Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2021 às 18h40min - Atualizada em 06/03/2021 às 18h29min

Bandanas e lenços bombam no BBB 21; entenda essa tendência

Os acessórios conseguiram unir moda, marketing e influência

Mylena Campos - Editado por Thayane Domingos
Reprodução / Rede Globo
Desde o início do reality Big Brother Brasil 2021 dois acessórios vêm chamando atenção dos espectadores: as bandanas e lenços. O primeiro, foi um dos marcos da moda na década de 1970 com a ascensão do movimento hippie. Já nos anos 90, a peça fazia referência a uma estética de moda jovem, refletida no cinema em filmes como “As Patricinhas de Beverly Hills”, e até nos figurinos de bandas de rock. As bandanas também estiveram em evidência no Brasil, com o cantor baiano Bel Marques, que sempre as usou e tornou o acessório parte do seu estilo. 

Mas, essa tendência já estava em alta antes mesmo do programa começar. A bandana já havia aparecido em 2019, nos desfiles da Dolce & Gabanna e da Gucci. O uso desse acessório está dividido em duas partes, a primeira pelos desfiles e a segunda está ligada a pandemia,

De acordo com a Comunicóloga e Publicitária, Iasmim Almeida, essa febre tem nome e sobrenome e se chama marketing de influência. "Nós queremos os produtos. Vamos querer comprar as bandanas que estão usando, por exemplo. Algumas marcas de bolsas, antigamente, lançavam malas edição BBB. Era uma febre. Todos queriam ter,” lembra Iasmim. 

Uma das palavras chaves relacionada ao uso das bandanas é a versatilidade, pois, podem ser usadas com uma dobra triangular (o famoso pirata), uma faixa amarrada em volta da cabeça ou com cabelo preso em volta da amarração. Além disso, o acessório não precisa ser necessariamente usado na cabeça: é possível amarrar duas bandanas juntas e usar como um top. 

Em relação  ao aumento da venda e consumo de bandanas  a publicitária explica que "quando assistimos um programa, série, novela, aquilo, de certa forma, gera um poder de influência na gente, e quando gostamos muito de algo, queremos trazer isso para o nosso dia a dia”.
E é exatamente o que está acontecendo no Big Brother. Memes, challenges, aumento na procura de hashtags, entre outros.

Atentas ao que ocorre a sua volta, às participantes do BBB levaram as bandanas na mala. E o uso no dia a dia, criou repercussão no mercado. A peça se tornou protagonista nesta edição do reality show, assumindo um dos assuntos mais comentados do Twitter. Carla Diaz, Pocah, Viih Tube, Thaís Braz  e Fiuk não abrem mão delas no jogo.

A Atriz Carla Diaz usou o lenço nas fotos oficias do reality (Foto/Reprodução: Instagram @carladiaz)
Sobre o programa ser um ícone relacionado a tendências, Iasmim alerta: “É legal ser um ditador de tendências, é legal você poder influenciar pessoas, mas é preciso muito cuidado. No caso, estamos falando de um objeto. Mas acabam influenciando em outros aspectos também. Muitos não têm a maturidade formada ainda. Então, é preciso cuidado.”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »