Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/05/2019 às 18h24min - Atualizada em 31/05/2019 às 18h24min

Reforma da Previdência é condição para crescimento mas não é suficiente, diz Santander Brasil

​Maurício Molon, economista-chefe do Santander Brasil, está no 8º Encontro Santander da América Latina, em Madri, na Espanha

Jéssica de Vasconcelos - Editado por Júlia Mano
https://www.gesplan.com.br/blog/previdencia-e-deficit-fiscal/
A Reforma da Previdência servirá para colocar nos trilhos as contas do país, após gastos do governo e impactos negativos. Inclusive, dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a economia brasileira vem apontando resultado no vermelho e está estagnada.

Em apresentação, o economista-chefe, diz aos jornalistas: “A Reforma da Previdência é condição para crescimento mas não é suficiente”. Enfatizando que o país precisa avançar em outras medidas que não deveriam ser deixadas para depois.

De acordo com Molon, a Reforma da Previdência pede urgência e, nesse momento, deve estar no topo da agenda do governo para que as pessoas, apesar da instabilidade política, possam recuperar a confiança na economia.

Para ele, a reforma tributária até pode ser considerada mais importante porque recuperaria a confiança, principalmente, dos investidores. Isso reforça a proposta enviada pelo Ministério da Economia que pretende reformular totalmente o sistema, diminuir impostos e taxar parte da tributação de consumo para a renda e criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que terá papel importante na redução da carga tributária sobre a folha, por exemplo.
 
 TRAMITAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
O governo deve entregar a proposta da Reforma Tributária em 20 dias com projetos de leis complementares, mas sem atrapalhar a tramitação da Reforma da Previdência no Congresso. 
Entre as propostas tramitando junto ou separado está a desoneração das contribuições das folhas de pagamento e impostos sobre valor agregado a três tributos federais (PIS/COFINS e IPI).
 
 TRAMITAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
A proposta da Reforma da Previdência (PEC 6/19) está em tramitação no Congresso cabendo a uma comissão especial analisar o conteúdo da reforma para que o texto siga ao plenário.
Sendo aprovada, não valerá mais a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição, porque o trabalhador nessa circunstância precisa estar a 2 anos de completar o tempo mínimo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres). Assim como em outras regras, para direto a 100% do benefício, tempo mínimo de contribuição, entre outros.
 
PREVISÕES DO BANCO SANTANDER
No 8º Encontro Santander da América Latina, o Santander prevê queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,3% no primeiro trimestre e nos próximos trimestres a previsão do banco é que haja crescimento de 0,5% do PIB este ano.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »