Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/03/2021 às 20h09min - Atualizada em 01/03/2021 às 19h53min

Neil Patrick Harris comenta experiência nas gravações de Matrix 4

Longa tem previsão de estreia para dezembro de 2021

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: 20th Century Fox Television / Reprodução: CinemaBlend
Estrondoso sucesso de crítica e público e, igualmente inovador, a franquia Matrix foi um marco na virada do século entre os anos de 1999 e 2003 com uma trilogia inventiva de ação e ficção científica que redefiniu o cinema moderno. Na obra, em um futuro distópico, a realidade, como percebida pela maioria dos humanos, é, na verdade, uma realidade simulada chamada Matrix, criada por máquinas sencientes para subjugar a população humana, enquanto o calor e a atividade elétrica de seus corpos são usados como fonte de energia. Nesse contexto, Neo, um cibercriminoso e programador de computador, é atraído para uma rebelião contra as máquinas.

Passados mais de 20 anos da estreia do longa original, em 1999, um quarto filme vem sendo produzido pela mesma mente criativa das três primeiras partes, Lana Wachowski, agora sem a companhia da irmã Lilly, e é um dos mais aguardados filmes pelo público em 2021. Sem contar com a volta de Lawrence Fishburne, o Morpheu, e Hugo Weaving, o Agente Smith, o longa tem os retornos dos atores Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss aos seus personagens originais, Neo e Trinity, respectivamente, além da adição de Neil Patrick Harris, o Barney da série How I Met your Mother.




Em recente entrevista para o podcast Just for Variety, da Revista Variety, o ator comentou sobre o trabalho em que esteve envolvido em boa parte de 2020 e resumiu o tom das gravações como intimista pela diretora e roteirista Lana Wachowski, além de contar sua experiência na franquia:

Não parecia grande, porque ela aparentava estar em sua zona de conforto, que era trabalhar em tempo real, filmando com luz natural. Às vezes, a gente ficava sentado por uma hora, esperando que as nuvens se dissipassem, e depois ela filmava tudo rapidamente. Você filmaria várias páginas de cada vez em 30 minutos e estaria tudo pronto”, afirmou Patrick Harris.

Você pode pensar que um filme gigante seria feito 100% com base em storyboard e computação gráfica, e nós estaríamos apenas verificando as tomadas. Acho que ela viveu isso três vezes, e eu penso que agora ela quer fazer as coisas do seu jeito. Não era sempre que sentia que estava fazendo algo gigantesco, porque ela tornava tudo muito contido”, finalizou.

Dessa forma, ainda sem maiores detalhes da trama de Matrix 4, o que se percebe da fala de Neil Patrick Harris é que, agora, em um voo solo dentro da franquia, Lana Wachowski está podendo trabalhar do jeito que quer, sem muita intromissão do estúdio e, especialmente, colocando a sua própria identidade no filme, sem precisar dividir a direção com a irmã Lilly. No entanto, Keanu Reeves, o Neo, falou um pouco mais sobre como a trama tende a ser uma emocionante história de amor quando seu personagem e Trinity, vivida por Carrie-Anne Moss irão se reencontrar para enfrentar uma ameaça misteriosa, mas vale lembrar que ambos os personagens morreram ao final de Matrix Revolutions, de 2003. Então, fica a pergunta, qual será o artifício para trazê-los à vida?

Com cenas de ação impressionante e inovadoras para a época, em especial, as batalhas em slow motion, atualmente consagradas pelo diretor Zack Snyder, o longa original discutiu várias questões filosóficas e sociais. Vale ressaltar que o primeiro filme foi ganhador de quatro oscars: montagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. Ao todo, com três filmes, a franquia Matrix arrecadou nos cinemas um montante de 1,6 bilhão de dólares em bilheterias mundiais. O quarto filme está previsto para 22 de dezembro de 2021 e será lançado também no streaming HBO Max.

REFERÊNCIAS:
A COZINHA. Matrix 4 | Neil Patrick Harris comenta clima intimista das filmagens. OMELETE. 17 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/matrix/matrix-4-neil-patrick-harris-clima-intimista. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

ALVES, R. S.. Matrix 4: Neil Patrick Harris diz que filmagens foram muito contidas. TECMUNDO. 17 de fev. de 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/211227-matrix-4-neil-patrick-harris-diz-filmagens-contidas.htm. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

SANTOS, B. B. dos. Matrix 4: Neil Patrick Harris diz que as filmagens estão com clima muito intimista. ADOROCINEMA. 18 de fev. de 2021. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-157604/. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

NOLLA, T. ‘Matrix 4’: Neil Patrick Harris revela que as filmagens foram bastante “íntimas”. CINEPOP. 18 de fev. de 2021. Disponível em: <https://cinepop.com.br/matrix-4-neil-patrick-harris-revela-que-as-filmagens-foram-bastante-intimas-284119/. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

Arquivo de trailers. Matrix (The Matrix 1999) – Trailer Legendado. YOUTUBE. 12 de set. de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2KnZac176Hs. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »