15/04/2021 às 18h16min - Atualizada em 15/04/2021 às 18h03min

Com três gols em 24 minutos, Arsenal goleia o Slavia Praha por 4x0 e está na semifinal da Liga Europa

A vitória marcou a primeira derrota dos tchecos desde dezembro do ano passado

Léo Abrantes - Editado por Juan Camilo
Nicolas Pépé comemorando seu gol na partida. (Foto: Site oficial do Arsenal)

As equipes de Slavia Praha e Arsenal se enfrentarem na tarde desta quinta-feira (15), em partida válida pelo jogo da volta das quartas de final da Liga Europa, na República Tcheca, no Estádio Sinobo. Os gols da partida foram marcados por Nicolas Pépé, Alexandre Lacazette duas vezes e Bukayo Saka. O adversário da equipe inglesa na próxima fase da competição será o Villarreal, que eliminou o Dinamo Zagreb.
 
PRIMEIRO TEMPO
 
No início de jogo, o equilíbrio era bastante notório, pois ambas as equipes buscavam sair jogando desde o goleiro e pressionavam a saída de bola. Com isso, era possível ver um jogo bastante aberto, com muitas trocas de posse, jogadas em velocidade e contra-ataques. Contudo, o Slavia mantinha mais o controle da partida, garantindo mais a posse de bola, superando a marcação pressão dos ingleses e chegando mais à frente.
 
Mesmo assim, não impediu que os tchecos sofressem um susto na partida. Saka saiu em um contra-ataque, cortou para o meio e finalizou para uma defesa do goleiro, mas a bola bateu na trave e Smith Rowe aproveitou o rebote para abrir o placar. Após checagem do VAR, o gol foi anulado por conta da posição irregular do jogador, mas tudo isso não desmotivou a equipe inglesa.
 
Logo após a marcação de impedimento, o Arsenal recebeu a bola na intermediária após um lançamento errado e foi tocando até chegar na grande área adversária. Na tentativa de buscar espaço, Smith Rowe carregou a bola até encontrar Pépé, que dominou e marcou o gol para abrir o placar, aos 18 minutos. Após o tento, os Gunners continuaram explorando os espaços.
 
Depois que o time inglês recuperou a bola, logo após o pontapé inicial, a equipe saiu em velocidade e chegou mais uma vez na grande área do Slavia Praha. Dessa vez, a defesa parou a jogada com um pênalti, marcado pelo arbitro e convertido por Lacazette, aos 21 minutos. A vantagem de 2x0 no placar fez com que os tchecos se lançassem mais ao ataque.
 
Contudo, o Arsenal estava atento lá atrás e conseguiu, mais uma vez, sair num contra-ataque cirúrgico. Assim como no lance do gol anulado, Saka foi carregando a bola pelo lado direito, cortou para o meio e finalizou no canto do goleiro, que nem pulou no lance. Aos 24 minutos, o Arsenal já fazia 3x0. Após o gol e muita intensidade das duas equipes, o ritmo da partida diminuiu, mas o time de Praga mantinha a posse de bola e buscava descontar o resultado.
 
Nesse diferente e novo cenário da partida, os Gunners se fechavam e marcavam atrás da linha da bola, enquanto o Slavia trocava muitos passes e buscava o jogo pelas laterais, principalmente pela direita. No final da primeira etapa, os tchecos acumulavam 64% de posse de bola, mas apenas três finalizações e nenhuma chance real de gol.
 
SEGUNDO TEMPO
 
Seguindo o cenário do final da etapa passada, o Slavia Praha continuou colocando a equipe pra frente e adiantando as linhas. Dessa vez, o Arsenal não ficava tão fechado e atrás da bola, agora buscava mais o contra-ataque e adiantava as linhas quando o adversário recuava. Apesar do controle maior por parte dos tchecos, a partida tinha momentos de igualdade.
 
Com o passar da etapa, o jogo manteve o equilíbrio e o cenário de maior posse de bola para o Slavia. A equipe da casa colocava mais jogadores de ataque na partida, tentando diminuir o placar e evitar uma derrota ainda maior. Já o Arsenal mantinha um ritmo constante, de pouca intensidade, apertando apenas a saída de para recuperar a posse mais rapidamente.
 
Após passar um tempo mais fechado, os Gunners voltaram a ter a bola. Em uma jogada construída por Nicolas Pépé pelo lado esquerdo, o mesmo cruzou na área para Lacazette, que dominou com tranquilidade, girou para se livrar da marcação e finalizou forte. Aos 32 minutos, da segunda etapa o Arsenal fechava o placar e encaminhava sua classificação.
 
Nos últimos minutos de partida, o técnico Mikel Arteta fez substituições para colocar atletas com poucos minutos na equipe, como o brasileiro Gabriel Martinelli e Folarin Balogun. Ao final dos 90 minutos, a posse de bola estava 60% para os donos da casa e 40% para os visitantes, mas ambos haviam chutado sete vezes: o Arsenal cinco vezes ao gol e o Slavia Praha, nenhuma.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
O líder do campeonato tcheco, Slavia Praha, volta a jogar pela competição no domingo (18), às 11h (horário de Brasília), contra Slovan Liberec. Já o time inglês retorna para casa e enfrentará o Fulham, às 9h30 (horário de Brasília), no domingo (18), pela Premier League. O jogo de ida pela semifinal da Liga Europa dos Gunners será realizado no dia 29 de abril, contra o Villarreal, às 16h.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »