19/02/2021 às 05h54min - Atualizada em 19/02/2021 às 05h48min

Brooklyn Nine-Nine: Momentos e episódios que marcaram a série e conquistaram uma legião de fãs

A produção vai acabar na oitava temporada e é repleta de momentos amados pelo público

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Fox / Reprodução: Google
A rede de televisão americana NBC anunciou no último dia 11, que a oitava temporada de Brooklyn Nine-Nine vai ser a última. A sitcom criada por Dan Goor e Miachael Schur terá os seus episódios finais lançados entre 2021 e 2022. A produção norte-americana tem muitos fãs no Brasil e no mundo, cujos pedidos foram os responsáveis pela continuação da série na NBC, após ela ter sido cancelada pela Fox em 2018.

Broklyn Nine-Nine aborda o dia a dia da fictícia 99ª Delegacia do Brooklyn, em Nova Iorque, comandada pelo capitão Raymond Holt (Andre Braugher). Nela trabalham também os outros principais personagens da série: os detetives Jake Peralta (Andy Samberg), Amy Santiago (Melissa Fumero), Charles Boyle (Joe Lo Truglio) e Rosa Díaz (Stephanie Beatriz), além do sargento Terry Jeffords (Terry Crews) e da administradora civil Gina Linetti (Chelsea Peretti).

São muitos os motivos pelos quais Brooklyn Nine-Nine cativou tanto os espectadores – o humor sem estereótipos e a diversidade do elenco e dos personagens são alguns deles. Porém, algumas cenas e episódios específicos da série também foram responsáveis por aumentar ainda mais essa paixão do público da série. Listamos aqui alguns deles para ajudar os fãs a relembrar os momentos mais amados da produção!

[Aviso: essa lista pode conter spoilers!]


Episódios de Halloween (1x06; 2x04; 3x05; 4x05; 5x04; 6x16; 7x11)

Uma tradição na série desde a primeira temporada, os episódios de Halloween de Brooklyn Nine-Nine se tornaram alguns dos mais esperados e amados pelos espectadores. Neles, sempre há uma competição na delegacia, geralmente protagonizada pelos personagens Jake e Holt e da qual participam também os outros detetives.

Além da disputa, que sempre coroa alguém como “um incrível detetive/gênio”, há também outras características marcantes dos episódios de Dia das Bruxas da produção, como as fantasias de Boyle que ninguém além dele consegue entender o que são. Não há ainda uma confirmação de que a oitava temporada da série vá ter um episódio de Halloween, porém é provável que sim, já que os detetives da 99ª Delegacia do Brooklyn nunca deixaram de comemorar a data.
 
Início dos episódios

Os episódios de Brooklyn Nine-Nine sempre começam, antes mesmo da abertura da produção, com uma pequena esquete engraçada. Apesar de geralmente não estarem tão relacionados com a história do episódio, essas cenas iniciais ajudam a colocar o espectador no clima da série, além de arrancarem gargalhadas dos fãs.

Além disso, justamente por não haver a necessidade de que essas cenas se relacionem com o resto da trama, é justamente nelas que ocorrem alguns dos momentos mais absurdos da série – como Jake fazendo os suspeitos de um crime cantarem I Want It That Way, dos Backstreet Boys (episódio 5x17). Confira:

 

Referências

Brooklyn Nine-Nine tem como uma grande característica as referências a filmes e séries, muitos deles parte do universo geek. Isso faz com que os fãs das obras citadas na sitcom consigam criar uma relação maior com a produção e seus personagens.

Assim, os personagens citam acontecimentos e personagens ou até imitam cenas de Star Wars, de Grey’s Anatomy e do Universo Cinematográfico da Marvel, entre outros. Os filmes mais citados na série são, provavelmente, os da franquia Duro de Matar, já que eles são os preferidos de Jake.

Confira um momento no qual Jake aparece replicando uma cena clássica da franquia Duro de Matar:

 

Jake e Amy

Brooklyn Nine-Nine apresenta, durante as suas temporadas, diversos relacionamentos amorosos entre os personagens. Um dos que mais conquistou o carinho do público foi o entre Jake e Amy, que começou no final da segunda temporada. Durante a série, o relacionamento deles passou por diversos momentos marcantes, sejam eles emocionais ou engraçados.

Porém, um dos favoritos dos espectadores é justamente o primeiro beijo dos detetives. Jake e Amy estavam trabalhando em um caso, disfarçados como um casal, quando precisaram se beijar para não serem descobertos (episódio 2x23). A partir daí, iniciaram um relacionamento real que apenas evoluiu ao longo da série.

 

Temas mais sérios

Apesar do foco na comédia, Brooklyn Nine-Nine também encontra espaço para explorar temáticas mais sérias. Nesses momentos, a série consegue explorar assuntos importantes e que precisam ser discutidos, porém sem esquecer do humor. Esse é um dos aspectos da produção que mais fazem com que os fãs da produção consigam se identificar com os personagens apresentados.

Assim, Brooklyn Nine-Nine aborda temas como racismo, assédio e homofobia em seus episódios. Um exemplo é quando o personagem Terry é parado na rua por um policial à noite apenas por ser negro e Jake e Amy têm a missão de explicar para as filhas do sargento o porquê de isso ter acontecido (episódio 4x16). Outro momento que pode ser citado é a cena na qual Amy e Jake estão investigando um caso de assédio e a detetive conta sobre a sua própria experiência com o assunto (episódio 6x08).

 
Referências:
A COZINHA. Brooklyn Nine-Nine anuncia que oitava temporada será a última. Omelete, 11 de fev. 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/brooklyn-nine-nine-ultima-temporada-oitava>. Acesso em: 14 de fev. 2021.

ALEIXO, Arthur. Os geniais personagens (e a diversidade não-forçada) de Brooklyn Nine-Nine. Geeks de Verdade, 18 de out. 2018. Disponível em: <https://geekdeverdade.blogspot.com/2018/10/os-geniais-personagens-e-diversidade.html>. Acesso em: 17 de fev. 2021.

ALMEIDA, Deborah. 05 motivos para assistir Brooklyn 99 (Sem spoiler). Leio na Rede, 20 de ago. 2019. Disponível em: <https://leionarede.com/blog/2019/4/10/5-motivos-para-assistir-brooklyn-99-sem-spoiler>. Acesso em: 15 de fev. 2021.

BROOKLYN Nine-Nine: paródia de Duro de Matar em novo trailer e fotos da 6ª temporada. Seriado News, 2018. Disponível em: <https://seriadonews.com/news/brooklyn-nine-nine-parodia-de-duro-de-matar-em-novo-trailer-e-fotos-da-6a-temporada-3762>. Acesso em: 17 de fev. 2021.

CAROL. Os melhores momentos de Brooklyn 99. Arena Nerd, 18 de nov. 2019. Disponível em: <http://www.arenanerd.com.br/series/os-melhores-momentos-de-brooklyn-99/>. Acesso em: 15 de fev. 2021.

COSTA, Paulo Victor. Lista | Os 10 Melhores episódios de Brooklyn Nine-Nine. Quarta Parede Pop, 09 de jan. 2019. Disponível em: <https://quartaparedepop.com.br/2019/01/09/brooklyn-nine-nine-confira-os-10-melhores-episodios-da-serie/>. Acesso em: 14 de fev. 2021.

GABRIEL, Cláudio. Brooklyn 99 | 5 motivos pelos quais você precisa assistir a série. Farofa Geek, 15 de abr. 2018. Disponível em: <http://farofageek.com.br/series/5-motivos-pelos-quais-voce-precisa-assistir-brooklyn-99/>. Acesso em: 17 de fev. 2021.

HESPANHOL, Giovanna. Melhores momentos de Brooklyn Nine-Nine. Apaixonado por Séries, 2015. Disponível em: <https://apaixonadosporseries.com.br/series/melhores-momentos-de-brooklyn-nine-nine/>. Acesso em: 15 de fev. 2021.

MSMOJO. Top 10 Times Brooklyn Nine-Nine Got Real. 20 de abr. 2020. (13m28s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z4J0KfWjwRw>. Acesso em: 17 de fev. 2021.

PIZZOL, Flavio. Os 15 Momentos Inesquecíveis de Brooklyn 99. A Odisseia, 23 de mai. 2018. Disponível em: <https://aodisseia.com/top-15-momentos-inesqueciveis-de-brooklyn-99/>. Acesso em: 14 de fev. 2021.

SALGADO, Lucas. Brooklyn Nine-Nine é salva pela NBC e renovada para sexta temporada. Adoro Cinema, 12 de mai. 2018. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-140130/>. Acesso em: 17 de fev. 2021.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »