Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2021 às 19h26min - Atualizada em 16/06/2021 às 19h22min

Itália goleia a suíça e se classifica para a próxima fase da Eurocopa

Seleção de Roberto Mancini venceu com tranquilidade e mantém uma sequência de 29 jogos sem derrotas em todas as competições

Wagner Maciel - labdicasjornalismo.com
Acompanhamento da transmissão e sites de estatísticas
Jogadores italianos comemoram o segundo gol de Locatelli - Foto: Claudio Villa - Getty images

Itália e Suíça se enfrentaram pela segunda rodada da Eurocopa 2020, na última quarta-feira (16). A seleção Italiana aproveitou de seu mando de campo e venceu por 3 a 0, no Estádio Olímpico de Roma. O destaque do jogo foi Manuel Locatelli, de 23 anos. O meia foi oportunista na partida e marcou dois gols na goleada da Azzurra. Além do aproveitamento máximo no campeonato até agora, a seleção de Mancini ganhou a 10ª partida seguida, com 31 gols marcados e nenhum sofrido. Em situação diferente, a Suíça, treinada por Vladimir Petkovic, caiu de uma sequência de sete jogos sem derrota e precisa vencer a Turquia na próxima partida para se manter viva na competição. 

 

PRIMEIRO TEMPO

 

O duelo começou intenso taticamente, com uma forte pressão da Itália sobre a equipe suíça, que  se manteve recuada no campo de defesa. Logo aos 10 minutos aconteceu a primeira grande chance de gol do jogo, em uma cabeçada de Immobile que saiu por cima do travessão.  A  Azzurra buscava roubar a bola com rapidez sem deixar seu adversário trocar passes por muito tempo. Aos 18, no primeiro lance de escanteio do jogo, os italianos marcaram, mas  o gol de Giorgio Chiellini não foi validado.  Após um bate-rebate na grande área, a bola bateu no braço do capitão italiano e sobrou em seu pé esquerdo. O jogador estufou as redes do goleiro, Sommer, mas o VAR assinalou a irregularidade. Cinco minutos depois, a Suíça revidou em um ataque liderado por Shaqiri, mas o atacante perdeu o tempo de passar a bola para seu companheiro que estava dentro da área e desperdiçou a oportunidade de gol após dar um cruzamento muito forte. 

 

Alguns lances depois, Chiellini saiu de campo  para a entrada de Acerbi. O experiente zagueiro apresentou sinais de dores na coxa, mas assistiu o restante da partida do banco de reservas.  Dois minutos após a substituição, saiu o gol da Itália dos pés de Locatelli. O meia iniciou a jogada, com um passe em profundidade preciso para Berardi. O camisa 11 recebeu na ponta direita e devolveu  para Locatelli, que marcou seu primeiro gol na Euro. A Suíça teve a chance de empatar em uma jogada de escanteio, mas o lance quase terminou com o segundo gol da Itália. A bola foi afastada da grande área, e Immobile contra atacou com Berardi, que chutou em cima da defesa. Minutos depois, Spinazzola tentou marcar o segundo da Azzurra ao chutar de bico, mas a bola foi para fora. A intensa marcação da seleção italiana diminuiu, porém a oponente, La Nati, não criou chances de gol e o árbitro, Sergei Karasev, terminou a primeira etapa.

 

SEGUNDO TEMPO

 

Aos cinco minutos do segundo tempo, Locatelli marcou o segundo gol dele e de sua seleção no jogo. O meia recebeu a bola com liberdade na entrada na área e finalizou no cantinho de Sommer, que reagiu ao chute apenas com um golpe de vista. O torcedor italiano se animou no Estádio Olímpico após o gol e viu sua equipe manter a partida sob controle, ainda que a seleção oponente  procurasse algumas chances de atacar. O técnico da Suíça, Petkovic, fez algumas alterações para tentar dar uma resposta ao seu rival, enquanto tinha tempo. Mas foi o seguro desempenho coletivo da equipe de Roberto Mancini que resultou em mais finalizações e jogadas de ataque. Ao longo de todo o jogo,  a Itália finalizou 13 vezes, já a Suíça apenas seis.

 

Os visitantes buscavam sair do campo de defesa, mas, aos 44, um erro de passe resultou no 3 a 0 para a seleção mandante. O italo-brasileiro, Rafael Tolói, roubou a bola no campo de ataque e passou para Immobile. O camisa 17 se redimiu ao ampliar o marcador com um chute cruzado de fora da área. Antes de entrar no gol, a bola quicou na frente de Yann Sommer, que foi vazado quatro vezes em duas partidas. Com o jogo ganho, a Itália fechou sua segunda goleada na Euro, com um saldo de seis gols marcados e nenhum sofrido. Foi a 29ª partida da Itália sem derrota em todas as competições. Com os três pontos, a equipe se tornou a primeira classificada à fase de mata-mata do torneio continental, o que leva alguns fãs de futebol a vê-la como uma das favoritas ao título.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS


Na terceira e última rodada da fase de grupos da Euro, os italianos, líderes do grupo A, enfrentam a seleção de Gales, segunda colocada, com quatro pontos. A partida acontece no Estádio Olímpico de Roma, no próximo domingo (20), às 13h (Brasília). Enquanto isso, Suíça e Turquia se encontram em busca de uma vaga nas oitavas do torneio. A La Nati possui um ponto, enquanto a Estrela Crescente não tem nenhum. O jogo entre as seleções também acontecerá no domingo, às 13h (Brasília), no Estádio Olímpico de Baku, capital do Azerbaijão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »