Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/03/2021 às 19h02min - Atualizada em 18/03/2021 às 19h33min

Marvel e DC Comics anunciam HQs especiais para o mês do Orgulho LGBTQ+

Revistas serão lançadas em junho e irão trazer os personagens pertencentes à comunidade LGBTQ+ de cada editora

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: DC Comics / Reprodução: Legião dos Heróis
Duas das maiores editoras de quadrinhos norte-americanas, a Marvel e a DC Comics anunciaram o lançamento de HQs especiais para comemorar o mês do Orgulho LGBTQ+, que ocorre em junho em homenagem à Rebelião de Stonewall. As revistas DC Pride e Marvel’s Voices: Pride #1 chegarão às bancas norte-americanas nos dias 8 e 23 do mês, respectivamente.

Ambos os lançamentos têm como objetivo celebrar os personagens das editoras que fazem parte da comunidade LGBTQ+. Além disso, tanto a Marvel quanto a DC Comics planejam ainda outras formas de comemorar o mês de junho e aumentar a representatividade em suas obras.

Confira mais detalhes sobre os planos da Marvel e da DC Comics para o mês do Orgulho LGBTQ+:


Marvel
 

O principal lançamento já anunciado pela editora para comemorar o mês de junho é a HQ Marvel's Voices: Pride #1. A revista deve apresentar aventuras inéditas, focando nos heróis e vilões da Marvel que fazem parte da comunidade LGBTQ+.

Entre os personagens que farão parte da HQ, alguns dos mais conhecidos são: Mística, Sina, Nico Minoru, Karolina Dean, Homem de Gelo, Daken, Karma, Wiccano, Hulkling e Estrela Polar (o primeiro herói confirmadamente gay da editora). Além das histórias inéditas, Marvel's Voices: Pride #1 deve revisitar momentos importantes ligados à evolução da representatividade LGBTQ+ na editora.

As novas aventuras de Marvel's Voices: Pride #1 serão criadas por um grupo de grandes artistas e escritores, que inclui nomes como Kieron Gillen, Olivier Coipel, Steve Orlando, Anthony Oliveira, Tini Howard, Vita Ayala, Kris Anka e Javier Garrón. A revista é apenas um dos planos da Marvel para comemorar o mês do Orgulho LGBTQ+, sendo que até o momento a editora anunciou mais um deles – a apresentação do primeiro homossexual a assumir o manto do Capitão América.



DC Comics
 
A DC Comics, por sua vez, fez diversos anúncios ligados ao mês de junho, entre eles o lançamento da DC Pride.  A HQ de 80 páginas trará histórias protagonizadas por personagens da editora pertencentes à comunidade LGBTQ+, como: Batwoman, Renee Montoya, Midnighter, Arlequina, Hera Venenosa, Apollo e Constantine.

Uma das histórias anunciadas da HQ é Dreamer, aventura que irá apresentar a super-heroína transgênero de mesmo nome pela primeira vez nos quadrinhos. A personagem, que surgiu na série Supergirl, terá a sua história escrita por Rachel Stott e Nicole Maines - a atriz que interpreta Dreamer (ou Sonhadora, em português) na produção.
 
Compondo o time que criará as aventuras de DC Pride, estão ainda profissionais como Stephen Byrne, Amy Reeder e Sina Grace, entre outros. A revista contará também com páginas em homenagem aos personagens LGBTQ+ das séries do Arrowverse, da DC, e aos atores que os interpretam.

Além da revista, as comemorações do mês do Orgulho LGBTQ+ da DC Comics incluirão ainda outras novidades. Entre elas, se destacam o lançamento de capas variantes ligadas à temática LGBTQ+ para várias de suas HQs e a publicação de quadrinhos da editora indicados ao prêmio GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) por sua representatividade.


Histórico de Representatividade
 
Tanto na Marvel quanto na DC Comics, ocorreram várias tentativas, ao longo dos anos, de introduzir personagens pertencentes à comunidade LGBTQ+ nas histórias. Porém, essas ideias costumavam ser vetadas pelas editoras, o que atrasou o avanço da representatividade nas revistas.

O primeiro super-herói a ser confirmado como parte da comunidade LGBTQ+ em uma HQ de uma das maiores editoras do segmento foi o Estrela Polar, da Marvel. O personagem criado por John Byrne já aparecia nos quadrinhos desde 1979, porém a sua homossexualidade só foi revelada em 1992.  

Mais tarde, Estrela Polar e outro personagem, Kyle Jinadu, iniciaram um relacionamento. E, em 2012, eles protagonizaram um momento histórico - o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em uma HQ da Marvel.

Após o surgimento do primeiro personagem da comunidade LGBTQ+ da Marvel, muitos outros apareceram. Entre eles, vale destacar Mighty Rebekah, a primeira heroína trans, e o casal Wiccano e Hulkling, cujo casamento foi o primeiro entre dois super-heróis na editora.

Já o primeiro personagem homossexual nas HQs da DC Comics foi Extraño, em 1988. Porém, o herói é considerado problemático, uma vez que seguia todos os estereótipos criados sobre homens gays e era usado principalmente como alívio cômico.

 

Com o passar dos anos, as representações da comunidade LGBTQ+ na editora evoluíram. Assim, apareceram personagens como Apollo e Meia-Noite, dois heróis homossexuais que formam um casal e são mostrados nas HQs de forma nada estereotipada.

Vale lembrar ainda que a DC Comics criou, em parceria com a editora IDW, uma coletânea de histórias que é considerada uma carta de amor à comunidade LGBTQ+. Intitulada Amor é Amor, a obra levantou fundos para sobreviventes e familiares de vítimas do Massacre de Orlando, ocorrido em 2016 na boate gay Pulse, e contou com a presença de personagens icônicos dos quadrinhos.

Referências:

AVILA, G. 8 momentos de representatividade LGBTQI+ nas HQs. Omelete, 25 de jun. 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/quadrinhos/8-momentos-de-representatividade-lgbtqi-nas-hqs#13>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

DC JUNTA personagens LGBTQ+ em antologia com Batwoman, Arlequina e mais. Uol, 11 de mar. 2021. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/03/11/dc-junta-personagens-lgbtq-em-antologia-com-batwoman-arlequina-e-mais.htm>. Acesso em: 15 de mar. 2021.

ETHAN. Casal gay da Marvel, que Crivella tentou censurar, faz história ao se casar nos quadrinhos. Empoderadxs, 6 de ago. 2020. Disponível em: <https://empoderadxs.com.br/2020/08/06/casal-gay-da-marvel-que-crivella-tentou-censurar-faz-historia-ao-se-casarem-nos-quadrinhos/>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

GOODEN, T. DC Comics Celebrates LGBTQ Pride with New Anthology Comic. Nerdist, 11 de mar. 2021. Disponível em: <https://nerdist.com/article/dc-comics-pride-lgbtq-anthology-comic/>. Acesso em: 15 de mar. 2021.

HENDERSON, M. DC anuncia conteúdo especial para o mês do Orgulho LGBTQIA+. Diário 24h, 11 de mar. 2021. Disponível em: <https://www.diario24horas.com.br/noticia/55610-dc-anuncia-conteudo-especial-para-o-mes-do-orgulho-lgbtqi->. Acesso em: 17 de mar. 2021.

MARVEL Comics Honors Pride Month with 'Marvel's Voices: Pride' #1. Marvel, 12 de mar. 2021. Disponível em: <https://www.marvel.com/articles/comics/marvel-comics-honors-pride-month-with-marvel-s-voices-pride-1>. Acesso em: 15 de mar. 2021.

MATTOS, G. Marvel e DC comics anunciam HQs especiais para celebrar mês do orgulho LGBTQ+. Legião dos Heróis, 14 de mar. 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2021/marvel-e-dc-comics-hqs-orgulho-lgbtq.html>. Acesso em: 14 de mar. 2021.

MILLER, V. DC Comics celebrará o Mês do Orgulho com HQ especial. Gay Blog BR, 12 de mar. 2021. Disponível em: <https://gay.blog.br/noticias/dc-comics-celebrara-o-mes-do-orgulho-com-hq-especial/>. Acesso em: 14 de mar. 2021.

MILLER, V. Novo Capitão América é gay. Gay Blog BR, 16 de mar. 2021. Disponível em: <https://gay.blog.br/noticias/novo-capitao-america-e-gay/>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

NADEL, N. Meet Extrano, the Gay Superhero DC Comics Would Rather You Forget. The FW. Disponível em: <https://thefw.com/extrano-dc-comics/>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

RICELLI, W. Arrowverse | Saiba a ordem cronológica das séries da DC e não fique mais perdido! Poltrona Nerd, 23 de mai. 2021. Disponível em: <https://poltronanerd.com.br/series/arrowverse-saiba-a-ordem-cronologica-das-series-da-dc-98780>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

ZOCCHI, G. Marvel apresenta sua primeira super-heroína trans. Capricho, 12 de dez. 2019. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/comportamento/marvel-apresenta-sua-primeira-super-heroina-trans/>. Acesso em: 17 de mar. 2021.

 




 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »