Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/05/2019 às 18h41min - Atualizada em 21/05/2019 às 18h41min

Abrem inscrições para o Mergulho na Ciência USP

Evento criado pela Universidade de São Paulo oferecerá palestras e oficinas gratuitas sobre ciência para meninas de escolas particulares e públicas

Daiana Pereira
O Mergulho na Ciência USP é um projeto do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo para incentivar o aprendizado de ciência pelas mulheres e a alfabetização científica. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de julho em período integral. Serão abordados diversos campos da ciência, como: Astrobiologia, Astronomia, Educação, Engenharia, Farmacologia, Física, Microbiologia, Neurociências, Oceanografia, Química e Zoologia e Evolução.

Esta edição do Mergulho na Ciência USP é voltado para meninas que estejam do 5° ao 9° ano do ensino fundamental. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 31 de maio, no site mergulho na ciência, e esperar o resultado do sorteio. Serão sorteadas 50 meninas, 25 de escolas particulares e 25 de escolas públicas. Além das alunas, serão sorteadas monitoras, alunas de graduação de qualquer curso e universidade.

O objetivo, segundo a Coordenadora do projeto, Profa. Dra. Camila Signori, é “mostrar um leque de temas não muito tradicionais; incentivar a alfabetização científica ao mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para nosso cotidiano e desenvolvimento do país”. Além disso, Camila explica que o intuito é fortalecer a autoconfiança das meninas e motivá-las para que “busquem diversos caminhos profissionais e se sintam futuras universitárias.”

O evento será realizado, por meio de palestras, oficinas e aulas práticas, o que pode ser uma grande experiência e chance para as meninas que despertarem o desejo pela ciência. Não haverá oportunidade de escolher as áreas, ou seja, todas irão aprender um pouco de todos os campos da ciência selecionados.

Além de toda a estrutura privilegiada do Campus da USP, as sorteadas irão aprender com as cientistas da Universidade, que são professoras doutoras nos temas selecionados. Como é o caso da Coordenadora do Mergulho na Ciência, a qual atua na área de Oceanografia Microbiana.

Participar de todos os dias de evento é um dos critérios de seleção do sorteio para meninas e monitoras, as quais irão de forma voluntária para auxiliar, aprender e ter uma atividade de extensão curricular. As monitoras não precisam estar cursando alguma área da ciência, basta gostar do assunto. No final, todas que participaram irão receber certificado.

Dias do sorteio

As interessadas em participar e que se inscreverem, devem esperar até o dia 5 de junho, dia da divulgação das sorteadas. As que não foram selecionadas, podem esperar por uma segunda chance, por meio da segunda chamada, que ocorrerá no dia 12 de junho. Além disso, é aconselhável acompanhar as informações divulgadas pelo comitê organizador nas redes sociais, que são Facebook e Instagram e o próprio site do Mergulho na Ciência USP.

Informações gerais

O Mergulho na Ciência USP é voltado somente para o público feminino. Camila diz que desconhece eventos voltados especificamente para o público masculino, mas que há outras chances de aprendizado em outros eventos abertos ao público, como: palestras no Instituto Principia para Ensino Médio; visitas à USP para escolas; Evento sobre a Semana do meio Ambiente e Dia Mundial da Oceanografia, 3 à 8 junho, no Instituto Oceanográfico da USP; Curso sobre Noções em Oceanografia, aos domingos, e Programa USP e as Profissões em agosto.

O projeto irá ocorrer no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária. O horário está previsto para ser das 9 às 17 horas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »