Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/05/2019 às 19h38min - Atualizada em 29/05/2019 às 19h38min

Maringá, Cidade Jardim

Uma cidade planejada desde o seu nascimento; Maringá é um dos centros urbanos que oferece uma qualidade de vida invejável

Diego Araujo - Editado por Jéssica Belo
O projeto da cidade de Maringá é datado em 1943 e assinado pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira, adepto do conceito de “Cidade Jardim” elaborado pelo britânico Ebenezer Howard e responsável pelo projeto de inúmeros bairros de São Paulo. O traçado de Maringá foi desenhado com largas avenidas, canteiros que valorizavam o paisagismo e ruas que seguiam a inclinação natural do relevo o mais fielmente possível.

A fundação oficial de Maringá e data em que a cidade comemora seu aniversário é 10 de maio de 1947, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná abriu um escritório na cidade, no cruzamento entre a avenida Duque de Caxias e a rua Joubert de Carvalho (a construção existe até hoje). Foi nessa data que a Companhia iniciou a venda dos lotes na região do Maringá Novo.

A primeira residência construída no Maringá Novo ficava na Av. Brasil, entre as avenidas Getúlio Vargas e Duque de Caxias, e pertencia ao gerente da Companhia, Alfredo Werner Nyffeler. Construída em madeira, a casa atualmente encontra-se no campus da UEM (Universidade Estadual de Maringá), para onde foi transferida em 1984, e atualmente abriga o Museu da Bacia do Paraná.



No irromper dos anos 1960, Maringá registra expansão tanto vertical quanto horizontal, solidificando a posição de centro regional. São erigidos nessa fase edifícios como o Três Marias, Maria Tereza e Maringá, atestando ares de metrópole a cidade. Novos loteamentos aparecem, por exemplo o Jardim Alvorada, a Vila Morangueira, o Mandacaru e o Jardim Universitário, ampliando a zona urbana do município.

 A fim de extravasar tanta energia acumulada por uma população crescente criam-se clubes sociais (Maringá Clube, Country Clube), o Parque do Ingá, o Parque Alfredo Nyffeler, o Parque do Japão, o Bosque das Grevíleas, entre outros atrativos de lazer.

O esporte também oferta equipamentos referenciais, destacando-se o Estádio Willie Davids e o Ginásio Chico Netto. “Maringá apresenta elevados índices de qualidade de vida, deve isso ao seu povo, em todos os tempos históricos” Afirma Miguel Fernando secretário de Cultura em Maringá. Há 11 anos Miguel coordena o projeto Maringá Histórica. O projeto visa mostrar aos turistas e moradores da cidade onde a história da cidade começou por meio das redes sociais os pontos mais históricos da cidade.

O City Tour histórico é um projeto de passeio realizado pela gerencia de patrimônio histórico de Maringá. Esse projeto realiza um passeio pelo bairro onde se encontra os principais patrimônios históricos de Maringá. Esse passeio não tem custo para o visitante e conta com transporte gratuito e o guia turístico. As datas dos passeios são divulgadas pela Secretaria de Cultura do município.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »