Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/04/2021 às 14h46min - Atualizada em 03/04/2021 às 14h31min

YouTube como fonte de conhecimento para crianças e adolescentes

Juliane Alvarenga - Editado por Ana Terra
É muito comum que pais se preocupem com o que seus filhos estão assistindo na Internet, principalmente neste momento de pandemia em que passamos mais tempo em casa e consequentemente em frente às telas.

Em meio a tanto conteúdo e de fácil acesso, temos disponíveis também muitas coisas interessantes que abrem a caixa do conhecimento. Entre estas possibilidades temos alguns canais que ensinam em forma de entretenimento, os geeks assumem um papel importante nesse rall, que proporcionam uma vasta experiência embasada na ciência, mas em uma linguagem simplificada que busca alcançar o entendimento das crianças e adolescentes. Sendo assim, confira aqui algumas opções que valem a pena seguir.

Manual do Mundo


O Manual do Mundo é um canal do Youtube e website estrelado pelo jornalista Iberê Tenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro. Criado em 2008, surgiu com o objetivo de descomplicar e transformar o “chato” em divertido, através de experiências cientificas, desafios, pegadinhas, mágicas, e muitas outras curiosidades. Jovens curiosos com certeza ou já se depararam ou ainda vão se deparar com alguns dos vídeos desse canal que tem 14,5 milhões de inscritos.

Nerdologia

Nerdologia também é um canal brasileiro, criado pelo biólogo Atila Iamarino e narrado pelo historiador Filipe Figueiredo. Juntos, produzem conteúdo acerca de tecnologia, física, química e claro, biologia, além de análise cientifica da cultura nerd, desde 2013. O jeito pedagógico de explicar, torna assuntos complexos mais simples de entender, uma boa opção para quem está em busca de conhecimento sobre diversos temas confiante de que os fatos foram bem abordados através de muita pesquisa.

Ticolicos

Já para o público infantil indicamos o Ticolicos um canal que também trata sobre diversos assuntos que podem responder as perguntas que as crianças fazem como, por que os dentes das crianças caem? Ou por que os adultos dizem NÃO? Por que sentimos medo do escuro? E outras dúvidas que as próprias crianças podem mandar por meio das redes sociais. Quem explica tudo isso é o Ludi um boneco muito carismático que sempre conversa com algum especialista no assunto que aprofunda a resposta fugindo do famoso “porque sim”. Desta forma ensinando os verdadeiros motivos para as crianças, que vai desde higiene pessoal á questões sociais.

Mãos Aventureiras

Para suprir a lacuna existente na internet de contação de histórias para crianças com limitações, a professora Carolina Hessel criou Mãos Aventureiras, um canal de histórias da literatura infantil em Libras, a linguagem dos sinais. Com atualização semanal o desejo da professora é alcançar escolas de surdos, mas também as crianças que não possem necessidades especiais pois o contato com a diversidade é benéfico á todos.

Estas são apenas algumas das muitas opções existentes, vale comentar que é importante o acompanhamento do que crianças andam assistindo nas redes, o recomendável é que se utilize o Youtube Kids onde conseguimos maior controle do que está sendo assistido, pois tudo passa por aprovação prévia, onde os pais podem personalizar o conteúdo acessado pelos filhos e selecionar a faixa etária da criança, entre as opções de pré-escolar, idade escolar e crianças maiores.  

REFERÊNCIAS:
‘DICAS DE CANAIS EDUCATIVOS DO YOUTUBE’ ESCOLA DAS AMÉRICAS, 2021. Disponível em: <http://escoladasamericas.com.br/blog/dicas-de-canais-educativos-do-youtube/>. Acesso em 29/03/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »