Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/03/2021 às 16h40min - Atualizada em 28/03/2021 às 17h24min

Quem são os Apátridas? Conheça a organização apresentada em ‘Falcão e o Soldado Invernal’

Bruno Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
No primeiro episódio de ‘Falcão e o Soldado Invernal’ fomos apresentados a uma organização criminosa chamada de Ápatrias, quando o personagem tenente Torres (Danny Ramirez) revela a Sam Wilson (Anthony Mackie) o surgimento dos Apátridas, um grupo de pessoas que acredita que o mundo estava melhor durante o blip (Aquele momento em que o Thanos estala os dedos e elimina metade da vida terrena).

Temos aqui um detalhe interessante, a organização não existe nos quadrinhos. A inspiração para cores, falas e modus operandi foi retirado de vilão do Capitão América que tem este nome e codinome (Ou nome civil) de Karl Morgenthau.

O grupo defenderá a seguinte bandeira na série “Um Mundo Unificado, sem fronteiras”. Mesmo com essa brusca mudança de transformar um personagem em uma organização, Karl Morgenthau existirá neste universo, porém ele será interpretado por uma mulher. A atriz não teve seu nome revelado.

Porém, um fã mais atento aos créditos (Ou esperando uma cena pós-créditos) identificou a atriz Erin Kellyman (Han Solo: Uma História Star Wars) creditada como Karli Morgenthau, seus cabelos ruivos podem ser vistos na cena de apresentação do grupo, mas ela não possui falas para deixar essa identificação clara.

Este conceito de unir o mundo por ideias ou conceitos terroristas já ocorreram nos quadrinhos do próprio Capitão. Inclusive nosso herói enfrenta o próprio Apátria. Na edição 312 escrita por Mark Gruenwald e arte de Paul Neary temos o vilão como o filho de um embaixador da ONU que dedicou a vida a tornar o mundo um lugar melhor, até ser pisoteado até a morte em um evento da organização.

A história mostra que o filho (Karl) inspirado pelo Pai acreditava na união de todos os povos, com isso ele decide entrar em uma cruzada contra o conceito de nação e suas consequências. Para isso, ele usa a herança do pai para financiar atos terroristas contra a própria ONU, fábricas de bandeira e até o próprio Capitão América.
 
Conclusão
Neste conceito de transformação criada, faz com que a série começe com um nível de urgência elevado, principalmente sem mostrar ou mencionar o vilão da temporada Barão Zemo (Daniel Brühl). Este grupo tentará destruir fronteiras e países à força. Este pode ser o estopim de fazer com que Falcão e Soldado Invernal voltem a ação após retornarem do blop (O estalo do Hulk que fez com que as pessoas voltarem), já que os eventos dessa série se passam poucos meses após ‘Vingadores: Ultimato’ (2019).

REFERÊNCIAS
AVILA, Gabriel; Omelete. 19 de mar. 2021. Disponível em: <
https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/falcao-e-o-soldado-invernal-conheca-apatridas-flag-smasher>;  Acesso em 22 de mar. 2021

MOTA, Renato. Olhar Digital. 19 de mar. 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/03/19/cinema-e-streaming/falcao-e-o-soldado-invernal-apatridas-entenda-a-nova-organizacao-terrorista-do-mcu/>. Acesso em 22 de mar. 2021.





 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »