Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2021 às 23h55min - Atualizada em 11/03/2021 às 23h32min

WandaVision | a série que fez a Marvel sair da zona de conforto

As séries de tv entraram para a lista de prioridades da Marvel Studios

Maximiano Sousa - Editado por Ana Terra
Que o universo cinematográfico da Marvel (UCM) conta uma única história ao longo de anos, conectando diversos filmes, não é nenhuma novidade. Entretanto, com o sucesso dos longas nos cinemas, logo se foi pensado em expandir ainda mais esse universo, dessa vez para as televisões.

Em 2013, foi criada a primeira série que se passaria no universo Marvel, Agents Of SHIELD, que trouxe de volta o agente Coulson, personagem fundamental para a junção d’Os Vingadores. O que aconteceu foi que, apesar de tentarem a todo custo acompanhar os eventos de cada filme — inclusive utilizando personagens que já deram as caras nas telonas — a relação cinema e televisão nunca foi recíproca.
 
Por diversas vezes os acontecimentos das obras cinematográficas atropelaram o enredo dos seriados — como aconteceu em Capitão América: Soldado Invernal, onde a S.H.I.E.L.D foi descontinuada e os roteiristas da série, Agents Of SHIELD, tiveram que abusar da criatividade para darem sequência à obra.
 
Outras tentativas também aconteceram, como Agente Carter e as séries da Marvel na Netflix, que teoricamente também se passam no universo Marvel — mas sem nenhuma participação nos eventos, além de citações e referências irrelevantes.

Somente em 2019, a realidade começou a mudar. Durante a San Diego Comic-Con, a fim de atrair assinantes para o seu recém lançado serviço de streaming, o Disney+, empresa anunciou a produção de uma enorme leva de novos programas da Marvel, que se passarão dentro do universo compartilhado e ajudarão a dar continuidade a narrativa.

“Mas o que muda dessa vez?”, praticamente tudo!
A partir deste momento, quem supervisiona a produção das séries é o próprio Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios e principal responsável pelo sucesso do UCM. Devido à visão — para não dizer genialidade — de Feige em conectar acontecimentos entre os filmes, de maneira com que ajam como peças de um quebra-cabeças, a televisão se torna apenas mais um recurso em suas mãos. Obviamente, o fato de as produções serem lançadas em um serviço de streaming que faz parte do conglomerado de empresas à qual a Marvel responde, facilitou bruscamente este processo.

WandaVision foi a primeira série original da Marvel a ver a luz do dia. O seu lançamento mundial aconteceu no dia 15 de janeiro deste ano, com dois episódios disponibilizados no Disney+; seu encerramento aconteceu no dia 5 de março, com nove episódios ao total.
A obra fez tanto sucesso que, de acordo com a Forbes, se tornou a série de TV mais assistida do mundo no streaming

Sobre WandaVision:
 
A película que deu início a 4ª fase do universo Marvel já se destaca das antigas produções a partir do primeiro episódio.
 
WandaVision foi bastante corajosa em não utilizar a tão falada “fórmula Marvel”. Os dois primeiros episódios foram bem extravagantes. Sem, absolutamente, nenhum contexto, fomos inseridos em uma realidade baseada em sitcoms dos anos 50 — com direito a imagens em preto e branco e bordas pretas para simular as dimensões televisivas de antigamente — onde vemos os protagonistas, Wanda e Visão, vivendo pacatamente na cidade de Westview.
A cada episódio que se passava, a inspiração em sitcoms era atualizada em uma década, sempre mantendo o tom de suspense e, as vezes, um toque de terror psicológico. Fugindo novamente dos padrões da empresa, que costuma produzir conteúdo mais leve, direcionado para todos os públicos.
 
A obra não deve ganhar uma segunda temporada, pois os personagens já irão aparecer novamente — e com papéis relevantes — em Doutor Estranho 2, que está confirmado para 2022. O que já torna nítido o quão comprometida a Marvel está em unificar a produção de conteúdo do cinema com a TV.

O tempo em que os seriados ficavam em segundo plano para a empresa, já passou. Daí em diante, quem quiser ficar por dentro de todos os acontecimentos do universo compartilhado da Marvel, terá que assistir, além dos longas-metragens, também os programas televisivos, porque agora, ambos dividem a mesma importância.

REFERÊNCIAS:

COZINHA, A. WandaVision | Segunda temporada não está nos planos da Marvel, diz Kevin Feige. Omelete, 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/wandavision-marvel-segunda-temporada-nao-esta-nos-planos>. 25 de fevereiro de 2021.
ELOI, Arthur. Como WandaVision é uma nova etapa para a Marvel na televisão. Omelete, 2021. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/como-wandavision-mudou-a-marvel>. Acesso em 5 de março de 2021.
MAYBERRY, Carly. Disney+’s ‘WandaVision’ Cast Into Top Viewing Spot Worldwide. Forbes, 2021. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/carlymayberry/2021/02/11/disneys-wandavision-cast-into-top-viewing-spot-worldwide/?sh=1621c74f6133>. 11 de fevereiro de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »