23/05/2019 às 20h36min - Atualizada em 23/05/2019 às 20h36min

Conheça as curiosidades sobre a cidade maravilhosa

Ana Carolina Nunes - Diego Araujo
Rede Rio Hotéis e Momondo Viagens
Eco Turismo/Divulgação
Sabemos que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do mundo por ter uma das sete maravilhas do mundo e uma das mais visitadas do país. De fato ainda há coisas que nem todo mundo conhece sobre a cidade. Que tal conhecer com a gente? A cidade recebe por ano milhares de turistas de todas as partes para desvendar as belezas naturais da metrópole. Apesar de ser bem conhecida mundialmente, porém poucas pessoas sabem sobre seus segredos e curiosidades. Você sabia que o próprio nome origina-se por conta de a encontrarem no primeiro mês do ano e acharem que a Baía de Guanabara era a foz de um rio? Separamos aqui alguns fatos para você testar seus conhecimentos sobre a cidade maravilhosa.
 
O Cristo Redentor é o ponto mais atingido por raios 



Foto: Divulgação
Cristo Redentor aos olhos da cidade Iluminada

As descargas elétricas trazem uma grande ameaça para o principal monumento da cidade. A explicação para a frequência de raios na cidade é que a combinação de montanhas com a grande concentração de água atrai as descargas. A estátua é atingida, em média dois a quatro raios por ano, segundo o IBPE ( Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais ).
 
A Ilha de Guanabara possui mais de 100 ilhas 



Foto Divulgação
Baía de Guanabara numa manhã ensolarada 

A Baía de Guanabara serve de plano de fundo para as paisagens da praia de Copacabana, do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. Ela se espalha por nada menos que 15 cidades, é a segunda maior baía do Brasil, com 412 km², 53 praias e mais de 100 ilhas. Uma dessas ilhas é a chamada de Ilha do Governador, é considerada a maior de todas, e onde situa-se também o aeroporto internacional do Rio.
 
Possui a maior floresta urbana do mundo 



Foto: Divulgação 
A Floresta da Tijuca é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade

Por ser uma cidade grande com mais de 6 milhões de habitantes, mas também pode-se sentir em uma cidade pequena, por conta de possuir uma enorme floresta urbana. A Floresta da Tijuca conta com uma área de conservação de 33km² sendo resultado de um reflorestamento feito no século XIX.  Vários pontos turísticos são localizados parcialmente na Floresta da Tijuca, um deles é o jardim Botânico.
 
O Frescobol é Carioca



Foto: Divulgação
O Frescobol é um dos esportes mais praticados nas praias cariocas 

O esporte surgiu nas areias de Copacabana em 1940. Seu idealizador foi Lian Pontes de Carvalho, dono de uma fábrica de pranchas e móveis que usava as sobras de madeira para confeccionar raquetes.  Houve uma época em que o Frescobol foi proibido em Copacabana, por isso, seus praticantes começaram a frequentar outras praias, a fim de praticar o esporte. Hoje o frescobol é uma das formas de lazer mais populares do país e tem até dia comemorativo.
 
É o lugar onde possui a oitava maior biblioteca do mundo 



Foto: Divulgação
A Biblioteca do Rio de Janeiro está entre as maiores do mundo

A Família Real precisou tomar uma difícil decisão: Fugir para o Rio de Janeiro, para escapar de Napoleão Bonaparte e suas tropas, trouxe consigo uma das maiores riquezas de Portugal: A Biblioteca Real com seus 60.000 livros. Quando chegou a cidade, um dos primeiros decretos do Príncipe Regente foi criar a Biblioteca Nacional, que se tornou a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de 15 milhões itens.
 
O Carnaval Carioca é considerada a maior festa do mundo 
 
Segundo o Guinness, o Livro dos Recordes Mundiais em 2004, a festa popular atraiu mais de 400.000 visitantes estrangeiros,  um número recorde. Além dos visitantes de fora, o Rio recebe todos os anos cerca de 5 milhões de pessoas para participarem das centenas e famosas festas de rua  - os Blocos.
 
A maior partida de futebol aconteceu no Rio 
 

A maior lembrança para os cariocas é do dia 16 de Julho de 1950, cujo um dia histórico. Brasil jogava com o Uruguai na final da Copa do Mundo. O palco era o Maracanã, que na época era maior estádio do mundo. Um total de 173.850 pessoas estavam presentes na partida de futebol. Portanto o Uruguai levou a melhor no jogo.
 
Oscar Niemeyer é Carioca 



Foto: Divulgação
O arco da Marquês de Sapucaí é uma das obras de Oscar Niemayer

Brasília é certamente um dos maiores e mais destacados troféus da Oscar Niemeyer, mas o homem por trás da moderna arquitetura nasceu e foi criado na cidade do Rio, onde também tem algumas pérolas de Niemeyer como o Palácio Gustavo Capanema e o Sambódromo Marquês de Sapucaí.
 
Salve o Rei Momo do Carnaval
 


 Foto: Divulgação 
Salve a sua Majestade Real, o Rei Momo do Carnaval

Todo carioca espera ansiosamente pela sexta-feira em que o prefeito entrega as chaves da cidade para o Rei Momo, dando assim o início do Carnaval. Essa tradição ocorre no Rio desde 1933. O Rei Momo é uma figura mítica, piadista cujo as origens históricas surgiu na Grécia Antiga. Ele simboliza a festa e a liberdade da razão, sendo representada por um homem gordo e alegre, vestindo roupas festivas.
 
O céu mais azul do mundo é o do Rio 


Foto: Divulgação
A vista para o céu do Calçadão 

A afirmação parece audácia, mas é baseada em uma pesquisa feita em 2006 por pesquisadores de TV, que viajaram o planeta em busca do céu mais azul.

Natanael Cunhar reside no Rio de Janeiro e afirma que a cidade tem muito à oferecer , "O Rio é mesmo maravilhoso, tem praias incríveis, e a culinária nem se fala e o meu prato favorito é a famosa feijoada. A méttropole também conta com as vistas lindas , e a minha preferida é a vista chinesa, a visão dela sobre a cidade maravilhosa supera a de Cristo Redentor . E nós cariocas somos muitos conhecidos por sermos acolhedores." Acrescentou ele. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »