Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2021 às 23h42min - Atualizada em 05/06/2021 às 16h25min

‘Homem-Aranha’ e outras animações clássicas dos anos 90 estão disponíveis no Disney +

Danilo Santos - Editado por Beatriz Seguchi | Supervisionado por Fernanda Simplicio

Nas últimas semanas diversas animações clássicas da infância de muitas pessoas foram disponibilizadas no serviço de streaming Disney+. O catálogo é atualizado todas as sextas-feiras, desde seu lançamento oficial no Brasil em 2020, trazendo diversas séries e filmes dos estúdios Disney, Lucasfilm, Marvel, Pixar, Fox e programas/documentários do National Geographic para o público assinante da plataforma.

 

Diversos títulos nostálgicos, que automaticamente remetem às lembranças da Tv Globinho, Fox Kids e Jetix no início dos anos 2000 estão disponíveis no catálogo e continuarão sendo atualizadas com todas as suas temporadas durante o restante do ano. Temos por exemplo as animações da Marvel Comics e Disney criadas durante os anos 90, como:

 

X-Men: A série animada


A série animada dos X-men de (1992 - 1997) é um grande sucesso entre os fãs, e até hoje o tema de abertura é um dos mais lembrados dentre as diversas animações dos filhos do átomo. Contando com 5 temporadas e 76 episódios, a série abordou muitos dos famosos arcos dos mutantes, criados até o seu ano de final, como "Dias de um Futuro Esquecido", "Saga da Fênix Negra", e inspirou o arco "Era do Apocalipse" para os quadrinhos, após Bob Harras, editor dos x-men nos quadrinhos descobrir sobre o episódio "O valor de um Homem", num futuro alternativo onde o professor Xavier morreu. Além disso, a série ganhou um título em quadrinhos que contava as histórias da série, e fazia parte do mesmo multiverso na terra-92131, junto das outra série da Marvel na década de 90, como a animação do Homem-Aranha.

No Brasil a série foi transmitida pelos canais Globo, Fox Kids e Jetix.

Confira abaixo a abertura da animação:

 

Homem-Aranha: A série animada




Homem-Aranha (1994 - 1998) é considerada por muitos o maior sucesso dentre as animações do universo Marvel Comics daquela época. A série contou com 5 temporadas e 65 episódios lançados, que abordaram diversas sagas do herói aracnídeo, como a "Saga do Clone", "Seis Traiçoeiros" (o Sexteto Sinistro dos quadrinhos, que devido a tradução do inglês "Insidious Six" foi renomeado por aqui também), "Saga do Clone", "O Casamento do Homem-Aranha", "O Retorno do Duende Verde", "Guerras Secretas", dentre tantas outras. Os recursos de animação em 2D e 3D eram a maior inovação para a época, trazendo novos ares para o futuro na época em que foi ao ar. Além disso, houveram diversos crossovers com outros personagens da editora, como Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor, Justiceiro, Blade e os X-men (os mesmos do texto acima). 

A música tema do desenho foi produzida pelo guitarrista da banda americana Aerosmith, Joe Perry. Embora não seja tão lembrada como a da animação dos anos 60, ainda assim é uma memória fresca na mente dos fãs.

O grande sucesso gerou três jogos de videogames inspirados na animação. Que após seu fim em 1998, no ano seguinte 1999, "Homem-Aranha: Ação Sem Limites" foi lançada trazendo um Peter Parker do futuro, como novo uniforme. Porém, os animes "Digimon" e "Pokémon" estavam chegando com tudo no ocidente e a série acabou não sendo um grande sucesso, durando apenas uma temporada.

No Brasil a série foi transmitida pelos canais Globo, Fox Kids e Jetix.

Confira abaixo a abertura da animação:

 

O Incrível Hulk



 
A série do Incrível Hulk (1996 - 1997) embora tenha durado apenas duas temporadas, é bem lembrada pelos fãs da casa das idéias. Já que em poucos episódios ela foi responsável por apresentar grandes encontros do gigante esmeralda e outros personagens famosos da sua mitologia. Vilões como "O líder", "Gargula" e seu exército de mutantes gama, "Zzzax", "Homem Absorvente", "Dr. Destino", "Abominável" e o maior inimigo do Hulk, o "General Ross". Além de parcerias e crossovers com o "Homem de Ferro" e o "Máquina de Combate", "Doutor Estranho", "Rick Jones" e "Betty Ross". Também trazendo os arcos famoso da "Mulher Hulk" e do "Hulk Cinza", durante sua segunda temporada. 

Com grandes lutas e uma história abordando Bruce Banner como um fugitivo através dos Estados Unidos (EUA) e Canadá, em busca de uma cura para livrar o cientista do seu alter ego destrutivo. Você deve se lembrar dela nas tardes da Record Tv, no início dos anos 2000.

Confira abaixo a abertura da animação:


O Quarteto Fantástico



Outra animação que embora não tenha caído tanto no gosto do público, foi importante para este universo dos desenhos animados, foi Quarteto Fantástico (1994 - 1996). A série da primeira super família mais querida do universo Marvel possui 2 temporadas e 26 episódios, abordando diversos arcos do universo criado por Stan Lee e Jack Kirby, como "A Chegada de Galactus", "Invasão Skrull", e introduzindo os Inumanos durante uma saga na segunda temporada. Além da história onde o Dr. Destino tenta roubar os poderes do Surfista Prateado e de Galactus (Talvez você se lembre daquele filme da Fox, "Rise of the Silver Surfer" de 2007), além de trazer diversas participações especiais como a do "Motoqueiro Fantasma", "Demolidor", "Thor" e o "Pantera Negra". 

No Brasil a série foi transmitida no início dos anos 2000 pelo canal Record.

Confira abaixo a abertura da animação:

 

Os Gárgulas 




Um dos grandes sucessos da Disney naquela época, com certeza foi "Os Gárgulas". A animação conta com 3 temporadas e 78 episódios, que foi um dos projetos mais ambiciosos da época para o estúdio, por se tratar de uma série com o tom sombrio, a fim de atrair o público adulto para acompanhar a história dos guerreiros medievais que residiam em um castelo na escócia, e após serem traídos pelos humanos acabam adormecendo por 1000 anos, como efeito do feitiço lançado por um mago. Então as criaturas são levadas para a Nova Iorque no meio da década de 90 e despertadas por um influente homem rico, que se encantou com a história deles em um livro antigo.

Infelizmente, devido a transmissão do julgamento de O.J. Simpson nos Estados Unidos ter tomado o horário em que a animação era transmitida na época, o público acabou abandonando a produção aos poucos. Pois foi se tornando difícil acompanhar a história com tantos cortes acontecendo.
Porém, em 2019 o criador Greg Weisman disse ter interesse em voltar com a animação, quem sabe isso se concretize nos próximos anos.

No Brasil "Os Gargulas" foi transmitida pelos canais Globo, Record e Disney Channel no início dos anos 2000.

Confira abaixo a abertura da animação:

 

Super Patos


Os Super Patos (1996 - 1997) é uma animação produzida pela Disney, inspirada na trilogia de filmes "Nós Somos os Campeões" lançada durante os anos 90. O filme conta a história de um advogado que se envolve em um acidente de carro e precisa prestar serviço comunitário treinando um time de hóquei fracassado. Como ele foi jogador profissional no passado, acaba ajudando o time a melhorar suas habilidades e chegarem até final do campeonato, onde se tornaram os campeões.

Curiosamente a Disney fundou em 1993 um time de hóquei profissional inspirado no filme chamado "Might Ducks of Anaheim", que acabou seguindo o mesmo caminho sem sucesso que era retratado nos filmes, e em 2005 foi vendido e rebatizado para "Anaheim Ducks". E irônicamente em 2006 o time conquistou 3 campeonatos seguidos.

Já a animação criada para promover o terceiro filme da franquia, conta a história de um grupo de patos humanóides que habitavam o planeta congelado Puckworld, onde os residentes jogam hóquei no gelo, já que o planeta tem um clima congelado. Um dia os maiores inimigos da raça habitante, os Saurios invadem o o planeta e durante a batalha um grupo acaba sendo mandado para a terra por meio de um buraco de minhoca. Onde na terra entram para o time da cidade de Anaheim e o chamam de Super Patos, e então eles enfrentam diversos inimigos e jogam muito hóquei em grandes aventuras para retornar ao seu lar.

No Brasil a série foi transmitida no início dos anos 2000 pelos canais Disney Channel e SBT.

Confira abaixo a abertura da animação:


 

Hora do Recreio




A animação "Hora do Recreio" (1997 - 2001) conta a história de Vince, TJ, Mickey, Gus, Gretchen e Spinelli. Seis estudantes da 4ª série que fora da sala de aula vivem diversas aventuras durante o recreio no pátio da escola, onde as crianças vivem em um grupo só delas, assim como todos os outros alunos da escola. O que dizem ser uma crítica às estruturas de classe nos colégios americanos. Durante os episódios as crianças enfrentam diversos personagens que lhes perseguem, como o dedo-duro Randall Weems, que passa os seu tempo contando tudo o que os garotos fazem, para a rígida inspetora da escola, Senhorita Finster.

O desenho foi muito popular durante sua transmição nos Estados Unidos desde 1997. No Brasil estreiou no SBT, pela TV CRUJ uma espécie de rede de TV pirata que era apresentada pelos irmãos Caju e Chiclé juntos de seus amigos. Transmitindo diversos desenhos animados no início dos anos 2000.

Hora do Recreio foi um grande sucesso durante todos aqueles anos em que esteve no ar, tendo inclusive linhas de brinquedos exclusivas, e crossovers com o desenho animado, também da Disney "Lilo & Stitch", durante um episódio onde as crianças vão tirar férias no Hawaii. Além de 4 filmes lançados após o fim da produção, entre 2001 e 2003, o primeiro para os cinemas e os três ultimos em DVD e VHS.

Confira abaixo a abertura da animação:

Apesar de algumas vezes a plataforma enfrentar algumas instabilidades e alguns títulos acabarem sumindo do catálogo, como ocorreu com Homem-Aranha e X-men, o serviço segue sendo um sucesso entre seus usuários ao redor do mundo. Os itens listados acima são apenas algumas dentre as diversas animações que estão disponíveis no serviço de streaming Disney +, lançado em diversos países do globo ainda em 2019, que conta com assinatura mensal e anual. Aqui no Brasil a plataforma chegou no ano passado e continua sendo atualizada todas as sextas-feiras, com novas temporadas e episódios de todas as produções do grupo Disney, desde Fox, Marvel, Pixar, NatGeo e outros estúdios adquiridos pela gigante do entretenimento. 

ELOI, A. Disney+ terá desenhos clássicos da Marvel no catálogo. OMELETE, 12 de set. de 2019. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/disney-plus-desenhos-classicos>. Acesso em: 30 de mai. de 2021.


Lançamentos do Disney+ em Abril: Lista completa e Atualizada. DISNEY PLUS BRASIL, 25 de abr. de 2021. Disponível em: <https://disneyplusbrasil.com.br/lancamentos-do-disney-em-abril-lista-completa-e-atualizada/>. Acesso em: 30 de mai. de 2021.

 

MAIDANA, F. 10 coisas que você talvez não saiba sobre os Super Patos. LEGIÃO DOS HERÓIS, 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 de jun. de 2021.

MAIDANA, F. 10 coisas que você talvez não saiba sobre Hora do Recreio. LEGIÃO DOS HERÓIS, 2016. Disponível em:
. Acesso em: 02 de jun. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »