Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/05/2019 às 21h41min - Atualizada em 16/05/2019 às 21h41min

Festival Candyall e Tal

Confira como foi a quarta edição do grande festival da Bahia

Gabriela Araújo
Escadas Coloridas que fez parte da novela Segundo Sol - Reprodução blog



O  Candyall e Tal, é um festival  que acontece anualmente sempre no mês de maio em Candeal Pequeno, bairro de Brotas em Salvador-BA. O local, encanta baianos e turistas por sua forte representação cultural, sua arte estampada pelo bairro e a música. O bairro se tornou conhecido por causa do cantor e compositor Carlinhos Brown.

 

Este ano em sua quarta edição, o festival contou com entretenimentos pagos e gratuitos, além de várias  atrações artísticas para animar o público, como estátua viva, megafones, gastronomia, samba de roda, exposição fotográfica e música.

 

A supervisora Ana Carla,moradora do Candeal Pequeno há mais de nove anos,se orgulha em fazer parte dessa comunidade e diz que o festival é muito importante para aquela área, pois aumenta a renda dos moradores e gera trabalho, além de atrair mais pessoas ao espaço e dá visibilidade positiva a região.

 

O Candeal é sobretudo cultura e a Associação Pracatum Ação Social da vida para que essa tal cultura possa se tornar tão forte no bairro. A Pracatum desenvolve e realiza programas de incentivo educacional aos moradores como cursos de inglês, escola de música e entre outros, com objetivo de profissionalizar e buscar qualidade de vida para quem morar no local.

 

Um festival que acontece nas estreitas ruas onde a Timbalada nasceu não poderia ser menos que um sucesso, é perceptível ver o encantamento e o brilho no olhar dos residentes e visitantes em meio aquela festa acontecendo, Tiago, o ‘megafonista’ que anuncia as atrações diárias pelo espaço, declara que a cultura do Candeal é preciosa e faz parte da vida social dos moradores. O Candeal  é o berço da música baiana e o lugar em que se nascem grandes talentos como o Carlinhos Brown disse em entrevista ao Jornal Correio “O Candeal é o berço do axé como o Pelourinho, a Liberdade e dentre outros.”

 

“Estamos falando para além da cultura, a educação, eu me sinto honrado de participar desse festival grandioso” diz o cantor Saulo Fernandes que foi um dos participantes do festival no palco Ghetto Square.

 

O palco Candyall Guetho Square é um espaço de show que está dentro da comunidade, lá  acontecem os shows pagos do festival com grandes nomes da música baiana, como o anfitrião da festa, Carlinhos Brown, a banda Baiana System e o cantor Saulo Fernandes. A Guetho é um espaço de representatividade, mas dessa vez foi um musical, com árvores decoradas de tambores e o palco bem pertinho do público para que todos pudessem trocar energia com os artistas.

 

O Festival atrai não só os moradores da região, Como também moradores de outros bairros e até mesmo pessoas de outras cidades, como Maria Tereza Couto, moradora do bairro de Pituba, que não perde uma edição do Festival Candyall e Tal.

 

O nome do Festival:  

 

Segundo o cantor Carlinhos Brown, o nome do Festival é uma homenagem ao maior timbaleiro nascido e criado no Candeal chamado Tal, dono da porta do lado esquerdo do espaço de show Candyall Ghetto Square. “Tal faz com que os ouvidos infantis, como o meu, se interessassem pelo instrumento timbal”. Diz Carlinhos em seu show e faz referência a banda homenageada da noite, a Lactomia.




Editado por Bruna Santos 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »