Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2021 às 11h37min - Atualizada em 05/03/2021 às 11h07min

Athletic Bilbao vence o Levante UD e enfrentará o Barcelona na final da Copa do Rei

Os Leones conseguem chegar a final do torneio pelo segundo ano consecutivo e podem vencer dois títulos do torneio em poucos dias

Wagner Maciel - Editado por Juan Camilo
Jogadores do Athletic Bilbao comemoram a vitória diante do Levante - Foto: Divulgação/Instagram/Athletic Club

Na última quinta-feira (4), o Athletic Bilbao viajou até o estádio Ciudad de Valencia para encarar o Levante UD pela semifinal da Copa do Rei da Espanha. As equipes haviam empatado no primeiro encontro por 1 a 1, placar que dava vantagem ao plantel do treinador Paco Lopez. Na volta, o time do País Basco venceu na prorrogação por 2 a 1, e terá o Barcelona pela frente na grande final.

 

Com a classificação, o Bilbao terá a chance de ganhar dois títulos em menos de 15 dias. Isso se dá pelo fato de que o time basco chegou a final da Copa do Rei na edição 2019/20. Porém, a final foi adiada pelos organizadores, na espera pelo retorno dos torcedores aos estádios. Como a entrada de público ainda não foi permitida devido ao números de infectados pelo Coronavirus, os leones vão enfrentar o maior rival Real Sociedad no dia três  de abril, e o Barça no dia 17.

 

PRIMEIRO TEMPO

 

O árbitro  Del Cerro Grande autorizou,aos cinco minutos,os visitantes chegaram com perigo ao gol adversário. O lateral De Marcos chegou em velocidade pela ponta direita e cruzou para Raul Garcia, que finalizou à esquerda do goleiro. Minutos depois, o Levante chegou com perigo na área e abriu o placar com Roger Martí. Após receber cruzamento de Rocinha, o camisa nove girou e ampliou a vantagem dos mandantes.  

 

O jogo seguia equilibrado em posse de bola e chutes a gol, quando, aos 29', Raul Garcia foi derrubado na grande área em um rápido contra-ataque de seu time. O camisa 22 bateu o pênalti com muita precisão no lado esquerdo de Aitor Fernandéz. Ambas equipes conseguiram chegar com muito perigo ao gol. Principalmente, os Granotes que observou um de seus ataques parar na trave adversária. No entanto, o empate perdurou até o fim do tempo regulamentar, com cada equipe chutando quatro vezes a gol.

 

SEGUNDO TEMPO

 

A segunda etapa começou frenética, com o Levante se segurando e os Leones pressionando no campo de ataque. Os bascos investiam em ataques com o capitão pela lateral da grande área e criavam uma superioridade em finalizações. Dentre as boas chegadas, o camisa 9 Williams, teve uma boa chance de virar o jogo após receber um passe na marca penal, mas finalizou mal a direita do gol de Fernández.

 

Vendo seu time ser envolvido pelo estilo de jogo do rival, o treinador Lopez fez todas suas cinco substituições ainda no tempo normal, na tentativa de sair do campo de defesa. Já Marcelino preferiu guardar todas suas alterações para a prorrogação, pois poderia renovar a energia de seu time, mantendo a mesma intensidade sobre o oponente. 

 

PRORROGAÇÃO - 1º TEMPO

 

A partida foi reiniciada e o Athletic não se intimidou diante da exaustão que os jogadores sentiam. O clube seguiu pressionando, chegando a ter 72% de posse de bola. Entretanto, as duas finalizações que tiveram não foram no alvo. Então, Marcelino substituiu algumas peças de seu time para gerar um novo ânimo, trocou dois laterais, dois meias e o artilheiro Raúl Garcia. O Levante teve ainda uma boa chance de gol e uma cobrança de falta do camisa 10, Enis Bardhi, mas Unaí Simon fez uma grande defesa e manteve o empate.

 

PRORROGAÇÃO - 2º TEMPO

 

Após tocar pouco na bola, na primeira etapa, os Granotes chegaram a equilibrar a posse de bola, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. Aos 7 minutos, da segunda parte, Berenguer, o único meia que não havia sido substituído, marcou para os visitantes. Após receber um passe desviado de Jon Morcillo, o jogador de apenas 25 anos bateu colocado e balançou as redes para o Bilbao. O goleiro Fernández não contava com um desvio na defesa, que mudou completamente a trajetória da bola.

A essa altura do jogo, os pênaltis já não aconteceriam mais, e o Levante teria que fazer dois gols para seguir ao próximo estágio. Os visitantes não facilitaram para a equipe de Valência, e saíram vencedores do embate. Os Leones, que já conquistaram a Copa do Rei 24 vezes, buscam mais dois títulos no mês de abril. O Athletic conseguiu mostrar ao mundo que a tradição de ter apenas jogadores bascos não é um impedimento para disputar grandes títulos em altíssimo nível.
 

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

No próximo domingo (7), o Levante irá até a Reale Arena, para enfrentar a equipe da Real Sociedad pela 26ª rodada de La Liga. Os Granotes se  encontram na nona colocação, com 42 pontos em 25 jogos. Em décimo lugar no campeonato nacional, o Bilbao receberá o Granada no estádio San Mamés. Os Leones podem empatar em pontos com o próximo oponente, visto que os Rojiblancos estão apenas três pontos à frente na tabela. 

 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »