Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2021 às 13h55min - Atualizada em 26/03/2021 às 13h16min

Qual a importância da imagem pessoal para sua carreira profissional?

Autoconhecimento é essencial para a construção de uma imagem pessoal

Ana Luiza Sousa Peixoto - Editado por Clara Molter Bertolot
Divulgação

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a área de imagem pessoal é caracterizada pelo trabalho estético voltado à criatura humana, e compreende os procedimentos de embelezamento facial e corporal, a criação e execução de estilos de cabelo, maquilagem, peças do vestuário e acessórios, a veiculação dos fenômenos da moda, bem como sua gestão e comercialização. Portanto, cada indivíduo acaba sendo o responsável pela transmissão de sua identidade visual que, ao contrário do que muitos pensam, é de extrema importância e influencia alguns setores da nossa vida, como profissional.

A ascensão do mercado da moda permitiu a existência das consultorias de estilo, feitas por profissionais da área, que têm como função auxiliar a construção dessa imagem pessoal, trazendo consequências como o desenvolvimento de autoestima, o alinhamento com sua própria personalidade, e uma maior segurança com a imagem comunicada.

A consultora de imagem e estilo Priscila Oliveira, conta que dentro da sua consultoria, oferece serviços diferentes, para que o cliente decida qual deles é o melhor para aquele momento:

Independentemente do serviço que o cliente escolher, todo o processo é feito de forma personalizada. Analiso cada um a partir da personalidade, objetivo e demanda que possuem. O procedimento pode ser feito tanto presencialmente quanto on-line. Neste momento de pandemia só tenho feito o on-line, afirma Priscila.

A vida profissional é um dos setores influenciados diretamente pela imagem pessoal. O vestuário, a disposição de cores na composição de um look, acessórios e sapatos estão ligados ao visual, no que diz respeito sobre seu profissionalismo. Para a consultora Priscila, a imagem pessoal e profissional não andam separadas, embora muita gente acredite que sim, ou seja, se você não passa uma imagem de segurança e confiança, dificilmente irá progredir em sua carreira profissional: Saber construir uma boa imagem pessoal e profissional, de acordo com o objetivo estruturado, passa sim pela escolha de roupas, acessórios, cabelo e cores. Todos esses pontos precisam transmitir, de forma exata, o que você precisa", comentou a consultora.

No entanto, no mundo profissional, algumas profissões e empresas exigem um certo rigor, chamado dress code ou código de vestimenta, pois desejam transmitir a cultura da empresa para o mercado, de uma determinada maneira. No dia a dia é comum ver essa padronização, por exemplo, em profissionais do direito, vestidos de maneira formal, com ternos e vestidos com salto; profissionais da saúde de branco e, também, jornalistas na televisão com um vestuário formal e neutro, para que justamente, o telespectador, não perca o foco da notícia.

Embora ainda exista essa padronização, é possível ser fiel à sua imagem pessoal: “Quando há um trabalho bem desenvolvido de imagem pessoal é possível, mesmo dentro de instituições com códigos de vestimentas aplicado, transmitir minha personalidade sem me encaixar em um padrão. Código de vestimenta lido e aplicado da forma certa, não anula personalidades. Isso tudo precisa estar alinhado ao ambiente e cultura da empresa, para saber qual será a melhor forma de expressar sua personalidade através da imagem”, declara Priscila.

 


A consultora de imagem e estilo ainda observa que só analisando e compreendendo como aquela pessoa se entende, se enxerga, monta seu objetivo profissional, e quer ser vista, é que será possível iniciar um bom plano de imagem para ser construído. Do contrário ao autoconhecimento, estará acontecendo a padronização disfarçada de liberdade.

Logo, é importante ter consciência de que sua identidade visual própria deve ser significativa e valorizada, já que impacta diretamente no lado profissional. Vestir a sua personalidade, de maneira que faça você se sentir segura, para que transmita sua mensagem de maneira confiante, vai influenciar positivamente o seu mercado profissional, permitindo uma progressão contínua na carreira.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »