Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2021 às 21h10min - Atualizada em 07/03/2021 às 21h59min

Leve e divertido, o live action de Tom e Jerry consegue encantar os fãs da dupla e entrega um ótimo longa para toda família

Bruno Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Em um filme leve e divertido, o live action de Tom e Jerry consegue encantar os fãs da dupla e entrega um ótimo longa para toda família. Confira a crítica completa.
 

A dupla Tom e Jerry, é a dupla de gato e rato mais conhecida entre os amantes de desenhos animados, além do sucesso que ambos conseguiram em mais de 80 anos de história, eles foram sempre adaptados para os novos formatos, seja em longas animados ou novas histórias para uma nova geração. Era esperado que em algum momento eles ganhassem um live action para os cinemas, e em ‘Tom e Jerry’ temos uma nova história para a família toda do jeito certo.

Mesmo com o tom mais infantil dado para o filme, é um acerto colocar outros elementos além da dupla. Michael Peña (Homem Formiga e a Vespa) e Chloë Grace Moretz (5ª Onda), que fazem respectivamente o gerente do hotel e a auxiliar que tenta se ‘livrar’ de Jerry, são ótimas adições e ambos realizam cenas cômicas interessantes, mesmo Moretz que não faz muitos papéis de comédia está bem no papel.

Claro que não é possível fazer um filme da dupla animada, sem as cenas características do desenho, como a falta de gravidade em alguns momentos ou a ausência da física onde eles podem movimentar livremente objetos. Essas cenas são só estranhas para quem está sendo apresentado a Tom e Jerry por este filme, mas assim que estes novos espectadores se acostumam a isso, o longa transcorre com um bom ritmo, mesclando cenas dos dois e do elemento ‘humano’.

A escolha técnica para realizar Tom e Jerry com características muito próximas do original, mas principalmente por utilizar um 2D diferente dos lives actions como Detetive Pikachu (2019) e Sonic (2020), foi interessante, pois não temos um versão hiper-realista dos personagens e muito menos uma nova versão. Essa preferência técnica destaca este filme das outras produções e faz algo inusitado, pois mesmo com este traço, a interação com os outros elementos como chuva são carregados de detalhes.

Eles não são elementos estranhos aqui, eles são como qualquer gato e rato, com as suas personalidades e escolhas de vida. Tom e Jerry tem seus próprios sonhos e anseios para melhorar de vida, a caçada que tanto conhecemos só realmente acontece quando os dois se encontram neste hotel em Nova York. Ou seja, deram uma história de origem para a dupla mostrando como se conheceram que abre espaço para uma possível franquia.

Claro que em 80 anos de história, alguns elementos da dupla se perdeu ao longo do tempo, pela gerações que assistem a ‘Tom e Jerry’ irem mudando, esse desafio de escolher o que mostrar coube ao diretor Tim Story (Quarteto Fantástico), que manteve as disputas com bastante grafismo, mas cenas mais duras comuns na década de 80 e 90, serão deixadas de lado, para justamente manter a classificação livre para todos os públicos. O único problema é que ele insere outros personagens do desenho, que ficam coadjuvantes a história e pouco são aprofundados.

Este excesso de personagens humanos e animados seja justamente o principal problema da trama, pois a maioria deles não são explorados com qualidade, e as interações mesmo que bem executadas ficam refém ao principal evento do hotel, que fica sendo chamado como ‘Casamento do Século’, que muito tempo de tela comparado as brigas de Tom e Jerry.

Mesmo com estes problemas, ‘Tom e Jerry’ entrega um ótima forma de entretenimento para a família toda, em um live action que soube se diferenciar dos produtos atuais, com traço cartunesco e principalmente mantendo a essência da dupla de gato e rato mais conhecida dos desenhos intacta.


REFERÊNCIAS:

MUNIZ, Thiago. Tom & Jerry mostra como se faz um bom e divertido live action. Pipocas Club. 11 de fev. 2021. Disponível em: <
https://pipocasclub.com.br/2021/02/11/critica-tom-jerry-mostra-como-se-faz-um-bom-e-divertido-live-action/>. Acesso em 01 de mar. 2021.

SABBAGA, Julia. Tom e Jerry: O Filme tem envelopagem moderna mas acerta ao confiar no clássico. Omelete. 20 de fev. 2021. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/tom-e-jerry-o-filme-critica>. Acesso em 01 de mar. 2021. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »