Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/05/2019 às 13h01min - Atualizada em 21/05/2019 às 13h01min

Qual a relação entre o Homem de Ferro e a Guerra Fria?

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
Marvel Studios/Reprodução
Todos nós conhecemos Tony Stark: gênio, playboy, milionário e filantropo, mas será que todos sabem a origem desse personagem e o contexto histórico em que foi criado? A verdade é que o personagem eternizado no cinema por Robert Downey Jr. é a personificação de um momento muito tenso da história contemporânea, a Guerra Fria.
 
O Homem de Ferro foi criado em 1963 por Stan Lee, aparecendo pela primeira vez na revista Tales of Suspense #39 da Marvel Comics. Naquela época, a Guerra Fria, iniciada em 1945, estava em pleno vigor, sendo marcada por conflitos entre as duas principais potências do momento, Estados Unidos e União Soviética. A principal causa do conflito era o embate entre as ideologias capitalista (EUA) e socialista (URSS), pois enquanto o capitalismo defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, o socialismo defendia a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia.
 
Mas o que o herói mais famoso do mundo tem a ver com tudo isso? Nós analisamos a história de Tony Stark e percebemos alguns toques (nada sutis) que representam exatamente o que o capitalismo queria provar. O Homem de Ferro “nasce” quando o playboy é feito prisioneiro por um líder rebelde no Vietnã, e precisa usar o seu cérebro privilegiado para salvar sua vida e fugir do cárcere. Assim, ele constrói uma armadura altamente tecnológica e consegue escapar.
 
Desse modo, conseguimos notar que o personagem é tudo aquilo que o capitalismo queria passar para o mundo: que o mundo capitalista era tecnológico, cheio de oportunidades e que o socialismo não tinha nada a oferecer. O Homem de Ferro se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop, mas você imaginava que havia tanto por trás da sua criação?

REFERÊNCIAS:
 
NERDOM LINE,Polêmica Nerd – Homem de Ferro: herói americano ou vilão capitalista? Disponível em: <https://nerdomline.wordpress.com/polemica-nerd-homem-de-ferro-heroi-americano-ou-vilao-capitalista/> ,Acesso em: 20 de maio de 2019.

SO HISTORIA,Guerra Fria. Disponível em: <https://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/>  Acesso em: 20 de maio de 2019.
 
RIKA, Personagens - Homem de Ferro. Disponível em: <https://www.rika.com.br/personagens-homem-de-ferro> .Acesso em: 20 de maio de 2019.

OMLETA Criação do Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/a-criacao-do-homem-de-ferro-nas-historias-em-quadrinhos>. Acesso em: 20 de maio de 2019.

CINE CLICKHOMEM DE FERRO: Conheça a verdadeira história do herói. Disponível em: <https://www.cineclick.com.br/noticias/homem-de-ferro-conheca-a-verdadeira-historia-do-heroi> .Acesso em: 20 de maio de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »