Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2021 às 19h20min - Atualizada em 05/04/2021 às 19h07min

5 CURTAS-METRAGENS QUE EMOCIONAM MUITO EM POUCOS MINUTOS

Histórias marcantes com doses de esperança, autoaceitação, representatividade e otimismo para encher o coração de sentimentos bons.

Raíssa Sousa - Revisado por Mário Cypriano
Cartaz do curta "Se algo acontecer...te amo" - Imagem: Divulgação / Netflix


Que filmes são um sucesso do entretenimento, todo mundo sabe, mas ainda há quem desconheça sua versão reduzida, chamada “curta-metragem”. Os curtas são trabalhos cinematográficos de poucos minutos na expectativa de compactar uma história e mensagem sentimental, educacional ou informativa.

Nesta listagem, conheceremos algumas produções animadas com mensagens marcantes de esperança, autoaceitação, representatividade, otimismo e outras coisas boas que podem aquecer seu coraçãozinho em meio ao caos do dia a dia.
 

1 - Hair Love (Sony - 2019)


Hair Love é uma produção estadunidense que ganhou o coração das pessoas ao abordar a história de um pai que deve pentear pela primeira vez o cabelo de sua filha, ambos de origem afro-americana.


Quem está por trás desta obra é o produtor, escritor e roteirista Matthew A. Cherry, que garantiu ao curta-metragem a premiação do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Diante desse sucesso, ao embarcar nesses 7 minutos de história, podemos conhecer um laço afro familiar que se fortalece através da experiência, garantindo também uma mensagem de autoaceitação e representatividade.
 


2 - Sitara: Sonhando com as estrelas (Netflix - 2020)


O curta-metragem Sitara, ambientado nos anos 70, traz a história de Pari, uma garota paquistanesa cheia de vida e sonhos, sendo o maior deles: pilotar um avião. No entanto, para a tristeza da adolescente, o pai arranja-lhe um casamento com um homem mais velho, evitando a sua felicidade.

Durante os 15 minutos de produção, Sitara consegue transmitir a imagem da menina sonhadora perdendo seu chão e tornando-se infeliz. Mas, ainda em seu enredo pode-se conhecer a igualmente sonhadora irmã mais nova de Pari, a quem ainda resta a esperança de um futuro diferente e melhor.

Neste misto de sentimentos, a mensagem do curta torna-se clara quanto a persistência de seus sonhos e objetivos, principalmente quando a vida apresentar obstáculos.
 
Para assistir na Netflix, clique aqui!

 
 

3- Float  (Pixar SparkShort-2019)


Float é um curta de aproximadamente 7 minutos que traz um laço entre pai e filho, sendo este último diferente de todas as outras crianças. Para poupá-lo do preconceito, o pai tenta esconder as habilidades do filho. Mas, quando elas vêm à tona, cabe ao pai decidir aceitar o seu menino ou escondê-lo.

Diante desse enredo, tão curto, mas tão importante sobre aceitar as diferenças, e principalmente, as singularidades de seus filhos, a Pixar garantiu um protagonismo asiático-americano com muita representatividade.
 

 
 

4 - Kitbull (Pixar SparkShorts - 2019)


Se você curte histórias protagonizadas por animais, vai se emocionar durante os 8 minutos do curta Kitbull. O enredo aborda a amizade improvável entre um gatinho independente e um pitbull que vive sob a guarda de um dono não tão bom assim.


Essa pequena história revela o potencial de relacionar-se em meio às diferenças e singularidades de cada um, enfatizando o poder de uma “pata amiga” para ajudar a enfrentar as dificuldades.
 


 

5 - Se algo acontecer...te amo (Netflix - 2020)


A dor do luto, a superação e o amor deixado em cada detalhe e canto da convivência. “Se algo acontecer...te amo” traz estas referências ao contar em apenas 12 minutos a história de uma garotinha, vítima da violência nas escolas, nesse caso, dos Estados Unidos.

O curta-metragem sensível e profundo foi indicado ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação, após ganhar destaque em seu lançamento na Netflix.

Em um momento tão delicado quanto a situação atual da saúde mundial, o curta representa os sentimentos de luto, amor e conforto, através de vários elementos, como o design em rabiscos e sombras.

Para assistir na Netflix, clique aqui


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »