Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/08/2021 às 11h39min - Atualizada em 14/08/2021 às 19h07min

Fanfics | Um universo maior de que se imagina

Fanfics inspiradas em obras prontas se tornaram um sucesso e viraram filmes.

Débora Costa - Revisado por Isabelle Marinho
Fonte: aplicativo "We Heart It"

Fontes, livros e filmes são algumas das diversas inspirações para escritores. O livro e filme Cinquenta Tons de Cinza, lançado em 2015, foi inspirado em Crepúsculo, considerando que a autora era fã da saga. Já no filme After de 2019, a apreciação pela banda One Direction instigou a fã a escrever uma história baseada. Ambas as produções tiveram o reconhecimento do público na internet e, antes mesmo de se tornarem livros físicos e chegarem às telas de cinema, ficaram famosos.
 


Em Cinquenta Tons de Cinza, a estudante de literatura Anastasia Steele, de 21 anos, entrevista o jovem bilionário Christian Grey, como um favor à sua colega de quarto Kate Kavanagh. A protagonista vê em Christian um homem atraente e brilhante e ele fica igualmente fascinado por ela. Embora seja sexualmente inexperiente, Anastasia mergulha de cabeça nessa relação e descobre os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se um objeto de submissão do enigmático Grey

 

Em After, Tessa Young é uma jovem com uma vida simples, ótimas notas na escola, muitos amigos e um bom namorado. Todos os próximos passos de sua vida já estão planejados, mas as coisas mudam quando ela conhece um homem atraente e cheio de segredos sombrios.

A compatibilidade entre as tramas:

O motivo para as obras escritas, respectivamente, pelo pseudônimo de E. L. James e por Anna Todd serem semelhantes, é que elas eram fanfics. Este termo, que ao ser traduzido para o português significa ficção de fã, surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos e provém da situação onde um fã cria sua própria versão fictícia a respeito de seu ídolo, que em questão pode ser um artista ou também personagens de séries ou filmes.

“O que mais chama atenção é a forma como os autores das fanfics criam uma ficção acerca da personalidade e estilo de determinado artista", ressalta, enquanto leitora, a estudante Tainara Costa que também já participou deste universo como autora e assume seu favoritismo pelas fanfics românticas. 

Todavia, este não é o único produto a ser criado pelos fãs, ainda existem as fanzines e as fanarts com o mesmo sentido, mas formatos diferentes. Enquanto a primeira surgiu no mesmo período das fanfics e se baseiam à produção de revistas, o segundo exemplo são desenhos. 

Deste modo, os produtos são constantemente compartilhados na web, e para quem deseja expressar suas ideias por meio da escrita, ou apenas ler, a plataforma Wattpad dispõe de histórias como um todo, além das fanfics. Outra opção é o Spirit Fanfics também disponível para a criação de quem gosta de compartilhar o seu lado fã.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »