Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/03/2021 às 15h05min - Atualizada em 28/03/2021 às 15h05min

RPGs disponíveis no YouTube para quem deseja conhecer mais sobre esse universo

Giulia Deker - Editado por Ana Terra
Existe uma infinidade de sistemas de RPG de mesa, muito além dos clássicos Dungeons and Dragons e Call of Cthulhu, esperando para serem conhecidos. Se você tem curiosidade sobre esse enorme universo, e não sabe nem por onde começar, talvez a resposta esteja esperando por você na internet.

No YouTube, você encontra diversos grupos de pessoas que se reúnem para jogarem RPG, você pode acompanhar suas aventuras como se fosse uma série de TV. Os personagens são envolventes, as histórias são bem contadas e, no geral, é um modo diferente de passar o tempo e se entreter.

Mas, afinal: o que é RPG?
A sigla significa role-playing game, e é comumente traduzido para o português como “jogo de interpretação de papéis”. Um dos jogadores será o Mestre, que criará uma história segundo o tema escolhido (medieval, investigação paranormal, entre outros) e de acordo com as regras e mitologias do sistema escolhido. Os outros criarão personagens, que serão interpretados nas sessões do jogo para participarem dessa história contada pelo Mestre.

Se ainda parecer um pouco confuso, te convido a conhecer alguns RPGs de mesa sendo jogados no YouTube, e às vezes ao vivo em plataformas como a Twitch, para que você possa encontrar seu estilo preferido e cair de cabeça nesse universo tão extenso.

A ORDEM PARANORMAL


Com três temporadas disponíveis no YouTube, a terceira ainda estando em andamento com sessões sendo jogadas ao vivo todo sábado às 18h na Twitch. A Ordem Paranormal é um RPG de investigação do sobrenatural criado e mestrado pelo gamer Cellbit (Rafael Lange), que conquistou uma legião de fãs em relativamente pouco tempo. A primeira campanha, intitulada Ordem Paranormal, possui apenas três episódios e acompanha três membros da Ordo Veritatis (uma organização secreta cujo objetivo é livrar o mundo dos Esoterroristas, pessoas que se utilizam do paranormal para benefício próprio), Elizabeth, Thiago e Daniel, em sua primeira missão. O sistema utilizado é o The Esoterrorists, mas na segunda campanha (O Segredo na Floresta), ele é mesclado com o clássico Call of Cthulhu, conhecido como o sistema pioneiro nos RPGs de caçadores de seres sobrenaturais.

Os episódios têm em torno de quatro horas de duração (se você é novo no mundo do RPG, não se assuste, este geralmente é o tempo que dura uma sessão), e são focados no descobrimento de enigmas e na investigação de mistérios, perfeito para os fãs de terror e suspense.


RPG DAS MINAS

Em outubro de 2015, foi ao ar o primeiro episódio de um projeto beneficente denominado RPG das Minas. Jogando com o sistema brasileiro de fantasia medieval Tormenta (o maior RPG nacional desde 1999), publicado pela editora Jambô, que foi uma das parcerias da stream, juntamente com a Hitbox. O jogo passou por diversas mestras e muitos personagens, tendo sido encerrado em 2018, para a tristeza dos fãs, que ainda são muito amorosos e protetores com o RPG.

Foi tão revolucionário na época um grupo de meninas jogando RPG, que até hoje, mesmo três anos após sua conclusão, ele ainda é referência quando se fala de jogos nacionais – mesmo porque, por ser feito em parceria com a editora do Tormenta, o dinheiro arrecadado ia para instituições beneficentes e os inscritos recebiam prêmios da Jambô e da Hitbox. A história inicial seguia cinco aventureiras, Lua, Astrid, Nozomi, Blue e Pikacobra, formando um time improvável, em busca de conhecimento e liberdade. Os episódios possuem de duas a três horas e podem ser encontrados no canal do YouTube da Jambô Editora.
 

CRITICAL ROLE

Seria impossível encerrar esta lista sem o gigante do YouTube, Critical Role. A primeira campanha teve início em 2015, encerrando em 2017 após 115 episódios. Já a segunda começou a ser transmitida em 2018, e ainda está acontecendo na Twitch às quintas-feiras às 23h (19h no horário do Pacífico). O canal é referência quando se fala de Dungeons and Dragons, e conquistou um público imenso (e extremamente fiel) ao redor do mundo. Além das campanhas principais, eles também realizam one-shots (quando a história se resume a apenas uma sessão) com diferentes temas e mesmo diferentes mestres, e programas de entrevista com convidados especiais ligados ao mundo geek. O grande diferencial do Critical Role, para muitos, é o fato de que todos os jogadores são dubladores, geralmente de personagens de videogames ou desenhos, e por isso a atuação é elevada a outro nível.

A segunda campanha segue um grupo de aventureiros improváveis em cujas mãos cai um artefato mágico que teria o poder de balancear a guerra entre duas nações extremamente poderosas. Mestrado por Matthew Mercer, o programa fez tanto sucesso que é patrocinado por grandes marcas americanas, como a HOT TOPIC e mesmo pelo arquivo digital oficial de Dungeons and Dragons, o D&D Beyond.
 

REFERÊNCIAS
A Origem do RPG de Mesa. RPG Mais Barato Blog, 2018. Disponível em: <https://rpgmaisbarato.com/blog/rpg-de-mesa-origem-como-jogar/>. Acesso em: 26/03/2021.
A Ordem Paranormal (campanha). Ordem Paranormal Wiki, 2020. Disponível em: <https://ordemparanormal.fandom.com/wiki/A_Ordem_Paranormal_(campanha)>. Acesso em: 26/03/2021.
Conteúdo Oficial. Wiki Tormenta RPG DAS MINAS. Disponível em: <https://tormenta-rpg-das-minas.fandom.com/pt-br/wiki/Wiki_Tormenta_RPG_DAS_MINAS>. Acesso em: 27/03/2021.
Critical Role. Disponível em: <https://critrole.com/>. Acesso em 27/03/2021.
Critical Role. Wikipedia, 2021. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Critical_Role>. Acesso em: 27/03/2021.
D&D Beyond – An official digital toolset for Dungeons and Dragons. Disponível em: <https://www.dndbeyond.com/>. Acesso em: 27/03/2021.
FORMAGLIO, Mariana. CONHEÇA O RPG DAS MINAS, STREAM BENEFICENTE FEITA POR MULHERES. Garotas Geeks, 2015. Disponível em: <https://www.garotasgeeks.com/conheca-o-rpg-das-minas-stream-beneficente-feita-por-mulheres/>. Acesso em: 27/03/2021.
TAKAHASHI, Matheus. RPG DE MESA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR A JOGAR. Legião dos Heróis, 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/rpg-de-mesa-tudo-para-comecar-a-jogar
.html#list-item-1>. Acesso em: 27/03/2021.
Tormenta RPG - Edição Guilda do Macaco (digital). Jambô Editora, 2018. Disponível em: <https://jamboeditora.com.br/produto/tormenta-rpg-modulo-basico-edicao-guilda-do-macaco-digital/>. Acesso em: 27/03/2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »