Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2021 às 00h09min - Atualizada em 06/07/2021 às 20h42min

O império de Boca Rosa

O caminho da influenciadora Bianca Andrade para expandir sua marca de maquiagens

Thamires Trindade - revisado por Jonathan Rosa
Empresária e digital influencer Bianca Andrade (Foto/Reprodução: Forbes)

A digital influencer Bianca Andrade, 26, mais conhecida como Boca Rosa, nasceu e cresceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Em entrevista a Universa, do UOL, ela afirma que o apelido ‘’boca rosa’’ surgiu na sua época de escola, porque costumava usar batons de cor chamativas. Então decidiu usar a alcunha como nome para o seu canal no Youtube, criando quando Bianca tinha apenas 16 anos.

 

No seu canal do Youtube, ela começou ensinando a fazer maquiagens de improviso, como por exemplo, sem usar um pincel. Confira:


Boca Rosa (Bianca Andrade) ensinando a fazer maquiagem de improvis. (Reprodução:Youtube) 


Suas dicas e ideias foram se aprimorando e Bianca viu seu canal crescer exponencialmente. Em 2013 ela apareceu no programa ‘’Mais você’’, de Ana Maria Braga e mostrou como alongava os seus cílios, utilizando apenas uma colher. Bianca também deu dicas de como crescer e investir em conteúdo na internet. Já em 2017 ela integrou o time do programa “É de casa’’, dando dicas de maquiagem e beleza.


Em outubro de 2018, ela lançou a linha de maquiagem Boca Rosa Beauty by Payot, em parceria com a empresa de cosméticos Payot, que é do segmento de maquiagem e beleza.  De acordo com a Vogue Brasil, foram 28 produtos entre sombras, batons líquidos, paleta de contornos e delineadores. Hoje, a marca possui um portfólio com 56 cosméticos vendidos em mais de três mil pontos no Brasil. Além das maquiagens, em 2019, Bianca também fez parceria com a marca Cadiveu, lançando a linha Boca Rosa Hair, com produtos para cabelo.

O sucesso da sua marca ficou ainda mais evidente após a participação de Bianca no reality show Big Brother Brasil. Em entrevista ao Estado de São Paulo, ela afirmou que em apenas 2 meses do lançamento de sua nova linha de produtos, o retorno do investimento feito já foi alcançado. Isso por conta do sucesso do programa, que segundo a empresária, já esperava que ao entrar para o Big Brother venderia mais, foi com esse objetivo que ela aceitou participar do BBB em 2020.

 

Segundo a revista Quem, a estratégia de Bianca deu tão certo, que a marca chegou a triplicar as vendas durante o confinamento dela no BBB 20. Durante o programa, Bianca usava os produtos da sua própria linha e a sua equipe responsável pelo Instagram postava todos os produtos, criando uma excelente estratégia de marketing e venda. Bianca afirmou ter faturado 120 milhões de reais em 2020, em entrevista para a Revista Forbes, de acordo com o UOL.
 

“As pessoas precisam levar o seu negócio para o online. Hoje, a rede social é o único lugar em que todos podem se encontrar e interagir. A internet abriu portas para muitos conseguirem criar o próprio negócio. Tem marcas que ainda não entenderam isso. Sempre ouvi que o melhor ponto de venda é a internet, a rua mais movimentada de clientes.”

 

O programa “Boca a boca’’, lançado no Youtube em junho do ano passado, foi criado com o intuito de Bianca voltar a marcar presença na plataforma. O programa, que tem quadros de jogos e desafios, contou com participações especiais de famosos como: Mc Rebecca, Pablo Vittar e Dulce Maria. Além disso, o Dj Pedro Sampaio fez uma parceria musical com Bianca, lançando a música ''Boca'', que foi usada para o seu programa.

 

Confira o clipe da música “Boca’’:

Clipe da música ''Boca''/ Canal Bianca Andrade (Reprodução: Youtube)


Suas estratégias voltadas para o marketing digital são bem sucedidas. A Vogue aponta, que em dezembro do ano passado os delineadores coloridos da sua marca foram anunciados através de uma campanha com drag queens brasileiras, e em uma hora os produtos já estavam esgotados.

Mas não é só no marketing da sua marca que Bianca investe, ela também mostra que a sua imagem pessoal tem influência nisso. Ano passado a influencer pintou e cortou o cabelo. Na entrevista para a Vogue, ela diz que o cabelo tem relação com o momento que ela está vivendo.

O momento que estou vivendo agora é de muito aprendizado, crescimento pessoal e equilíbrio, nada combina mais que o curto que é total uma libertação para mim. A ideia dessa mudança é refletir o equilíbrio das minhas duas facetas: a empresária e a brincalhona. Tudo isso também vai estar presente na segunda temporada do meu programa no Youtube, o Boca a Boca. Terão muitas novidades, principalmente na identidade visual.


Hoje, o seu programa conta com 3 temporadas e a influencer segue com o cabelo curto. Bianca Andrade é um exemplo de como fazer um bom uso de estratégias digitais para sua marca, vinculadas à sua imagem pessoal. Ganhando cada vez mais destaque, ela pretende continuar expandindo seus negócios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »