26/03/2021 às 00h10min - Atualizada em 26/03/2021 às 00h03min
As referências do primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal
A estreia trouxe diversos acenos a momentos dos quadrinhos
Júlia Victória - Editado por Ana Terra
O primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal estreou na Disney+, na última sexta-feira (19) e já trouxe informações interessantes. Ambientado após os eventos de Vingadores: Ultimato, traz Sam Wilson trabalhando com a Força Aérea, abdicando do posto de Capitão América, e Bucky tentando superar os traumas da época em que era controlado pela HYDRA. Além de aprofundar a história dos protagonistas, mostrou personagens inéditos e já conhecidos do público e introduziu novos vilões.
Veja abaixo os easter-eggs e as referências do capítulo inicial:
Joaquín Torres
FONTE: Marvel Studios.
O tenente Joaquín Torres, interpretado pelo ator Danny Ramirez, é introduzido no começo da série como parceiro de Sam Wilson em uma missão. Nas HQ’s, o tenente assume o papel de Falcão depois de ser cobaia de uma experiência e ganhar asas. Nesse período, Sam atuava como o Capitão América, então passou a função para Joaquín. O futuro do personagem é incerto, mas a presença na produção lança suspeitas.
O caderno de Bucky Barnes
FONTE: Marvel Studios.
Durante a consulta com a terapeuta, Bucky diz que está em busca de uma redenção ao ir atrás de pessoas que foram beneficiadas ou prejudicadas pela HYDRA, enquanto atuava pela superorganização criminosa. Nesse momento, é mostrado uma lista com alguns nomes. Entre eles os de Andre Rostov, espião russo com origem nos quadrinhos e Helmut Zemo, o grande vilão de Guerra Civil e que está com a participação confirmada na série.
A volta de Batroc
FONTE: Marvel Studios.
O vilão, que já marcou presença em Soldado Invernal (2014), é o líder do grupo terrorista LAF e protagonizou a grande cena de ação do primeiro episódio. O personagem é interpretado por Georges St-Pierre, ex-lutador de MMA e especialista em kickboxing.
Apátridas
FONTE: Marvel Studios.
São terroristas com o objetivo de romper fronteiras e unificar o mundo através da violência. Na série, eles são introduzidos através de uma conversa entre Joaquín e Sam. Além disso, Apátrida é o nome de um vilão conhecido das histórias em quadrinhos, o qual tem os mesmos objetivos do grupo apresentado na trama. Nas HQs, é chamado de Karl Morgenthau, contudo na série foi modificado para Karli Morgenthau, já que o personagem é interpretado por uma jovem.
James Rhodes
FONTE: Marvel Studios.
Após o discurso de Sam no Smithsonian, ele encontra James Rhodes, o Máquina de Combate. O veterano, que participa desde a primeira fase do Universo Cinematográfico da Marvel, questiona o herói se a decisão de entregar o escudo do Capitão América foi uma boa ideia. A participação do ator Don Cheadle não foi uma completa surpresa porque o próprio havia dito em entrevista que estaria na minissérie.
O novo Capitão América
FONTE: Marvel Studios.
O fim do episódio trouxe uma revelação: o governo “precisava” de um novo herói que representasse e protegesse a nação. O escudo, que estava aposentado, foi dado à outra pessoa. Esse personagem é o Agente Americano, conhecido nos quadrinhos por ser o substituto de Steve Rogers. Interpretado por Wyatt, tem uma personalidade completamente diferente do anterior. Abandonando o heroísmo de Rogers, o Agente Americano é conhecido por ser violento.