, o jogador de 25 anos, foi contratado em novembro do ano passado, por vir se destacando no Juventude, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Sem decepcionar o técnico Abel Ferreira, o atacante decidiu o campeonato para o Verdão e entrou para história do clube.


Breno Lopes sem camisa comemorando seu gol pelo Verdão (Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores)

Breno Lopes sem camisa comemorando seu gol pelo Verdão (Foto: Divulgação/CONMEBOL Libertadores)


PRIMEIRO TEMPO

O time de Cuca começou com mais posse de bola, buscando ocupar o campo do adversário e conseguiu a primeira finalização com Pará. Kaio Jorge tocou para o lateral na direita, que cortou para o meio e arriscou de fora da área. A bola passou com perigo ao lado da trave. O Verdão respondeu com Rony, que além de causar um cartão amarelo em Lucas Veríssimo, o atacante arrancou em velocidade e cruzou fechado para John espalmar e evitar o gol. Luiz Adriano chegava para completar.

Com o decorrer do tempo, a partida ficou mais truncada, com divididas fortes, e se concentrou em disputas no meio de campo. As marcações levavam vantagem sobre os ataques. Aos 36 minutos, Raphael Veiga entrou na área pela direita e chutou cruzado, a bola passou perto da trave de John. Depois dessa jogada, as equipes seguiram com dificuldades de criação, e a primeira etapa terminou empatada em 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

O Palmeiras voltou do intervalo mais enérgico, pressionando a saída de bola adversária. E de cara levou perigo em cruzamento de Gabriel Menino para Rony, que por pouco não alcança a bola para abrir inaugurar o placar. Contudo, o Santos reagiu. Em jogada ensaiada, Soteldo pisou para Marinho, que cruzou na área. Lucas Veríssimo livre, mergulhou para tentar o cabeceio, mas desviou a bola para fora – na melhor oportunidade da partida até então.

Enquanto isso o jogo seguia equilibrado. Raphael Veiga bateu a falta da intermediária e a bola atingiu a rede de cima da meta de John. Porém, quem mais chegou perto de fazer o gol foi o Peixe. Pituca na entrada da área, chutou e Weverton espalmou para o meio. Na sequência, Felipe Jonathan pegou o rebote e chutou de três dedos. A bola passou raspando a trave do goleiro palmeirense.

Quanto mais o jogo se aproximava da prorrogação, os times demonstravam mais cansaço. Entretanto o inesperado aconteceu. Cuca e Marcos Rocha se desentenderam na área técnica para pegar a bola que tinha saído, e o treinador santista foi expulso e logo se juntou ao pequeno público na arquibancada. De lá, viu o gol Alviverde. Aos 53 minutos, Rony cruzou na medida, e Breno Lopes, o iluminado, subiu e cabeceou no fundo da rede para consagrar o Palmeiras campeão.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 
Os dois times voltam a campo na próxima semana pelo Campeonato Brasileiro. O Palmeiras recebe o Botafogo, no Allianz Parque, terça-feira (2), às 16h (de Brasília). Enquanto o Santos visita o Grêmio, na Arena do Grêmio, quarta-feira (3), também às 16h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »