Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2021 às 10h24min - Atualizada em 26/02/2021 às 10h03min

Tomie, de Junji Ito, chega ao Brasil

Editora Pipoca & Nanquim é a responsável de trazer essa edição para as terras brasileiras

Rayana do Carmo - Editado por Ana Terra

Foi a 37 anos atrás que a carreira de um dos mais famosos mangakás de terror começaria. Tomie foi um dos primeiros trabalhos de Junji Ito, que agora, finalmente, chegará ao Brasil para o deleite dos fãs do autor. A publicação ficará por conta da editora brasileira Pipoca e Nanquim e será desenvolvida em dois volumes. O primeiro volume já se encontra disponível para a compra e o segundo está em pré-venda, com o anúncio de lançamento para março deste mesmo ano.

Tomie é uma das obras mais importantes e prestigiadas de Ito. Sua publicação começou em 1987, nas páginas da revista japonesa Gekkan Halloween, e seguiu sendo publicada até o ano 2000. Mesmo tendo percorrido todos esses anos, e tendo feito um sucesso enorme no japão, essa obra, inexplicavelmente, se mantinha inédita aqui no Brasil. 

As várias faces de Tomie

Com uma pegada indescritível de horror e muito gore, o mangá é composto por uma coletânea de histórias centradas na personagem que empresta o nome à obra. Tomie Kawakami é uma moça que sempre é descrita como muito bonita, possui cabelos longos e consegue cativar qualquer um à sua volta. Porém sua beleza possui diferentes faces e ela se mostra extremamente manipuladora, a personagem é o próprio mal encarnado, além disso sua presença desperta em seus admiradores os piores instintos - dentre eles o desejo de matar, sendo a própria Tomie o principal alvo. O grande plot twist é que Tomie é um ser imortal, e de seu cadáver mutilado, tal qual uma planária, surgem uma infinidade de outras “Tomies” e, assim, o ciclo se repete.

Tomie / Fonte: Junji Ito

Tomie / Fonte: Junji Ito


Em cada história, Junji Ito leva o leitor em uma volta imprevisível, onde não há a mínima ideia do que pode acontecer. Nesses contos, assuntos pertinentes como bullying, pobreza, luto e exploração social são abordados e criticados no andamento do mangá. Tomie trata sobre a obsessão de maneira geral. Da cobiça pela garota que esnoba e as inseguranças de não se encaixar nos moldes da sociedade que é presa em eliminar aquilo que é diferente, o que é desajustado. É uma história que faz revirar o estômago, mas ao mesmo tempo prende o leitor em suas cenas contraditórias, cativando-o e conduzindo-o até o final. 

 

REFERÊNCIAS: 
Como JUNJI ITO virou o mestre dos mangás de horror com TOMIE. Pipoca & Nanquim. Janeiro, 2021. Disponível em: <https://pipocaenanquim.com.br/video/como-junji-ito-virou-o-mestre-dos-mangas-de-horror-com-tomie-pipoca-e-nanquim-421/>. Acesso em: 23 de fevereiro, 2021.
GUERRERO, Gabriel. As muitas faces de Tomie. QuadroXQuadro. Dezembro, 2019. Disponível em: <https://quadroxquadro.com.br/index.php/2019/12/04/as-muitas-faces-de-tomie/>. Acesso em: 25 de fevereiro, 2021.
NASCIMENTO, Lucas. Pipoca & Nanquim publicará “Tomie”, de Junji Ito. JBOX. Dezembro, 2021. Disponível em: <https://www.jbox.com.br/2020/12/20/pipoca-nanquim-publicara-tomie-de-junji-ito/ >. Acesso em: 23 de fevereiro, 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »