Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/01/2021 às 11h02min - Atualizada em 31/01/2021 às 10h59min

Políticos e figuras públicas discursam por meio das cores durante posse de Biden

Em um show de cores e representação, convidados mostraram que moda e politica andam juntas

Mylena Campos - Editado por Larissa Barros
Reprodução / redes sociais

A posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro de 2021, atraiu os olhares do mundo inteiro. Não só por ser um fato histórico, mas também por ser um show de looks diferenciados e, em sua maioria, monocromáticos. Nesse caso, as roupas escolhidas foram muito além de ser apenas parte de um look bonito ou chamativo, pois todos as cores escolhidas possuiam um significado. Alguns deles ainda colocaram em pauta assuntos como desperdicio no mundo da moda, e o apoio a jovens estilistas negros.

 

A primeira-dama Jill Biden chamou atenção pelo seu look monocromático em tons de azul. Ela optou por um vestido de tweed de lã azul, casaco azul oceano com lapelas e punhos de veludo em um tom mais escuro, feitos pela estilista americana e fundadora da marca Markarian, em 2017, Alexandra O'Neill.

Entre as causas apoiadas pela estilista está o consumo sustentável na moda e redução do desperdício. O tom escolhido para a roupa transmite paz e tranquilidade, podendo então, ser um indício de que Jill pretende apoiar jovens talentos durante o seu período como primeira dama - e talvez abraçar práticas de moda mais sustentáveis.

 

 "O azul está ligado ao céu, ao mar. Traz muita calma, tranquilidade. Tem a ver com espiritualidade, porque Deus ou qualquer divindade mora no céu. A cor traz a mensagem de credibilidade e de estabilidade", afirmou a especialista em coloração Luciana Ulrich, durante live no perfil do Elas No Tapete Vermelho.

 

O presidente Joe Biden também não ficou para trás. Ele usou um terno assinado pela Ralph Lauren, um dos maiores nomes da moda americana, assim como Doug Emhoff, marido da vice-presidente Kamala Harris. De acordo com o site WWD, fontes ouvidas afirmaram que o presidente coordenou com a marca um terno personalizado para marcar seu primeiro dia no cargo. Sua gravata possuía um leve tom de azul e de roxo, combinando com o look monocromático de Jill. A abordagem escolhida pela Ralph Lauren para a diversidade diz muito sobre o posicionamento político-social do presidente eleito para os próximos quatro anos. 

 
 
 
 
 

 

O roxo também teve a sua colaboração nesse dia tão importante. A cor representa o movimento sufragista e a Women’s Social and Political Union, uma organização militante que lutou pelo voto feminino, no Reino Unido, entre 1903 e 1917. Também é a combinação obtida quando  o vermelho (representando o partido Republicano) e o azul (representando o Democrata) se misturam, podendo significar o bipartidarismo e a união do país.

 

Por isso, essa foi a cor de aposta de Kamalla Harris, Michelle Obama e Hillary Clinton, com produções assinadas por diferentes estilistas. Todas as peças usadas por Kamala são de estilistas e designers negros. Durante a cerimônia, ela usou um  vestido de Sergio Hudson e casaco de Christopher John Rogers, dois estilistas negros em ascenção. Vale destacar que Rogers foi eleito designer emergente de 2020 pelo CFD. O look da  ex-primeira dama também foi assinado por Hudson, um de seus designers favoritos. Ela vestiu sobretudo, blusa de gola alta, calças largas e um cinto com fivela de ouro. Já Hillary, escolheu um tom mais violeta para sua roupa assinada por Ralph Lauren. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por La Maison Gaga (@lamaisongaga)
Croqui do vestido de Lady Gaga

A cantora Lady Gaga foi a responsável por entoar o Hino Nacional americano. A artitsta conhecida por suas produções diferenciadas, escolheu  um vestido de alta costura da marca Schiaparelli, feito especialmente para a posse. A peça trouxe as cores da bandeira dos EUA, o azul e vermelho, com a cintura marcada e o volume na parte de baixo. O vestido possuia também uma espécie de broche, em dourado, com um pombo, que simboliza a paz. Antes da sua apresentação, a cantora pop usou uma rede social para expressar a seu sentimento momentos antes da posse:

 

“Minha intenção é reconhecer nosso passado, curar nosso presente e esperar apaixonadamente por um futuro em que juntos possamos trabalhar amorosamente. Eu vou cantar para os corações de todas as pessoas que vivem nesta terra. Com respeito e amor, Lady Gaga", expressou a cantora por meio do Twitter.

 

Durante a cerimônia, um clique do senador Bernie Sands acabou virando meme nas redes sociais, por apontar um estilo inusitado comparado aos outros convidados. O congressista americano estava sentado com os braços e as pernas cruzadas, vestindo sua jaqueta marrom e luvas de lã recicladas. Apesar da repercussão, o meme foi transformado em caridade: moletons e estampados com a foto viral do político estão disponiveis para compras, e todos os lucros serão destinados para programas como 'Meals on Wheels', que fornece cestas básicas para idosos de baixa renda.
 

Foto do senador Bernie Sanders na posse de Joe Biden viralizou nas redes sociais — Foto: Brendan Smialowski/AFP

 

 

Abaixo, assista Lady Gaga cantando o hino nacional americano:


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »