Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/05/2019 às 17h57min - Atualizada em 21/05/2019 às 17h57min

Sony e Microsoft vão se unir para enfrentar a Google

As empresam têm como objetivo aperfeiçoar nos serviços streaming

Pedro Dias - Geek
Site:arte/fdccomunicação
Na última quinta-feira (16), às empresas Sony e Microsoft anunciaram uma aliança histórica para melhorar os serviços de jogos na “Nuvem”.
 
Há pouco tempo, a empresa Google tinha anunciado que pretendia migrar para o setor de jogos, o que acirraria ainda mais o setor. Nomeado como Stadia, o novo serviço de streaming de games, oferecido pela Google, tem como objetivo fornecer jogos na “nuvem”. A Apple não está de braços cruzados, e, quer entrar neste mercado. A empresa apresentou em sua última conferência o “Arcade”, um plano de assinatura com jogos para Macs, iPads e iPhones.
 
De acordo com o site Exame, o memorado de entendimento assinado pelas duas gigantes da tecnologia, afirma que pretendem se comprometer a “explorar o desenvolvimento conjunto de soluções na nuvem”, com o objetivo de “apoiar os respectivos serviços de jogos e streaming”.

Esta aliança visa “oferecer experiências melhores de entretenimento para os clientes de todo o mundo”. Além disso, as empresas Sony e Microsoft pretendem trabalhar no desenvolvimento de sensores inteligentes de imagens e chip semicondutores. O objetivo dessa ideia é unir a capacidade dos dispositivos de imagem da Sony – que é produzido no Playstation, e combinar com a tecnologia da inteligência artificial da plataforma Azure, da Microsoft – responsável pelos consoles de Xbox.


Fonte: PC Gamer

Segundo o Executivo-chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, a aliança pode contribuir para o avanço dos “conteúdos interativos”, já o Diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, celebrou a liderança tecnológica da Sony no setor e afirmou que a aliança será construída sobre essa história de inovação da concorrente.
 
“Embora sejamos concorrentes em algumas áreas, a Microsoft já é, há vários anos, um sócio-chave da Sony”, afirmou o CEO do grupo japonês, Kenichiro Yoshida, em um comunicado.
 
As negociações entre a Sony e a Microsoft começaram no final de 2018 e foram comandadas pelo gerenciamento sênior da empresa, com base na capital do Japão – Tóquio. “Os funcionários da divisão de game foram pegos de surpresa pela notícia. Gerentes tiveram que acalmar trabalhadores e garantir que os planos para o console da nova geração da companhia não foram afetados”, segundo os repórteres Yuji Nakamura e Dina Bass.
 
Fonte: Voxel

Segundo o site Voxel, a parceria feita com a Microsoft teria sido anunciada em um momento no qual o Playstation estava com uma infraestrutura de rede própria, e mesmo assim, foi considerada insuficiente pelos diretores da Sony. Temendo pelo crescimento de grandes nomes como a Google, e migrando para o ramo de jogos via streaming, a empresa tomou à decisão de unir às forças com o seu antigo rival de longos anos.
 
Apesar da rivalidade amistosa, ambas empresas precisam esquecer às diferenças, por agora, para combater um inimigo em comum. Mesmo que a concorrência seja precisa para termos mais opções de consumo, tanto a Sony como a Microsoft, precisam lidar de uma forma justa e honesta.
 
Existem outros casos, que empresas trabalharam juntas por anos, como é o caso da Apple – Steve Jobs, e a Microsoft – Bill Gates, sendo mais específico, no dia 6 de agosto de 1997, os rivais Steve Jobs e Bill Gates optaram em deixar às intrigas de lado por um bem maior. Naquele dia, a Microsoft investiu cerca de US$ 150 milhões em ações da Apple, ajudando de tal modo para que a empresa não fechasse às portas.


Fonte: IG Economia

De qualquer modo, desde aquela época, já existia a divisão entre os seguidores da Apple e da Microsoft, fazendo uma análise bem rápida, os “fanboys” da Sony e Microsoft; referente aos consoles (videogames), sempre acaba rolando opiniões repletas de controvérsias, ou até mesmo, brigas por qualquer motivo. Seja por uma exclusividade, como brinde. Jogos exclusivos ou serviços adequados para seus videogames.
 
Tanto os videogames da Sony, como da Microsoft, ambos marcaram uma revolução no mercado de jogos no mundo todo. Independente da sua exclusividade ou não.
 
 
Referências:
 
Há 21 anos, Apple foi salva ao receber investimento milionário da Microsoft. 2019. Disponível em <https://canaltech.com.br/mercado/ha-21-anos-apple-foi-salva-ao-receber-investimento-milionario-da-microsoft-119572/> Acessado em: 21.maio.2019

Acordo entre Microsoft e Sony pegou o time do Playstation de surpresa. 2019. Disponível em <https://www.voxel.com.br/noticias/acordo-entre-microsoft-sony-pegou-time-playstation-surpresa_843588.htm> Acesso em: 21.maio.2019 
 
Sony e Microsoft, dois titãs se aliam contra a gigante Google. 2019. Disponível em < https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/05/17/interna_internacional,1054577/sony-e-microsoft-dois-titas-se-aliam-contra-a-gigante-google.shtml> Acessado em 21.maio.2019
 
Sony e Microsoft se aliam para aprimorar serviços de jogos na nuvem. 2019. Disponível em <https://exame.abril.com.br/tecnologia/sony-e-microsoft-se-aliam-para-aprimorar-servicos-de-jogos-na-nuvem/ > Acessado em 21.maio.2019
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »