Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/05/2021 às 19h07min - Atualizada em 20/05/2021 às 18h45min

Tate McRae: a cantora que você precisa conhecer

A artista alcançou o sucesso em parte postando canções originais em seu canal no YouTube e impressiona com seu talento

Gabryella Freitas - Editado por Letícia Agata
(Foto: Reprodução/Genelle Cruz)
Com apenas 17 anos, Tate McRae se consolida como um dos nomes mais relevantes da nova geração da música, mas ela nunca teve a intenção de se tornar uma estrela pop. 

McRae começou sua trajetória profissional como dançarina e estudou na Alberta Ballet, uma das melhores escolas de balé do mundo. Desde muito nova participou de competições de dança, e em 2015 recebeu uma bolsa de estudos de duas semanas no Berlin State Ballet, em Berlim, depois de ganhar a medalha de prata no Youth America Grand Prix, a maior competição de balé estudantil do mundo, localizada em Nova York.

Em 2016, aos 13 anos, garantiu o terceiro lugar no reality show americano, So You Think You Can Dance: The Next Generation, ao mesmo tempo em que era selecionada para participar como dançarina de apoio de um show da turnê de Justin Bieber, a Purpose World Tour

 
“Comecei a dançar quando tinha cerca de 6 anos e estava bastante empenhada em pensar que iria crescer e ser uma dançarina profissional. Eu realmente pensei que essa seria a minha escolha de carreira”, disse McRae em entrevista à Variety. 
 

“O que eu acho que me levou a cantar foi o fato de que eu realmente amava escrever, fosse histórias ou poesia. Eu tinha uma paixão estranha, por isso que sempre que eu estava em um momento realmente intenso ou sentindo algo realmente emocional, eu simplesmente ia direto para a escrita”, acrescentou.

Sua carreira musical, até então inexistente, surgiu por acaso. Depois de So You Think You Can Dance, ela criou um canal no YouTube chamado Create With Tate, com o intuito de mostrar sua rotina com a dança. Certo dia sua câmera falhou e todas as suas filmagens de dança foram deletadas. Sem nada para postar, ela decidiu enviar a música "One Day", escrita em mais ou menos uma hora.
 
“Assim que me comprometer com algo, vou realmente garantir que aconteça”, diz em entrevista à BBC. "Então eu fui para o meu quarto por 20 minutos, fechei a porta, escrevi uma música, saí, toquei no piano e postei. Eu nem sabia de onde vinha. Foi um acidente." 




Ao ver as visualizações aumentarem, decidiu continuar escrevendo, embora nunca tivesse estudado música.
 

"Eu apenas pensei nisso como uma válvula de escape no final da semana, onde eu deixaria sair todos os sentimentos que estavam guardando dentro de mim", diz à BBC.

Graças às visualizações de seus vídeos, McRae recebeu ofertas de diversas gravadoras que acreditavam em seu potencial, mas foi cautelosa em sua escolha e em 2019 decidiu assinar com a RCA Records, que a apoiava em manter uma carreira de dança paralela à sua música, algo que muitas disseram que era inviável conciliar. 
 

Em janeiro de 2020 McRae lançou o seu primeiro EP, All The Things I Never Said, e três meses depois, o single You Broke Me First, que veio a ser seu grande sucesso, recebendo o certificado de platina em diversos países e mais de 1 bilhão de streams. A composição, apesar de ter sido gravada antes da pandemia, teve seu lançamento durante a quarentena e o videoclipe foi feito com o celular da cantora, colocado na parte da frente do carro de sua mãe.



O reconhecimento certamente veio em um momento delicado, mas apesar das adversidades causadas pela COVID-19, Tate conseguiu se tornar gigante com a ajuda de redes sociais, como o Youtube e o Tik Tok, onde suas músicas chegaram a viralizar. Sem sair de casa, ela conseguiu quebrar recordes e expor seu talento mundialmente. 

Apesar de ter sua música definida pela indústria como um gênero pop, McRae não acha essa definição adequada e prefere não ser colocada nessa caixa, sua preocupação não é ter um estilo musical específico, mas transitar por vários, e é exatamente o que ela faz de melhor. 

A vulnerabilidade em sua voz e letras intimistas com alto grau emotivo são provavelmente a razão para o sucesso de suas composições, que servem de trilha para as vivências adolescentes de milhares de fãs. A artista também explora todo o seu talento para a dança em seus videoclipes e apresentações ao vivo. Seus movimentos, em perfeita sincronia com a melodia de suas músicas, transparecem as emoções de cada verso cantado por ela. 

Últimos Lançamentos

Seu segundo e mais recente EP, Too Young To Be Sad, conta com 6 faixas, inluindo seu grande sucesso, You Broke Me First, as músicas já lançadas Slower, Rubberband e R U Ok, bem como duas novas canções.
 
 
You é uma canção lançada pelo produtor Regard, que conta com a colaboração de Troye Sivan e Tate McRae. A música tem um ritmo super dançante inspirado nos anos 80, apesar da letra ter uma certa profundidade emocional.


E tem mais: Tate tem uma turnê programada para começar em julho deste ano e está confirmadíssima como uma das atrações do Lollapalooza Chicago, que vai acontecer entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. A cantora, que já se apresentou em diversas premiações e talk shows sem direito à platéia, devido à pandemia, finalmente vai poder sentir o gosto de ouvir suas músicas sendo cantadas por milhares de pessoas ao vivo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »