Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/05/2021 às 15h12min - Atualizada em 01/05/2021 às 15h49min

Esquadrão Trovão da Netlfix diverte, mas é o mesmo do mesmo

Em um filme que sabe utilizar o que foi construído para super-heróis, Esquadrão Trovão não inova

Bruno Cunha - Editado por Fernanda Simplicio
Em Esquadrão Trovão, em um mundo onde supervilões são comuns, duas melhores amigas de infância, separadas pelo tempo, se reúnem depois que uma delas inventa um tratamento que lhes dá poderes para proteger sua cidade. A super produção da Netflix traz o brilho de duas grandes atrizes de Hollywood, mas deixa a desejar no quesito inovação em uma era tão favorável aos streamings

As amigas aqui são interpretadas por Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo), que faz aquele típica cientista que busca na ciência uma resposta para os problemas dos vilões e Melissa Mccarthy (A Espiã que sabia de menos) uma pessoa que vive sua via apenas o necessário e um acidente de laboratório a faz conseguir poderes como super força.

Claro que não seria um filme de super-heróis sem vilões caricatos que querem poder acima de tudo, Bobby Cannavale faz The King, o prefeito da cidade que parece uma pessoa boa nos primeiros atos, mas depois descobrimos sua verdadeira face e Jason Bateman (The Crab) e Pom Klementieff (Laser), os típicos capangas com poderes e poucas falas.

O longa sabe utilizar tudo o que foi construído nos cinemas sobre heróis, pois temos atos bem-marcados e um longa sem grandes surpresas, a diferença é que ele sabe divertir, com ótimas tiradas e piadas bem colocadas. Melissa que vem da comédia, tem as melhores cenas, fazendo um dos melhores personagens do filme.



Por ser um filme sem um filme sem surpresas, e com uma narrativa simples, ele não consegue deixar nenhuma dúvida na cabeça do espectador, pois segue a ‘cartilha’ a sério e pouco somos surpreendidos. Principalmente no arco vilanesco, ele até tenta algumas cenas, mas como todas se encerram da mesma forma, traz marasmo para Esquadrão.

A dupla de heroínas é pouco explorada como uma equipe em si, pois temos uma falta de diálogos para entendermos as duas como equipe, Melissa brilha com comediante, já Octavia fica restrita a uma cientista série e contida, isso reflete no campo de batalha. Enquanto uma age depois fala, a outra assiste a tudo.
Ben Falcone (Alma da Festa) dirige de uma forma segura, aproveitando as atuações de Mccarthy e os efeitos gráficos que os poderes dela possuem, e filme os vilões de uma clássica também, com lentidão nos diálogos e planos que valorizam a ‘cara de mau’ e todas dinâmica entre chefes e vilões.

O problema do longa não está em se arriscar pelo gênero e sim em trazer cenas que não fazem sentido pela narrativa escolhida e que não condizem com a dupla de heroínas, algumas escolhas poderiam ser o final do filme e claro que algumas escolhas são questionáveis, como uma cientista que pensa pouco pelo bem comum.



Além de ter as referências dos filmes atuasi de heróis, o longa traz referências aos filmes de ação dos anos 80 e 90, onde a cena é mais importante do que diálogos ou explicações. O roteiro traz elementos de buddy cop, gênero que ficou conhecido por filmes como Máquina Mortífera (1987), onde você tem um pensante e outro que age.

A história traz muitas brechas, não para uma futura sequência, mas pelo roteiro que pouco explica e pouco aprofunda os personagens principalmente nos atos finais. E pior que ele tem ideias interessantes no início, principalmente nos poderes, um tem invisibilidade, pois se escondia dos bullies e a outra tem força, pois essa sempre foi a sua marca, mas depois disso, o filme se perde de algumas formas inexplicáveis.

Esquadrão Trovão não é de todo ruim, pois ele diverte e tem algumas piadas interessantes, mas ele acaba sendo um filme previsível e dentro do que esperamos, com poucas surpresas entre os atos. Típico filme para quem busca um divertimento depois de uma dia difícil.

REFERÊNCIAS:

CANHISARES, Mariana. Esquadrão Trovão abaça a farofa dos filmes dos super herois. Omelete. 09. abri. 2021. Disponível em: <
https://www.omelete.com.br/netflix/criticas/esquadrao-trovao> . Acesso em 27. mar. 2021.

TROJAIKE, Laisa. Esquadrão Trovão é a comedia leve que precisávamos. Canal Tech. 12. abri. 2021. Disponível em: .  Acesso em 27 de abr. 2021. 

NETO, Martinho. Esquadrão Trovão: Comédia com superproblemas. Cinema com Rapadura. 09. abri. 2021. Disponível: Acesso em 27 mar. 2021.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »