Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/04/2021 às 15h43min - Atualizada em 01/04/2021 às 14h45min

Nova rede social, Gravvity, pode pagar os usuários

A plataforma além de reunir todas as redes sociais em um só lugar, difere das atuais em vários aspectos como fazer o usuário ganhar dinheiro por anúncios, não possuir número de curtidas e não mostrar seguidores

Isabela Mello - Editado por Manoel Paulo
Imagem: Reprodução/Gravvity

Ganhar dinheiro mexendo em rede social é um benefício que qualquer pessoa aceitaria. A novidade do momento, Gravvity, com lançamento previsto para 21 de abril, vem com essa proposta integrada.

A nova rede social, criada por uma empresa canadense, tem dentre os objetivos um maior controle do usuário sobre seus dados e o que vê no feed de notícias, incluindo anúncios. Na plataforma, o dono da conta vai poder escolher se quer assistir propagandas ou não, e caso opte por querer, vai ganhar uma parcela do dinheiro pago pelo anunciante, como se estivesse “alugando” seu feed de notícias para ele. Embora já crie expectativa em algumas pessoas, a quantidade de dinheiro não foi divulgada ainda. 

Outra razão que difere o Gravvity da maioria das redes sociais já existentes é o fato de não possuir curtidas. A intenção dos criadores foi apresentar a plataforma como uma rede social mais saudável, no qual os usuários não se prendessem a número de seguidores e likes.
 


A rede funcionará como um aplicativo de bate papo e um hub de mídias sociais, concentrando postagens do Facebook, Twitter, Instagram e outros, além das próprias publicações na rede social em um único feed. Assim como acontece no Twitter, elas serão organizadas de forma cronológica. Por esse motivo, o Gravvity não usará algoritmos e vai “caçar” as postagens em cada perfil de usuário nas outras redes. A plataforma também vai permitir que o dono da conta personalize os conteúdos do feed e responda publicações no privado.
 


O CEO e cofundador do Gravvity, Jerry Chien disse, em entrevista para o site Bankless Time, que a intenção da nova rede social ser mais saudável era diminuir o FOMO das pessoas. O “Fear Of Missing Out” é uma angústia causada pelo medo de perder notícias e a necessidade de entrar nas redes para se atualizar frequentemente. Com o Gravvity possuindo todas as informações em um só lugar, seria possível limitar o acesso dos usuários a tantos outros aplicativos durante o dia. Na mesma entrevista, Chien comparou sua rede social com as outras, afirmando de forma crítica que as redes sociais criam essa sensação nos usuários de estar perdendo algo de forma proposital: "Tudo foi projetado para trazer as pessoas de volta aos aplicativos, passar mais tempo no celular e, no final das contas, mudar seu comportamento de uma forma que dê à empresa a melhor oportunidade de monetizá-los".

Na teoria a nova rede social é muito boa, mas é preciso conhecê-la na prática. No site do Gravvity (gravvity.ai) é possível ver mais vídeos e imagens de como a plataforma vai funcionar, além de realizar o pré-cadastro para acessar antecipadamente a rede.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »