Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2021 às 21h57min - Atualizada em 07/03/2021 às 21h55min

Garotos da base brilham, Palmeiras vence o Grêmio e é campeão da Copa do Brasil

Título coroa uma temporada com três taças em ano que a categoria de base foi fundamental ao Palmeiras

Lucas de Almeida Andrade - editado por Wesley Bião
Felipe Melo ergue o troféu da Copa do Brasil ao lado dos companheiros de time (Foto: Marcos Ribolli/ge.globo)
O Palmeiras se sagrou o grande campeão da Copa do Brasil de 2020 ao derrotar o Grêmio pelo placar de 2x0 em partida realizada no Allianz Parque na noite deste domingo (7). Os gols da equipe alviverde saíram apenas no segundo e foram marcados por Wesley e por Gabriel Menino, ambos revelados pelas categorias de base do clube. A equipe paulista já havia vencido a partida de ida por 1x0 e não tomou conhecimento do adversário para conquistar o tetracampeonato da competição. Foi o terceiro título do clube na temporada, que já havia vencido o Campeonato Paulista e Libertadores. A partida deste final de semana colocou um fim na temporada de 2020 após paralização devido a pandemia de Covid-19.
 
PRIMEIRO TEMPO

Precisando reverter o placar adverso da primeira partida da final, a equipe do Grêmio começou com uma escalação diferente para surpreender o adversário. Thaciano entrou no lugar de Jean Pyerre no meio-campo e Vanderson entrou no lugar de Victor Ferraz na lateral, e logo nos minutos iniciais as mudanças do técnico Renato Gaúcho pareciam que surtiriam efeito.

Logo aos dois minutos, Vanderson cruzou na área, porém Pepê não alcançou. O Tricolor pressionava o time da casa e criou mais duas boas oportunidades com Diego Souza e Alisson. Entretanto, o Palmeiras conseguiu equilibrar as ações ofensivas do rival e passou a controlar a partida, tanto que aos 18 minutos Raphael Veiga empurrou a bola para o fundo do gol, mas Rony, que deu assistência ao companheiro, estava em posição de impedimento na origem da jogada. A etapa inicial seguiu com as duas equipes buscando uma oportunidade de abrir o placar, porém ninguém conseguiu vazar a meta adversária.
 
SEGUNDO TEMPO

Para a etapa final da nenhuma equipe fez modificações na escalação inicial. Com menos de um minuto, Raphael Veiga criou boa oportunidade com em chute de longa distância que Paulo Victor fez defesa segura. O Grêmio que teve mais posse de bola no primeiro tempo, continuava trocando mais passes que os donos da casa, mas não conseguia transformar em oportunidades de gol. E foi justamente por conta de tanto domínio que o Palmeiras abriu o placar.

Aos sete minutos, após mais uma troca de passe dos gremistas que não resultou em chance gol, Veiga puxou contra-ataque e deu a assistência para o garoto Wesley marcar. Com dois gols no agregado para o Palmeiras, o Grêmio passou a jogar mais no ataque para tentar diminuir a desvantagem, mas nem mesmo as substituições de seu técnico surtiram efeito. Os palmeirenses continuaram marcando bem e assustando o goleiro rival em contra-ataques. Aos 39 minutos veio o gol do título, marcado por Gabriel Menino, outra prata da casa, que recebeu assistência de Willian, após mais um contra-ataque.

Este foi o segundo título do técnico Abel Ferreira - que antes de chegar no Brasil nunca havia vencido um título no posto de treinador no período de quatro meses de trabalho no Brasil. Com a vitória o Palmeiras ainda ganhou um prêmio de R$ 54 milhões e soma ao final da temporada de 2020 R$ 227 milhões em premiações.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A equipe da capital paulista terá pouco tempo para comemorar mais um título. Ela volta a campo na próxima quinta-feira (11) contra o São Caetano pelo Campeonato Paulista. Por causa do vice-campeonato o Grêmio irá jogar a fase preliminar da Libertadores já nesta quarta-feira (10) contra o Ayacucho, do Peru, em casa. A partida de volta será no dia 16 de março. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »