Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/03/2021 às 01h14min - Atualizada em 30/03/2021 às 01h07min

Consultoria busca reduzir número de dívidas do Corinthians igual conseguiu fazer no Atlético-MG e Cruzeiro

Nos últimos dois anos, a empresa quitou débitos da dupla mineira

Cristian Moraes Rocha - Editado por Juan Camilo
Duílio Monteiro Alves, atual presidente do Corinthians. Foto: Reprodução/Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
Vivendo uma grave crise financeira, o Corinthians fechou parceria com a consultoria Falconi com o objetivo de diminuição e maior controle das dívidas que são quase bilionárias. A companhia já tem histórico em outros dois clubes brasileiros: Atlético-MG e Cruzeiro
 

“Temos experiência com outros clubes de futebol, clubes grandes. E com todos eles nós alcançamos resultados extremamente relevantes, e tenho certeza que aqui não vai ser diferente”, disse André Paranhos, sócio da Falconi. 



Wesley Melo, diretor financeiro do Corinthians em coletiva de imprensa. Foto: Reprodução/Coletiva

No final de 2019, após ser rebaixado pela primeira vez para a Série B, o Cruzeiro anunciou acordo com a Falconi. Seu déficit era quase de 800 milhões de reais. Em 2020, o clube mineiro publicou que havia conseguido reduzir mais de 200 milhões das dívidas

Em junho do mesmo ano, o Atlético-MG rival do Cruzeiro, foi outro clube a fechar contrato com a empresa. O Galo tinha 746 milhões de saldo negativo, sendo que 230 milhões eram de ordem tributária, alinhada à adesão do Profut (Programa de Modernização do Futebol). No final do ano, o time fez um acordo para parcelar 42 milhões de dívida, e assim, o CNPJ saiu da Dívida Ativa com a União e também do FGTS. Ainda foram pagos 34,5 milhões em pendências com a Fifa

Agora, com o Corinthians, a Falconi buscar repetir o trabalho feito em Minas Gerais. As dívidas do Timão beiram a casa de 1 bilhão, sem incluir a Arena.

 “A análise da Falconi é sempre técnica. Não é uma redução de custos de maneira aleatória. A gente conhece nosso clube, mas estamos trazendo a Falconi para conseguir enxergar o todo, e com a experiência dela de análise trazer oportunidades de reduções de custos. Pode passar por um corte de pessoas? Eventualmente sim, mas não é o propósito”, informou Wesley Melo, diretor financeiro do Corinthians. 


Com uma política de corte de gastos, a intenção da atual diretoria é não fazer investimentos milionários, utilizar mais jogadores da categoria de base, contratações apenas com jogadores em fim de contrato ou sem clube, fazer cortes de gastos e reduzir a folha salarial em 20%. Alguns jogadores que possuíam alto salário já deixaram o clube, casos de: Jonathan Cafu e Walter. Há poucos dias, a direção do clube do Parque São Jorge emitiu o balancete das contas oficiais. No documento se tem registro de valores pagos em contratações, débitos com empresários e bancos, direitos de imagem em atraso entre outros assuntos. 

Os segmentos das contas que mais irritaram a torcida foi nas contratações e direitos de imagem. Na primeira, o fato de ter sido pago valores altos em jogadores que não estão rendendo como o meia Luan e na segunda por conta de a dívida ser superior a 100 milhões. Com a pandemia, o Corinthians perdeu um grande número de receitas e assim como grande parte dos clubes brasileiros fechou 2020 no vermelho. Porém, desde 2017 a equipe não finaliza a temporada com saldo positivo. Vale lembrar que em 2017, o Alvinegro foi campeão Brasileiro e Paulista.

Coletiva do diretor financeiro do Corinthians:



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »