Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/05/2021 às 09h48min - Atualizada em 11/05/2021 às 09h39min

Conheça "Howl’s Moving Castle" e a moral de sua história

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Studio ghibli / Reprodução

A animação, lançada em 2004, apresenta de forma simples e realista um dos sentimentos mais complexos, o amor. A história do filme é inspirada no livro: Howl’s Moving Castle da escritora Diana Wynne Jones (Os mundos de Crestomanci), dirigida por Hayao Miyazaki (co-fundador dos Studio Ghibli) e produzida pelo Studio Ghibli.

A história conta sobre uma jovem moça sem ambições chamada Sophie, que trabalha em uma loja de chapéus da sua família. Após sair para encontrar sua irmã, Sophie é parada por alguns soldados não bem-intencionados, mas um jovem “salvador” aparece e a ajuda a se livrar deles, o que Sophie não sabe é que quem lhe ajudou e ninguém menos que Howl, um feiticeiro poderoso e também conhecido por comer os corações das donzelas que se apaixonam por ele, já que o mesmo não possui um. Após ser advertida por sua irmã, Lettie, Sophie diz que não tem medo de Howl, pois não é bonita e nem interessante o suficiente para que Howl se apaixonasse por ela.

Mas a vida da jovem estava para mudar, o seu súbito encontro com o feiticeiro atraiu a atenção da Bruxa das terras abandonadas para sua chapelaria, e lá, a bruxa enfeitiçou Sophie para que ela se transformasse em uma velha de 90 anos. Após ser enfeitiçada Sophie embarca em uma aventura, abandona sua casa e família e vai atras de um modo de quebrar a sua maldição.

Durante seu caminho para as terríveis terras abandonadas, Sophie acaba “salvando” em espantalho que estava preso em um arbusto, mas o espantalho também é um ser encantado, que por gratidão, decide acompanhar Sophie em sua jornada. O espantalho, apelidado de cabeça de nabo leva a protagonista para um abrigo, um castelo animado, movido por um demônio/fogo chamado Calcifer, que logo apresenta à Sophie uma proposta, libertar ele do contrato que o prende ao Howl e então, quebrar a maldição lançada pela bruxa.



Sophie também conhece um personagem muito querido pelos fãs do anime, o aprendiz Markl, que a aceita em sua casa. Lá Sophie descobre que o mago, dono do castelo é ninguém menos que o belo jovem que a salvou anteriormente, mas Howl não a reconhece, devido o feitiço. Usando como desculpa ser a mais nova faxineira da casa, Sophie passa a viver com os integrantes e após inúmeras reviravoltas, é apresentado a moral da animação.

Howl, sempre impulsivo e infantil tem a sua mudança e aprende a importância de ser corajoso e lutar pelo que acredita.

Sophie, no início apresentada como fraca e sem personalidade, ensina à todos a importância de escutar seu coração e lutar pelas amizades e família.

O amor, citado nas “entrelinhas” do filme é a chave de tudo, mas não o amor pelas aparências ou objetos, mas sim o amor verdadeiro, o amor pelas pessoas que nos acolhem, que nos ajudam e que lutam ao nosso lado.

Howl’s Moving Castle trata com maestria assuntos complexos e delicados, conquistando os pequenos através dos cenários e personagens, e os adultos, com a linda moral e aprendizagem.

O filme está disponível na plataforma da Netflix.

Referências:

PEDRO, João. Howl’s Moving Castle: Fábula sobre a natureza do amor. The Golden Take, 2020. Disponível em: < https://www.thegoldentake.com/amp/howls-moving-castle-fabula-sobre-a-natureza-do-amor/>. Acesso em: 08 de mai. 2021.

BERKOWITZ, David. The Life Lesson Learned From Howl’s Moving Castle. David Berkowitz Chicago, 2016. Disponível em: < https://davidberkowitzchicagoblog.wordpress.com/2016/05/28/the-life-lesson-learned-from-howls-moving-castle/#:~:text=Howl's%20Moving%20Castle%20teaches%20us,sense%20most%20of%20the%20time.&text=Howl%2C%20on%20the%20other%20hand,whole%20world%20revolves%20around%20him.>. Acesso em: 09 de mai. 2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »